A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.
A concepção clínico-patológica da surdez considera os surdos membros de uma minoria linguística, com cultura e identidade próprias.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
O artefato cultural da literatura surda é marcado pela memória de fatos, episódios, histórias e experiências vividos por pessoas surdas e transmitidos ao longo das várias gerações de povos surdos, comumente, por práticas verbais sinalizadas.
A saúde se expressa como completo bem estar físico, psíquico, social e econômico das pessoas, pois vai além da ausência de doenças e se constitui em um:
Acerca dos distúrbios, transtornos e dificuldades de aprendizagem analise as assertivas e assinale a resposta correta: I. É quando a criança tem dificuldade de aprender tudo que esteja direta ou indiretamente ligado a questões que envolvem números. II. Ocorre quando o aluno apresenta dificuldade na elaboração da linguagem escrita. III. A criança não consegue fixar sua atenção ao que está sendo ensinado. Respectivamente temos:
De acordo com o Plano Nacional de Educação, art. 5o, a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias: Ministério da Educação - MEC; Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; Conselho Nacional de ducação - CNE; Fórum Nacional de Educação. Acerca do § 1o compete, ainda, às instâncias referidas no caput:
I. Divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet.
II. Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas.
III. Analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação.
Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientação Sexual, é correto afirmar, exceto:
Os instrumentos de avaliação estão diretamente relacionados com o grau de abordagem dos conteúdos em função dos objetivos propostos. Assim, os professores poderão construir inúmeros instrumentos de avaliação para cada conteúdo e para cada objetivo específico, como por exemplo:
I. Ficha de avaliação do professor quanto à capacidade do grupo de aplicar as regras de um determinado jogo, reconhecendo as transgressões e atuando com autonomia.
II. Relatório de uma atividade em grupo ou fichas de observação com critérios definidos sobre a participação e
a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo.
III. Relatórios para avaliação das etapas em trabalhos sobre projetos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, está correto o que se afirma em:
Conforme o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal nº 9394/96, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos:
Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna.

Assinale a sequência CORRETA:
São orientações didáticas para o ensino da Matemática apresentada nos PCNs, EXCETO:
Considerando a Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção CORRETA.
A maioria das sociedades humanas faz uso da escrita para transmissão de conhecimento, registro de dados, celebração de acordos, tratados e contratos, e reprodução de cânones culturais. Ela é um processo interativo e, se considerada uma habilidade com fins comunicativos, espera-se que a abordagem de ensino do professor de LI se encaixe nessa perspectiva. Ou seja, que o docente contribua para o fortalecimento da função educativa da área de Línguas Estrangeiras, para que seja reconhecida e valorizada como área do conhecimento também responsável pelo desenvolvimento da proficiência leitora e escritora dos alunos. Além disso, busque estimular as práticas sociais de uso da língua.
Abaixo estão elencados procedimentos didáticos que o professor pode utilizar para o desenvolvimento do inicialmente citado processo, com exceção do exposto na letra:
Vygotsky foi um dos primeiros autores a diferenciar o processo de aprendizagem da criança e a formalização escolar. Para este autor, a aprendizagem começa no ingresso à escola. Nessa afirmação, fica claro que, para este teórico, o processo de formalização do conhecimento proposto pela escola:
A formação de educadores e professores assenta nos seguintes princípios: 1- formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e atuante. 2- formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a atividade educativa. 3- formação participada que conduza a prática reflexiva e continuada de informação e aprendizagem acadêmicas. 4- aquisição de competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e permanência do sistema educativo. Está correto apenas o que se indica em:
Quando se pensa em agrupar os educandos de forma produtiva, pensa-se em organizar duplas ou pequenos grupos, em que umas crianças possibilitem proporcionar, através de ideias e questões, aprendizagens às outras. Para que isso aconteça, deve-se ficar atento a algumas questões: I. O educador precisa saber, entender e dominar o que seus educandos sabem, analisando se grafa e reconhece as letras; têm capacidade de refletir sobre os sons da fala (consciência fonológica); entendem a função da leitura e da escrita; percebem as unidades menores que compõem o sistema de escrita, dentre outras. II. A formação de parceria: unir os alunos em duplas, torna-se improdutivo quando reúne educandos com hipóteses diferentes, porém próximas, para que haja troca entre eles. Esta prática leva o aluno a copiar a hipótese do outro, dificultando o levantamento de hipóteses e a construção da escrita espontânea. III. O nível de escrita do educando: deve-se agrupar os educandos por níveis próximos. Como nem sempre em uma sala de aula esses agrupamentos são possíveis, às vezes não se tem tanta diversidade de escrita, e se pensa em outras possibilidades: os que sabem letras com os que não sabem; os que grafam letras com os que não grafam; os que já refletem sobre os sons das palavras, com os que ainda não refletem, e assim por diante. IV. O comportamento dos educandos: não adianta formar uma dupla em que as crianças são muito tímidas ou muito agitadas. Isso impossibilitará o trabalho e não proporcionará momentos de aprendizagens significativas. Está correto apenas o que se afirma em: