No tocante a flexibilidade do programa de estudos, o currículo deve estar adaptado às necessidades educacionais das crianças. As escolas devem se adaptar a essas necessidades e não o contrário, estando cientes das competências e habilidades para serem desenvolvidas por todas as crianças, estabelecendo direitos iguais. Com relação à aquisição do conhecimento, é INCORRETO afirmar:
Ao discutir sobre o segundo buraco negro que Edgar Morin denominou de conhecimento pertinente, é INCORRETO afirmar que:
Realizada na Tailândia, 1990, a Conferência Mundial de Educação para Todos, estabeleceu quatro pilares da educação para o desenvolvimento educacional dos países signatários. Sobre esses pilares relacione CORRETAMENTE. (1) Aprender a conhecer. (2) Aprender a fazer. (3) Aprender a viver com os outros. (4) Aprender a ser. ( ) Compreender o outro como parte integrada da sociedade. ( ) O progresso cientifico e as atividades econômicas e sociais possibilitando uma educação permanente. ( ) Perceber a autonomia como responsabilidade de se desenvolver. ( ) Adquirir a competência para enfrentar as mais variadas situações e promover o trabalho em equipe. Assinale a sequência CORRETA:
À luz da Lei n.º 9.394/1996, assinale a alternativa correta acerca da educação básica.
A Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, presidida por Jacques Dellors, publicou, para a UNESCO, em 1996, o relatório “Um tesouro a descobrir", no qual são apresentados os quatro pilares sobre os quais a educação deveria estar fundada: o aprender a conhecer; o aprender a fazer; o aprender a conviver; e o aprender a ser. Na busca de uma educação com qualidade para todos, os quatro pilares têm sido objeto de inúmeros investimentos na formação dos professores. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o significado do “aprender a ser".
Acerca da educação inclusiva, Capellini e Rodrigues afirmam que se trata de um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata‐se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos, inclusive aqueles com deficiência. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta uma ação do professor, em sala de aula, que traz prejuízo ao educando.
A teoria histórico‐cultural busca traduzir para a sala de aula o processo dialético – prática‐teoria‐prática – de elaboração do conhecimento científico. Considerando as contribuições de Vygotsky, assinale a alternativa correta.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. Acerca do direito à educação, o ECA assegura às crianças e aos adolescentes
o direito de revisar os critérios avaliativos junto às instâncias escolares superiores.
A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.
Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de educação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas.
A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue o item seguinte.
As dimensões social e política da escola mantêm relações distintas, cujas ações são marcadas por inúmeras especificidades; por isso elas não se confundem nem se complementam.
O termo qualidade é um conceito plural, complexo e polissêmico que pode ser analisado sob diversas perspectivas. No cenário educacional, esse termo tem ganhado espaço principalmente a partir das perspectivas de avaliação adotadas nos últimos anos.
Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.
É consenso entre os estudiosos brasileiros que, para promover melhorias na qualidade da educação brasileira, é preciso garantir boa formação inicial dos professores; atrair profissionais capacitados para a carreira docente; construir espaços públicos reflexivos; e valorizar o predomínio da racionalidade técnica.
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal é definidor das funções que já amadureceram e que são importantes para a aprendizagem dos indivíduos. Corresponde, portanto, ao que se pode considerar como desenvolvimento em seu sentido completo.
Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir.
Na concepção de Skinner, a aprendizagem é uma resposta a estímulos internos.
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.
Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.
São estágios de desenvolvimento cognitivo postulados por Vygotsky: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal.