O livro “Educação: um tesouro a descobrir”, de Jacques Delors, possui um capítulo, “Os quatro pilares da educação”, que serviu como referencial para a matriz curricular do Estado do Espírito Santo. O conceito correto do pilar “Aprender a Conhecer” é:
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos:
Sobre os princípios curriculares presentes na Lei de Diretrizes e Bases (Lei no 9.394/1996), na Constituição Federal e no Plano Nacional de Educação (Lei no 13.005/2014), considere:
I. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
(BRASIL, 1996)
II. Devem ser fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
(BRASIL, 1988)
III. Faz-se necessário estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos(as) alunos(as) para cada ano do Ensino Fundamental e Médio, respeitadas as diversidades regional, estadual e local.
(BRASIL, 2014)
Os diversos documentos oficiais que tratam do currículo da Educação Básica, em seu conjunto,
O Conselho Escolar, constituído por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola, tão defendido nas propostas de gestão democrática, tem diversos propósitos. É uma função que esse Conselho assume no contexto escolar:
O currículo é um dos fatores que estruturam o processo educativo, pois não pode ser visto como um conceito abstrato. Dessa forma, para entender como a construção curricular deve ocorrer na escola, é necessário ressaltar que:
O aluno do século XXI vivencia um novo panorama em termos de escola e de sala de aula com a tecnologia da informação e da comunicação cada vez mais invadindo o trabalho escolar. Novos caminhos surgem para a construção da aprendizagem, como a implantação das metodologias ativas, que sugerem uma abordagem pedagógica em que:
I. O aluno assume uma postura mais participativa, na qual ele resolve problemas, desenvolve projetos e, com isso, cria oportunidades para a construção de conhecimento.
II. Na proposta da sala de aula invertida, o conteúdo e as instruções recebidas são estudados online, antes de o aluno frequentar a aula e, assim, a própria sala de aula se transforma no local para trabalhar o conteúdo que já foi estudado anteriormente.
III. A utilização do ensino híbrido mescla momentos em que o aluno estuda os conteúdos usando recursos on-line e outros em que o ensino ocorre em sala de aula, podendo ocorrer a interação com outros alunos e com os professores.
Quais estão corretas?
Pesquisando sobre a supervisão escolar, percebe-se que a sua origem foi fora da escola, pois ela surgiu com a industrialização e, posteriormente, foi inserida no contexto escolar. Em
relação ao papel e às atribuições da supervisão escolar, que já sofreu muitas mudanças com o passar do tempo, é correto afirmar que:
Cada vez com mais intensidade, a educação virtual influencia a educação presencial. Para Fava (2014), isso significa que:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Neste sentido, analise as seguintes assertivas:
I. Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais.
II. O foco da BNCC está direcionado para o desenvolvimento de competências.
III. O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.
Quais estão corretas?
O ser humano sempre organiza as suas ações e, assim, realiza o seu planejamento. Nem sempre percebe que está planejando diariamente. Quando Vasconcellos (2012) reflete sobre o planejamento, ele afirma que:
I. O objetivo de todo processo de planejamento é chegar à ação, mas esta deve estar atravessada por uma intencionalidade.
II. O ensino desprovido de sentido e reprodutivo existe somente com um planejamento.
III. A tarefa de educar é por demais importante e, também, complexa, o que não impede que seja realizada e que as decisões sejam tomadas isoladamente e no improviso.
Quais estão corretas?
O Novo Ensino Médio Capixaba é norteado por oito princípios fundamentais e essenciais, que visam garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando os desafios do novo século. Dentre eles, encontra-se o princípio do “desenvolvimento de competências”, que
Em uma situação hipotética, a professora Luciana entrou, nervosa, na sala dos professores. Havia discutido com a coordenadora pedagógica, que pediu seus diários de classe para verificar a frequência de um estudante e lhe chamou a atenção, pois não havia nenhuma anotação das últimas três semanas, nem da frequência e nem dos conteúdos, atividades e avaliações realizadas. Após conversar com alguns colegas, Luciana refletiu e foi falar com a coordenadora, reconhecendo que havia cometido um erro e, então, tomando por base, exclusivamente, o Estatuto do Magistério do Espírito Santo, dentre os deveres do docente, para reparar essas falhas, Luciana deverá
Com relação à supervisão, assinale a alternativa que melhor expressa a atividade de supervisor no contexto escolar brasileiro atual:
“E aqui tô eu uma preta de porte
Dando rumo ao meu norte
Com a vida em construção
Mesmo que a reta entorte
Eu sou firme sou forte
Mulher de opinião”
O trecho acima é da música “Poeira”, da pesquisadora das questões étnico-raciais, cantora, compositora, a catarinense, mulher negra, Elô Gonzaga, que desenvolve seu trabalho sob a perspectiva da educação antirracista. As leis são mecanismo importante de combate ao racismo. O racismo estrutural está presente também no ambiente escolar e a educação antirracista implica em ações para além da aplicação das leis.
Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
A formação continuada dos agentes atuantes no ambiente escolar deve ser intencional, planejada, para melhorar cada vez mais o desempenho da escola em sua coletividade. Esse avanço virá a partir de uma postura destes agentes atuantes.
Sobre a questão é correto afirmar: