Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6767 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com a Lei 9394/96 analise as afirmativas abaixo: I - A Educação Infantil, embora tenha mais de um século de história como cuidado e educação extradomiciliar, somente nos últimos anos foi reconhecida como direito da criança, das famílias, como dever do Estado e como primeira etapa da Educação Básica. II - A finalidade da Educação Infantil é o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. III - A Educação Infantil será oferecida exclusivamente em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até quatro anos de idade e nas pré-escolas para crianças de até sete anos. IV - A proposta avaliativa na Educação Infantil está baseada no controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, como parte integrante ao processo educacional. A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS:

Assinale a ÚNICA alternativa correta quanto ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96 e alterações, ao referir-se a Educação Infantil:

Assinale a alternativa que indica o número da Lei e seu respectivo ano no qual ocorreu a aprovação e sanção do Plano Municipal de Educação (PME) de Irani:

Comparações entre os tempos escolares de diferentes gerações são bastante comuns e tendem, diante da velocidade das transformações do mundo de hoje, a ser cada vez mais frequentes. Mas será mesmo que a Educação era melhor? Apesar de a Educação não estar avançando na velocidade ideal e faltar muito a ser feito, temos, sim, o que comemorar dentro e fora da escola. Nesse sentido, é possível alegar que existem muitos desafios para serem superados. Nas assertivas abaixo há uma que não deve ser entendida como um desafio e sim como um avanço, assinale-a:

Segundo a LDB 9394/96 os sistemas municipais de ensino compreendem:

I - as instituições do ensino fundamental, médio e de Educação Infantil mantidas pelo Poder Público Municipal;

II - as instituições de Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada;

III – os órgãos municipais de educação;

IV – as universidades públicas;

V - as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada;

Aponte a alternativa que completa corretamente a afirmação abaixo sobre avaliação.

É formativa toda a avaliação que auxilia o aluno a aprender e a se desenvolver, ou seja, que colabora para a regulação:

Quando uma criança tem dificuldade em aprender através dessa linguagem auditiva e visual, não conseguindo reter e integrar na sua experiência o que ouve e vê, provavelmente ela apresentará um:

A psicopedagogia preocupa-se com o problema da aprendizagem, ocupando-se inicialmente com o processo como a mesma ocorre abrangendo todo o âmbito escolar, a família e a comunidade, atuando terapeuticamente e de forma preventiva para identificar, analisar, planejar e intervir por meio das etapas de diagnóstico e tratamento. Sua atuação visa o bem estar da sociedade como um todo, podendo atuar em dois campos: Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional. Assinale a alternativa CORRETA que se refere a psicopedagogia Institucional:

O processo didático caracterizado como mediação escolar, perpassado pelos objetivos-conteúdos-métodos, apoiado no processo de ensino e aprendizagem, deve ter em vista as finalidades da educação em nossa sociedade. Assim sendo os objetivos devem:

A professora Magda planeja e executa situações de ensino que motivam os alunos a estudarem sistematicamente. Assim sendo ela deve sempre retomar as atividades de casa identificando os acertos, ressignificando os erros e os considerando como algo:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) é correto afirmar que a Educação Básica, EXCETO:

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à Teoria de Piaget.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a educação inclusiva.

No intuito de estimular e motivar a frequência nos grupos as atividades desenvolvidas o(a) pedagogo(a) oportuniza atividades e dinâmicas interativas, na tentativa de promover a sociabilidade entre os integrantes dos grupos, assim como deve fazê-los refletir sobre sua condição social de ser cidadão. Essa dimensão, de resgatar o homem na sua condição de exercício do humano, se fará tanto mais quanto mais educativa a sociedade se fizer. Nesta perspectiva as ações socioeducativas se farão educativas quando:

A infraestrutura física do CREAS deve assegurar as condições para acessibilidade a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, como:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282