Para Corbellini (2021), a atuação da Orientação Educacional, é de extrema importância em todas as redes de ensino, atendendo às diferentes necessidades de cada nível, etapa e modalidade da educação. Quanto ao objetivo do fazer pedagógico da Orientação Educacional analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.Promove a comunicação entre todos os integrantes do processo de ensino e aprendizagem.
PORQUE,
II.Por meio da comunicação, fortalece-se os espaços para o diálogo entre gestão, docentes, discentes, família e comunidade, visando humanizar o processo, criando condições apropriadas para o/a estudante desenvolver-se integralmente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Pensar na formação inicial e continuada do profissional da educação requer, conforme Pérez Gómez (1998), um processo de profissionalização que pressupõe quatro perspectivas básicas: a acadêmica, a técnica, a prática e a de reconstrução social. Sobre a perspectiva acadêmica, tanto no enfoque enciclopédico quanto no enfoque compreensivo, é correto afirmar:
Analise e assinale a correta apropriação da reflexão de Souza (2018, adaptado) sobre ética:
Normalmente, em qualquer empreendimento em equipe, seja ele pessoal ou profissional, tudo se inicia com um contrato de expectativas e responsabilidades. Nesse contrato, são definidas as normas de participação, as responsabilidades, as metas a alcançar, os prazos e afins. Enquanto todos os envolvidos cumprem sua parte, tudo segue bem. No momento em que alguém quebra um item do que foi acordado, inicia-se o processo de conflitos, que é um tópico comum a ser discutido nas relações humanas (Gramigna, 2004). Para as relações humanas, o conflito:
I.É um fator natural.
II.É algo inevitável.
III.Pode ser construtivo.
É correto o que se afirma em:
Segundo Santos Silva (2022), o currículo inclusivo deve primar pela flexibilidade, a ser planificada e realizada em colaboração e em parceria com outros professores ou outros profissionais da educação, atendendo às necessidades e características individuais dos/as alunos/as e aos estilos de trabalho próprios de cada professor/a.
Assinale a alternativa que indica corretamente as flexibilizações do currículo inclusivo:
Conforme Sacristán e Pérez Gómes (2000, p. 27), podemos compreender o currículo como "processo que envolve uma multiplicidade de relações, abertas ou tácitas, em diversos âmbitos, que vão da prescrição à ação, das decisões administrativas às práticas pedagógicas, na escola como instituição e nas unidades escolares especificamente. Para compreendê-lo e, principalmente, para elaborá-lo e implementá-lo de modo a transformar o ensino, é preciso refletir sobre grandes questões".
As teorias sobre currículo podem ser organizadas em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.
Leia as afirmações a seguir sobre currículo:
AFIRMAÇÃO 1
Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e diversidade humana, elaborando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença, trazendo à tona a necessidade de formação humana integral em que seja possível o desenvolvimento da capacidade de olhar através do lugar social do outro, da capacidade de compreender e respeitar às diferenças étnicas, culturais, sexuais, etc.
AFIRMAÇÃO 2
Percebem o currículo como centrado em questões técnicas e baseado em uma perspectiva fabril, de monitoramento e controle dos envolvidos no processo educacional, bem como numa lógica reprodutivista.
A correta inter-relação entre as afirmações apresentadas e as teorias sobre currículo é expressa na afirmativa:
Segundo Heloísa Lück (2009), a escola democrática é aquela em que os seus participantes estão coletivamente organizados e compromissados com a promoção da educação de qualidade para todos/as. Cabe ao/à diretor/a, no contexto da gestão das pessoas, promover na escola o ambiente propício para orientar a participação coletiva, a saber:
I.Criar na escola uma visão de conjunto, que estabelece o sentido de unidade e orienta o sentido de cooperação e ação articulada.
II.Promover clima de confiança e reciprocidade na construção de um ambiente colaborativo.
III.Promover a integração de esforços, a articulação de áreas de atuação, a quebra de aresta e o enfraquecimento de atritos, dissensos e diferenças.
IV.Criar cultura de valorização das capacidades, realizações e competências das pessoas pela celebração dos seus resultados, como um valor coletivo da escola e da educação.
V.Desenvolver a prática das decisões colegiadas e o compartilhamento de responsabilidades.
É correto o que se afirma em: