Para que os alunos dos anos iniciais possam desenvolver plenamente os conhecimentos geométricos, o professor deve possibilitar, EXCETO:
As tendências pedagógicas são imprescindíveis para a educação, pois contribuem para a condução de uma prática docente consonantes com as demandas atuais e realmente significativa, com sentido para o aluno. Luckesi (1994), afirma que “a Pedagogia não pode ser bem entendida e praticada na escola sem que se tenha alguma clareza do seu significado". Diante dessas questões, é relevante o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, visto que possibilitam ao educador compreender todos os elementos do processo de ensino-aprendizagem, apontando diversas possibilidades de ações educativas a partir de suas concepções pessoais, profissionais, políticas e sociais. Sendo assim, é possível afirmar que, as tendências pedagógicas se dividem em:
A lei nº 9394 de 1996, estabelece diretrizes e bases para a educação nacional ocorrer. Porém, na lei nº 12.796, de 2013, alguns artigos da LDB de 96 receberam uma nova redação dada a partir das demandas contemporâneas. Assinale com V para verdadeiro e F para falso, ou seja, V para aqueles itens que permanecem e F para aqueles que ganharam uma nova redação: Art. 4º: “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de":
( ) I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
( ) I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio.
( ) II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
( ) III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
( ) VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando; para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
( ) VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde física e psicológica.
( ) IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
( ) X - vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.
Grêmio Estudantil, APMF ou APP, Conselho escolar, existem para:
O PPP de uma Escola X, amplamente discutido e elaborado com toda a comunidade educativa, adotou a abordagem acerca da aprendizagem que a considera como um despertar de vários processos internos de desenvolvimento, os quais são capazes de operar somente quando o estudante interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados, esses processos tornam-se parte do desenvolvimento do mesmo. Essa abordagem tem como respaldo a psicologia:
A Psicologia Social apresenta fundamentos que colaboram com atitudes edificantes do pedagogo escolar, no sentido de não fazer julgamentos por padrões generalizantes que nem sempre respondem às demandas de determinadas famílias que o procuram. Diante desta reflexão as análises não devem se tornar:
Em conformidade com o Edital do Concurso Público, uma das atribuições do pedagogo, é elaborar, conjuntamente com a equipe interdisciplinar, programas de desenvolvimento para áreas específicas, de acordo com as necessidades dos alunos. De acordo com as últimas publicações do MEC na contemporaneidade, ao se atribuir ao pedagogo essas atribuições, não está se supondo que ele deva ter:
O Plano de Desenvolvimento Escolar, como mecanismo de fortalecimento de sua autonomia, deve ser conduzido pela equipe escolar, a partir de sua realidade, fundamentado em:
O pedagogo Fabrício coordenou a elaboração do PDE participativo, construindo uma estrutura para a execução e o monitoramento dos planos de ação, envolvendo o Comitê Estratégico, o coordenador do PDE, os líderes de objetivos, os gerentes de planos de ação e os membros das equipes dos planos de ação. Para operacionalizar a estrutura de monitoramento e avaliação, O MEC aconselha que:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Dentro dos PCNs estão previstos os “temas transversais”, definidos como os grandes problemas da sociedade brasileira que o governo e a sociedade têm dificuldade em encontrar soluções, e que por isso, encaminham para a escola e outras instituições educacionais a tarefa de tematizá-los. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta corretamente os temas transversais citados pelos PCNs?
A linguagem verbal favorece ao homem representar a realidade e quando aprendida conserva um vínculo muito estreito com o pensamento. De acordo com os PCN, desse modo, possibilita:
Uma das situações didáticas fundamentais para a produção de texto ocorre por meio das oficinas, o que requer:
O professor Valter realiza o seu plano de ensino fazendo as devidas adaptações do RCNEI procurando dar sentido as leituras e demais atividades curriculares que desenvolve nas turmas com as crianças que possuem cincos anos de idade. Nessa perspectiva ele deve criar estratégias pedagógicas que favorecem a construção permanente de um ambiente alfabetizador, o que deve ser expresso por meio:
No ensino da Matemática a seleção de conteúdos pode se dar numa perspectiva mais ampla. Para tanto torna-se necessário:
A Geografia tem como objetivo o estudo do espaço construído e reconstruído pelos homens, sua organização social, as condições naturais do mesmo, e o entendimento deste espaço a ser trabalhado desde a pré-escola. Esta prática deve estar sempre presente no cotidiano do aluno, desde que o professor: