A Resolução CNE/CEB n. 4, de 2 de outubro de 2009, institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. No que se refere a esse documento, assinale a alternativa INCORRETA:
No que se refere ao aluno com deficiência intelectual, é correto afirmar o seguinte:
As atuais regras da Política de Educação consideram como alunos com deficiência aqueles que, EXCETO:
No tocante ao planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, entende-se que o professor deve proceder da seguinte forma:
De acordo com o artigo 13 da Resolução n. 04/2009, são atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado, EXCETO:
“O processo de aprendizagem não responde necessariamente ao processo de ensino, como tantos imaginam. Isto é, não há um processo único de ensino-aprendizagem, como muitas vezes se fomenta, mas, sim, dois processos distintos: o de aprendizagem, desenvolvido pelo aluno, e o de ensino, desenvolvido pelo professor" (Weisz e Sanchez).
Ao se analisar a lição acima, pode-se afirmar o seguinte:
Considerando o título VI (Dos Profissionais da Educação) da Lei nº 9.394 de 1996, assinale a abaixo a alternativa correta.
“Cada concepção de aprendizagem produz sua própria linha de investigações. É ela que determina as pesquisas que se fazem e o ponto de vista do cientista que vai se preocupar com as questões estudadas. Na concepção de aprendizagem que se tem chamado de __________________________ [...] esse aprendiz é compreendido como alguém que, diante de novas informações que para ele fazem algum sentido, realiza um esforço para assimilá-las. Ao deparar-se com questões que a ele se colocam como problemas, depara-se também com a necessidade de superação. [...]". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 23).
A qual concepção de aprendizagem a autora se refere?
Segundo o artigo 23 da Resolução CNE/CEB n° 4 de 2010, o Ensino Fundamental com 9 (nove) anos de duração é de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos:
De acordo com o artigo 208 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o Estado tem o dever de garantir:
Podemos agrupar os estudos da Psicologia do Desenvolvimento didaticamente em quatro fases, conforme sistematizaram Biaggio e Monteiro (1998). Leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. I) ____________ fase. As primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias Piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu-se à chegada dos pressupostos cognitivistas à Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento. II) _____________ fase. Por causa das guerras e de suas consequências, caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas. O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. III) _____________ fase. A Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida. Os objetos de estudo permanecem, mas se observa a utilização de novos paradigmas e métodos de pesquisa. IV) _____________ fase, marcada pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento. Apesar de se estudarem, nesse período, o envelhecimento e a adolescência, o estudo sobre a criança era o alvo das atenções e dos investimentos.
O currículo é um documento que apresenta os conteúdos que deverão ser trabalhados em sala de aula, em cada nível de escolarização. Contudo, os Estudos Curriculares mostraram que a seleção dos conteúdos a serem abordados está permeada de valores que refletem concepções históricas e filosóficas acerca da Educação. As teorias mais conhecidas e aceitas no meio acadêmico que tratam do currículo podem ser divididas em três: Teorias Tradicionais, Teorias Críticas e as Teorias Pós-Críticas. Com base na contextualização, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir. (1) Teorias Tradicionais. (2) Teorias Pós-Críticas. (3) Teorias Críticas. ( ) Trazem elementos como identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade e multiculturalismo, enfatizando o conceito de discurso ao de ideologia. ( ) Empregam conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos em que fica explícita a preocupação com questões de organização. Dentro dessa linha de pensamento, uma concepção tradicional de currículo estaria basicamente preocupada com a questão “como planejar um currículo.” ( ) Enfatizam a ideologia, a reprodução cultural e social, o poder, a classe social, o capitalismo, as relações sociais de produção, a conscientização, a emancipação e a libertação, o currículo oculto e a resistência, revelando a existência de um deslocamento do eixo dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para um eixo que privilegia os conceitos de poder e ideologia. Para se deter nesta questão, a concepção crítica deveria realizar uma compreensão reflexiva sobre o que esse objeto é em sua essencialidade histórica e material. Assinale a sequência correta.
Paulo Freire, por meio de suas obras, trouxe grandes contribuições para a Educação e se tornou um dos teóricos brasileiros mais conhecidos no mundo. Leia abaixo um trecho retirado do livro Educação e Mudança:
“[...] e é porque se integra na medida em que se relaciona, e não somente se julga e se acomoda, que o homem cria, recria e decide" (FREIRE, [1979] 2008, p. 64).
Esse fragmento de texto remete a ideia de que
Tendo em vista a importância da utilização da tecnologia computacional na área educacional, é indiscutível e necessária, seja no sentido pedagógico, seja no sentido social. Dessa forma […]
Assinale a alternativa correta que completa o raciocínio acima.
Conforme o entendimento de LUCKESI, Cipriano assinale a alternativa CORRETA.