Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado

Seguem abaixo algumas características das quatro concepções de organização e gestão escolar, propostas por Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 327), na obra “Educação escolar: Políticas, estrutura e organização".

I – __________: ênfase na administração regulada (rígido sistema de normas, regras, procedimentos burocráticos de controle das atividades), descuidando-se, às vezes, dos objetivos específicos da instituição escolar.

II – __________: acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientação de rumos e ações, tomada de decisões.

III – __________: ênfase nas inter-relações mais que nas tarefas.

IV – __________: privilegia menos o ato de organizar e mais a “ação organizadora" com valores e práticas compartilhados.

Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

Numa escola é importante que a comunidade escolar calcule o número total de faltas dos alunos matriculados durante o ano letivo. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

Segundo Chiavenato (1999), o desenvolvimento organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e da capacidade adaptativa da organização à mudança. O desenvolvimento organizacional parte do pressuposto de que é plenamente possível o esforço para se conseguir que as metas dos indivíduos se integrem com os objetivos da organização.

Para o autor, os principais objetivos do desenvolvimento organizacional são, EXCETO:

No âmbito da Gestão Educacional, é importante que na escola haja critérios para escolha da equipe que compõe a direção escolar. No ambiente educativo, tal fato constitui um indicador do seguinte cenário educacional:

É um conceito fundamental na obra de Jerome Bruner:

Imagem 001.jpg

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

O empoderamento é uma prática nociva à gestão de pessoas, visto que, por meio dela, transfere-se para uma única pessoa o poder de decisão, o que impacta negativamente os processos organizacionais de desenvolvimento de pessoas.

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

Restringir um programa de treinamento a uma grade de cursos a que as pessoas tenham de, obrigatoriamente, se submeter é uma prática pouco recomendável, porque se baseia no pressuposto de que as pessoas têm iguais motivações, aspirações profissionais, objetivos de carreira, competências e experiências.

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

Habilidade diz respeito à capacidade do indivíduo de reter na memória o máximo do conhecimento adquirido.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282