O artigo 214 da Constituição Federal de 1988 afirma que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à:
Há uma etapa, precedente ao diagnóstico, no início do processo de construção do projeto político pedagógico (PPP), em que se reflete sobre questões como, por exemplo, a identificação da missão da escola, ou seja, sua finalidade dentro do contexto histórico, social e político a qual está inserida. Esta etapa denomina-se marco:
Segundo a teoria de ensino de Bruner, é importante que o aluno tenha a oportunidade de ver o mesmo assunto mais de uma vez, abordado em níveis de profundidade diferentes e através de várias representações. É o que o autor chama de:
Referente a organização do sistema educacional brasileiro: I. A educação escolar compõe-se da educação básica e educação superior. II. O ensino fundamental compreende o atendimento da criança de 0 a 14 anos. III. Os Estados são responsáveis por oferecer, de forma prioritária, o ensino fundamental. IV. Cabe a União a coleta, análise e disseminação de informações sobre a educação. V. Compete ao município oferecer educação infantil em creches e pré-escolas. Está correto que se afirma em:
De acordo com o movimento histórico da ação do supervisor escolar no contexto brasileiro, esse, passa de uma função de controle e inspeção, para o exercício mais amplo e ativo através de uma ação pedagógica de:
Para trabalhar com atividades que envolvam hipóteses e abstrações na resolução de problemas, estimulando o raciocínio hipotético dedutivo, é preciso que, de acordo com os estágios do desenvolvimento de Piaget, a criança esteja na etapa:
Moreira esclarece que para Vygotsky, o "[ ... ] desenvolvimento cognitivo do ser humano não pode ser entendido sem referência ao meio social." (1999, p.1 08) Para que haja aprendizagem através da mediação, Vygotsky afirma ser necessário a utilização de (da):
Ao planejar e aplicar projetos pedagógicos que disseminem o respeito mútuo e o combate ao preconceito e discriminação de qualquer natureza, a escola está valorizando e praticando um dos princípios previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino fundamental. Que princípios são esses?
Para responder à questão, considere as teorias de Avaliação e Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
É necessário reconhecer que, no contexto da escola brasileira contemporânea, está muito difícil ser professor. Nesse sentido, a avaliação tradicional acaba sendo uma forma de “alívio”, uma vez que: I. Canaliza a culpa para alguém (aluno/família). II. Possibilita o controle disciplinar. III. Serve como seleção social. Quais estão corretas?
Segundo Demo, para transformar mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a:
Para responder à questão, considere as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica a serem transformados continuamente pelo professor. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA em relação às possibilidades para sua utilização.
A professora Gorete, aplicando os conhecimentos da Psicologia cognitivista cria situações didáticas com os docentes que permitem ao aluno determinar o seu próprio tempo de aprendizagem. Compreendendo ser no cotidiano escolar que estas condições se revelam, uma tarefa igual não é cumprida por todos ao mesmo tempo, tem sido um dos nortes para que todos evoluam. Desta forma ao desenvolver um projeto a professora deve:
O professor Marcelo, participa efetivamente da formação continuada, que tem como base o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Assim desenvolve a sua prática pedagógica considerando os conceitos de alfabetização e que as hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção do conhecimento não são idênticas em uma mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que vivem, bem como as práticas sociais de leitura e escrita que podem participar e presenciar. No processo de construção dessa aprendizagem as crianças cometem “erros”. Nessa perspectiva os “erros” devem servir para:
O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei n.º 13.005/2014, foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e estabelece metas e diretrizes para a educação por um período de dez anos. Quanto ao PNE, assinale a alternativa correta.
À luz das Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa que apresenta o conceito de currículo escolar.