Sobre a linguagem e a alfabetização no ensino fundamental é correto dizer que:
O eixo da oralidade compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face, como aula dialogada, webconferência, mensagem gravada, seminário, debate, programa de rádio, entrevista, declamação de poemas (com ou sem efeitos sonoros), peça teatral, apresentação de cantigas e canções, dentre outras. Envolve também a oralização de textos em situações socialmente significativas e interações e discussões associadas a temáticas e a outras dimensões linguísticas do trabalho nos diferentes campos de atuação. Nesse sentido, não compreende o tratamento das práticas orais,
Segundo o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, é correto afirmar que
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a educação escolar deve se comprometer a garantir, exceto:
O plano de ensino é como um roteiro detalhado das unidades didáticas para o ano ou semestre. Podemos chamar também de plano de curso ou plano e unidades didáticas. Assinale a alternativa que não apresenta os componentes de um plano de ensino.
Leia o texto a seguir:
" A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte. Boa parte das crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante adverso que as conduz desde muito cedo a precárias condições de vida e ao trabalho infantil, ao abuso e à exploração por parte de adultos. Outras crianças são protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em geral todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento. Essa dualidade revela a contradição e conflito de uma sociedade que não resolveu ainda as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano."
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.1. p. 21.
Em relação ao texto, assinale a alternativa correta.
A teoria interacionista de Jean Piaget, concebe o desenvolvimento e aprendizagem humana como
É dever da instituição de educação infantil zelar pela qualidade de seus espaços e tempos, garantindo condições adequadas para o desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, oferecer conforto e proteção não significa
Sobre alfabetização e letramento escolha a opção que melhor preencha os espaços:
Ser alfabetizado corresponde ao saber ______________, ao fato de ter aprendido o funcionamento do _______________. Desse modo, a pessoa ____________, consegue registrar graficamente com combinação de letras e ____________. Já a pessoa ____________ vive a condição ou estado de quem, além de saber ___________, faz uso da leitura e da escrita, envolvendo-se nas ______________ da leitura e da escrita.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a linguagem oral está presente no cotidiano e na prática das instituições de educação infantil à medida que todos que dela participam: crianças e adultos, falam, comunicam-se entre si, expressando sentimentos e ideias. As diversas instituições concebem a linguagem e a maneira como as crianças aprendem de modos bastante diferentes. Para o desenvolvimento da oralidade, são concepções e práticas que acontecem nas diversas instituições de educação infantil, exceto:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são um documento que apresenta princípios e orientações para os sistemas de ensino na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de propostas pedagógicas. Nesse sentido, podemos afirmar que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Piaget define a aprendizagem humana como a construção de estruturas de assimilação, ou seja, aprender é construir estruturas de assimilação. Em outras palavras, aprende-se porque se age para conseguir algo e, em um segundo momento, para se apropriar dos mecanismos dessa ação primeira. Aprende-se porque se age e não porque se ensina. Isso significa que:
I. O ensino não pode ser visto como a fonte da aprendizagem.
II. A fonte da aprendizagem é a ação do sujeito para conseguir aprender.
De acordo com a proposição acima:
Segundo Zabala, para facilitar a aprendizagem dos alunos, há necessidade de relações interativas. Deduz-se com isso uma série de funções dos professores, a partir do próprio planejamento. Podem ser caracterizadas, entre tantas funções, as ações descritas nos itens a seguir: a) Planejar a ação docente de uma maneira suficientemente flexível, para permitir a adaptação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino aprendizagem. b) Contar com as contribuições e conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização. c) Ajudar os alunos a encontrar sentido no que estão fazendo, para que conheçam o que têm que fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo. d) Oferecer ajudas adequadas no processo de construção do aluno, para os progressos que experimenta e para enfrentar os obstáculos com os quais se depara. Diante disso, assinale a alternativa correta.
A aprendizagem escolar é uma atividade planejada, intencional e dirigida, e não algo casual e espontâneo. Aprendizagem e ensino formam uma unidade, mas não são atividades que se confundem uma com a outra. A atividade cognoscitiva do aluno é a base e o fundamento do ensino, e este dá a direção e perspectiva àquela atividade por meio dos conteúdos, problemas, métodos, procedimentos organizados pelo professor em situações didáticas específicas.
Considerando o disposto acima, analise as afirmações a seguir, indicando-as como certas (C) ou erradas (E). Após, marque a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) Todo conhecimento se baseia nos dados da realidade, que são o seu conteúdo, mas a apreensão dos dados da realidade requer ações mentais.
( ) A ideia de progressividade no desenvolvimento escolar não se aplica à organização das aulas.
( ) Na aprendizagem escolar há influência de fatores afetivos e sociais.
O trabalho de orientação, localização e representação deve partir do espaço próximo para o distante, porém não de forma concêntrica, mas num cotejamento permanente entre essas duas instâncias. Diante disso, o ensino de Geografia precisa: I. De um ponto de partida e de chegada que é a realidade. II. Observar a realidade que não é uma mera identificação de elementos. III. Entender que a localização e o mapeamento dos aspectos observados não encerram uma análise geográfica, mas que marcam seu início. IV. Compreender que o mapa não traz mudança qualitativa na capacidade de o aluno pensar o espaço. Assinale a alternativa correta: