Qualquer professor em situação de trabalho com os alunos na sala de aula desempenha duas grandes ações que são complementares e necessárias:
1. A gestão dos aprendizados e a
2. Gestão da classe.
Estão corretas as definições para 1 e 2, respectivamente:
Refletir acerca do trabalho docente é também pensar na educação que se objetiva para o Brasil. Dessa forma, os professores precisam ser ouvidos relativamente à sua formação, à qualificação para sala de aula e ao produto de seu trabalho, para que efetivamente possam torná-los mais significativos e articulados ao projeto educacional da escola em dado momento histórico.
Quanto à formação continuada como alicerce para garantir a qualidade na aprendizagem dos estudantes, assinale a alternativa correta.
Na gestão da aprendizagem, identifica-se quanto os estudantes aprenderam diante dos objetivos propostos nas unidades curriculares durante o percurso deles no ensino fundamental. Além disso, constata-se aquilo que a escola se propôs a ensinar e construir conhecimentos. Para se obter os dados e gerar um diagnóstico que irá amparar a gestão da aprendizagem na escola, esse processo contempla quatro frentes interdependentes.
Assinale a alternativa que apresenta uma dessas frentes.
Seguem abaixo algumas características das quatro concepções de organização e gestão escolar, propostas por Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 327), na obra “Educação escolar: Políticas, estrutura e organização".
I – __________: ênfase na administração regulada (rígido sistema de normas, regras, procedimentos burocráticos de controle das atividades), descuidando-se, às vezes, dos objetivos específicos da instituição escolar.
II – __________: acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientação de rumos e ações, tomada de decisões.
III – __________: ênfase nas inter-relações mais que nas tarefas.
IV – __________: privilegia menos o ato de organizar e mais a “ação organizadora" com valores e práticas compartilhados.
Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
Numa escola é importante que a comunidade escolar calcule o número total de faltas dos alunos matriculados durante o ano letivo. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
Segundo Chiavenato (1999), o desenvolvimento organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e da capacidade adaptativa da organização à mudança. O desenvolvimento organizacional parte do pressuposto de que é plenamente possível o esforço para se conseguir que as metas dos indivíduos se integrem com os objetivos da organização.
Para o autor, os principais objetivos do desenvolvimento organizacional são, EXCETO:
No âmbito da Gestão Educacional, é importante que na escola haja critérios para escolha da equipe que compõe a direção escolar. No ambiente educativo, tal fato constitui um indicador do seguinte cenário educacional:
É um conceito fundamental na obra de Jerome Bruner:

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
O empoderamento é uma prática nociva à gestão de pessoas, visto que, por meio dela, transfere-se para uma única pessoa o poder de decisão, o que impacta negativamente os processos organizacionais de desenvolvimento de pessoas.
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
Restringir um programa de treinamento a uma grade de cursos a que as pessoas tenham de, obrigatoriamente, se submeter é uma prática pouco recomendável, porque se baseia no pressuposto de que as pessoas têm iguais motivações, aspirações profissionais, objetivos de carreira, competências e experiências.
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
Habilidade diz respeito à capacidade do indivíduo de reter na memória o máximo do conhecimento adquirido.