De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, referente à organização curricular, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a Lei n° 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular referente ao Ensino Médio incluirá, obrigatoriamente,
A Lei Federal no 13.146/2015, em seu Artigo 27, estabelece que A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Considerando o estabelecido nesse artigo, a escola e seus profissionais devem
Projeto de Vida é, para o estudante, o caminho traçado entre “quem ele é” e “quem ele quer ser”, partindo da apropriação da história de sua vida pessoal paraprojetar trajetórias sobre os próprios desejos, por meio do exercício contínuo de autoconhecimento, de reflexão sobre sua própria atuação no mundo, no mundo do trabalho, na família e na comunidade, construindo novas perspectivas das dimensões pessoal, cidadã e profissional.
(Novo Ensino Médio Capixaba: plano de Implementação)
São objetivos das aulas do Projeto de Vida:
I. A construção e apropriação de conhecimentos e valores que permitam aos estudantes tomarem decisões.
II. O desenvolvimento da percepção dos estudantes sobre a importância dos estudos para planejar o futuro.
III. A escolha de metodologias que ajudem os estudantes a elaborar seu Projeto de Vida de forma clara e coerente.
IV. O vislumbre de diferentes cenários e possibilidades para a formação acadêmica e profissional dos estudantes.
V. O desenvolvimento do senso de responsabilidade nos estudantes, para se prepararem para o mercado de trabalho.
Está correto o que se afirma APENAS em
O currículo do ensino fundamental – anos finais, do Espírito Santo, possui seis temas integradores, dentre eles, o tema Gênero, Sexualidade, Poder e Sociedade. A escolha deste tema [...] decorre de o fato da sociedade brasileira carregar uma marca autoritária: já foi uma sociedade escravocrata, além de ter uma larga tradição de relações políticas paternalistas e clientelistas, com longos períodos de governos não democráticos. Até hoje é uma sociedade marcada por relações sociais hierarquizadas e por privilégios que reproduzem um altíssimo nível de desigualdade, injustiça e exclusão social. Especificamente sobre as questões de gênero, a importância de a escola debater esta questão relaciona-se ao fato de
O trabalho interdisciplinar só é possível a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É a partir delas que se constrói a investigação de problemas complexos que exigem relacionar diversos conceitos, ir além da fragmentação das estruturas curriculares e propiciar a busca de respostas que fazem avançar o conhecimento específico em cada uma das disciplinas.
Descreve um verdadeiro trabalho interdisciplinar:
Boaventura de Souza Santos (2003, p. 56) afirma que [...] temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. Tendo em vista que esta afirmação ratifica os fundamentos de uma educação inclusiva,
O documento curricular para o ensino médio capixaba foi elaborado em duas partes: 1. Formação Geral Básica (FGB), construída à luz da BNCC e composta por componentes curriculares obrigatórios para todos os estudantes, e 2. Itinerários Formativos (IF), composto por unidades curriculares que aprofundam os conhecimentos aprendidos na FGB e permitem aos estudantes fazer escolhas de acordo com seus interesses, em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.
(Novo Ensino Médio Capixaba: plano de implementação)
Considerando a nova estrutura do Ensino Médio Capixaba, que visa implementar o estabelecido pelo arcabouço legal brasileiro, nesta etapa de escolarização
Para cada uma das assertivas abaixo, marque V para verdadeiro e F para Falso, considerando os indicativos presentes na literatura educacional sobre o processo de planejamento.
I. O processo de planejamento do ensino deve incorporar diferentes dimensões, abarcando desde o planejamento de metas definidas em documentos nacionais, como o Plano Nacional de Educação, até as indicações do Plano Municipal de Educação e da Proposta Pedagógica da Escola.
II. Em geral, o planejamento docente contempla uma lista de conteúdos a serem ensinados, mas não necessariamente exige a apresentação dos objetivos e das atividades a serem utilizados no seu ensino.
III. É função do coordenador pedagógico acompanhar e subsidiar os professores no processo de planejamento de ensino.
IV. A realidade da sala de aula e o cotidiano imprevisível com que os professores se deparam no dia a dia são um empecilho para que exerçam a atividade de planejar a prática.
A sequência correta que classifica a veracidade das assertivas acima é, respectivamente:
Orientação educacional que estimula os estudantes a realizarem reflexões e tomadas de decisão a respeito das próprias ações, com vistas à formação cidadã.
Essas informações remetem à perspectiva
Para que haja o financiamento da matrícula no atendimento educacional especializado (AEE), é necessário que seja satisfeita a condição de o estudante estar matriculado em classe comum de ensino regular público e
Acerca do translineamento de uma palavra composta, quando no final da linha a separação de sílaba coincidir com o hífen da palavra, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista essa afirmação, com relação à educação ambiental (EA), assinale a alternativa correta.
No que tange à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, assinale a alternativa correta.
No processo de ensino-aprendizagem, os métodos