O Conselho Escolar, constituído por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola, tão defendido nas propostas de gestão democrática, tem diversos propósitos. É uma função que esse Conselho assume no contexto escolar:
O Conselho Escolar se constitui como órgão colegiado, com representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar, que tem por objetivo fortalecer e ampliar a participação da comunidade, família, alunos, professores e funcionários para o bom funcionamento da escola. Cabe aos conselheiros, contribuir tanto para a organização e aplicação de recursos, como também para:
Cada Conselho Escolar tem suas ações respaldadas através do seu próprio Estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância. Neste sentido, cabe aos conselhos escolares, EXCETO:
Ciseski & Romão, em Autonomia da escola: princípios e
propostas (2001), afirmam que o Conselho de Escola é
um colegiado, normalmente formado por todos os segmentos
da comunidade escolar, para gerir coletivamente
a escola. Ele pode ser um espaço de construção do
projeto de escola voltado aos interesses da comunidade
que dela se serve. Segundo esses autores, a respeito do
Conselho de Escola, é correto afirmar que
Ciseski & Romão, em Autonomia da escola: princípios e propostas (2001), afirmam que o Conselho de Escola é um colegiado, normalmente formado por todos os segmentos da comunidade escolar, para gerir coletivamente a escola. Ele pode ser um espaço de construção do projeto de escola voltado aos interesses da comunidade que dela se serve. Segundo esses autores, a respeito do Conselho de Escola, é correto afirmar que