O currículo na Educação Infantil deve partir do sujeito histórico em desenvolvimento; ter objetivos claros que atendam as peculiaridades destes sujeitos. Assinale a alternativa CORRETA que se refere ao currículo na Educação Infantil:
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:
I. A competência para o julgamento dos crimes dolosos a favor da vida.
II. A soberania dos veredictos.
III. A plenitude de defesa.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, está correto o que se afirma em:
Art. 2º - Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:
I - Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
II - Estimular a aceitação passiva do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
III - Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
Com base na Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está incorreto o que se afirma em:
“Os movimentos de reorientação curricular ocorridos no Brasil a partir dos anos ____ não tiveram força suficiente para mudar a prática docente dos professores para eliminar o caráter elitista desse ensino bem como melhorar sua qualidade. Em nosso país o ensino de Matemática ainda é marcado pelos altos índices de retenção, pela formalização precoce de conceitos, pela excessiva preocupação com o treino de habilidades e mecanização de processos sem compreensão." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática).
Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
“Enfrentamos um grande desafio: construir uma nova versão fictícia da leitura, uma versão que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e permita a nossos alunos se apropriarem efetivamente dela. Articular a teoria _________________ da aprendizagem com as regras e exigências institucionais está longe de ser fácil: é preciso encontrar outra maneira de administrar o tempo, é preciso criar novos modos de controlar a aprendizagem, é preciso transformar a distribuição dos papéis do professor e do aluno em relação à leitura, é preciso conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoais dos alunos..." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Qual é a teoria citada no texto e que falta à lacuna?
O educador brasileiro Paulo Freire faz uma crítica à educação básica afirmando que há uma relação vertical entre o educador e o educando, com o objetivo intencional ou não, para a formação de indivíduos acomodados, não questionadores e submetidos à estrutura do poder vigente. Tendo como base o exposto é incorreto afirmar:
O artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o artigo 22 do Plano Nacional de Educação indicam que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na Educação Básica obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares. Sobre algumas características da Gestão Democrática é incorreto afirmar que:
Marque a opção que melhor completa o texto abaixo. Paulo Freire afirma que cada educando, seja ele criança, jovem ou adulto traz sua história, suas preferências e sua essência, portanto, cabe ao professor, como imperativo ético da profissão _______.
No trabalho docente, a avaliação deve fazer parte da ação didática e acompanhar todo processo de aprendizagem dos alunos. Uma das funções da avaliação é:
A ementa do Projeto de Lei 8.035/2010 basicamente, tratou de:
O conjunto de regras que norteiam e regulam a estrutura e o funcionamento escolar, além de definir a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar e estabelecer direitos e deveres de todos que convivem no ambiente é denominado:
Para desenvolvimento da escola é importante que a equipe escolar se reúna para revisar o currículo a partir da avaliação, do monitoramento e da prática de cada Professor. No contexto do “ensino e aprendizagem” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Muitos estudiosos buscaram compreender o desenvolvimento infantil, dentre eles um aponta que, “O nível de desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento citado corresponde a ideia de:
Segundo consta o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições. Uma delas foi o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e a outra foi o(a):
Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I- Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
II- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
III- Participação dos alunos no Plano Piloto da escola.
Com base na Lei nº 9.394/96, está incorreto o que se afirma em: