Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 549 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

TEXTO I

O aparecimento da máquina movida a vapor foi

o nascimento do sistema fabril em grande escala,

representando um aumento tremendo na produção,

abrindo caminho na direção dos lucros, resultado do

aumento da procura. Eram forças abrindo um novo mundo.

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1974 (adaptado).

TEXTO II

Os edifícios das fábricas adaptavam–se mal à

concentração de numerosa mão de obra, reunida

para longos dias de trabalho, numa situação árdua e

insalubre. O trabalho nas fábricas destruiu o sistema

doméstico de produção. Homens, mulheres e crianças

deixavam os lugares onde moravam para trabalhar em

diferentes fábricas.

LEITE, M. M. Iniciação à história social contemporânea.

São Paulo: Cultrix,1980 (adaptado).

As estratégias empregadas pelos textos para abordar o

impacto da Revolução Industrial sobre as sociedades que

se industrializavam são, respectivamente,

Depois de dez anos de aparente imobilidade,

77 950 operários estavam em greve em São Bernardo,

Santo André, São Caetano e Diadema – o chamado

ABCD, coração industrial do país. Em todas as fábricas,

os operários cruzaram os braços em silêncio. Apanhado

de surpresa, o governo militar ficou por algum tempo

sem ação. Os empregadores, por sua vez, sofriam sérios

prejuízos a cada dia de greve.

ALVES, M. H. M. Estado e oposição no Brasil (1964–1984). Petrópolis: Vozes, 1984 (adaptado).

O movimento sindical, em fins dos anos 1970, começou

a se rearticular e a patrocinar greves de significativa

repercussão. Essas greves aconteceram em um contexto

político–institucional de

O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o

seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga

de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha,

uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças

ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas,

histórias bobas e contos populares sejam representados;

aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em

ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar

novos elementos em seu caminho.

UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore.

São Paulo: Brasiliense, 1984 (adaptado).

O texto tem como objeto a construção da identidade

cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma

manifestação associada à preservação das raízes e da

memória dos grupos sociais,

“É para abrir mesmo e quem quiser que eu não abra

eu prendo e arrebento."

Frase pronunciada pelo presidente João Baptista Figueiredo. Apud RIBEIRO, D. Aos trancos

e barrancos e o Brasil deu no que deu. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

A frase do último presidente do regime militar indicava a

ambiguidade da transição política no país. Neste contexto,

houve resistências internas ao processo de distensão

planejado pela alta cúpula militar, que se manifestaram

com

A cultura ocidental acentuadamente

antropocêntrica foi marcada por processos

convergentes de desenvolvimento técnico–científico e

acumulação de riquezas, propiciados pela expansão

colonial, que resultaram na revolução industrial, no

fortalecimento da ideia de progresso e no processo de

ocidentalização do mundo.

FERREIRA, L. C. Dilemas do século XX: ideias para uma sociologia da questão ecológica. In:

SILVA, J. P. (Org.) Por uma Sociologia do século XX. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado).

Esse processo de acumulação de riquezas no Ocidente,

por longos séculos, se fez à custa da degradação do

meio natural. Do ponto de vista da cultura e do imaginário

ocidental moderno, isso se deveu à

Em teoria, as pessoas livres da Colônia foram

enquadradas em uma hierarquia característica do Antigo

Regime. A transferência desse modelo, de sociedade de

privilégios, vigente em Portugal, teve pouco efeito prático

no Brasil. Os títulos de nobreza eram ambicionados.

Os fidalgos eram raros e muita gente comum tinha

pretensões à nobreza.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp; Fundação do Desenvolvimento da

Educação, 1995 (adaptado).

Ao reelaborarem a lógica social vigente na metrópole, os

sujeitos do mundo colonial construíram uma distinção que

ordenava a vida cotidiana a partir da

O Ofício das Baianas de Acarajé constitui um bem

cultural de natureza imaterial, inscrito no Livro dos Saberes

em 2005, que consiste em uma prática tradicional de

produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas

de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto

dos orixás, amplamente disseminadas na cidade de

Salvador, Bahia.

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

O texto contém a descrição de um bem cultural que

foi reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio

Histórico Artístico Nacional) como patrimônio imaterial,

pois representa


O arrojado projeto arquitetônico e urbanista da nova

capital federal fez com que Brasília fosse, no ano de

1987, considerada Patrimônio da Humanidade pela

Unesco, porque o Plano Piloto de Brasília concretizava

os princípios do

Imagem 012.jpg



O documento permite identificar um interesse econômico espanhol na colonização da América a partir do século XV. A implicação desse interesse na ocupação do espaço americano está indicada na

Imagem 009.jpg



Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra

Imagem 034.jpg



O viajante francês, ao descrever suas impressões sobre uma festa ocorrida em Salvador, em 1717, demonstra dificuldade em entendê-la, porque, como outras manifestações religiosas do período colonial, ela

Imagem 022.jpg



Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tomaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se

Imagem 020.jpg



A criação no Brasil do Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, foi orientada por ideias como as descritas no texto, que visavam

A primeira produção cinematográfica de propaganda

nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de

Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada

pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa

importante família de banqueiros judeus beneficiou–se

das discórdias entre as nações europeias, acumulando

fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de

milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma

criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e

olhar sádico e maléfico.

PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e

do holocausto. In: Educando para a cidadania e a democracia. 6ª Jornada Interdisciplinar.

Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun. 2008 (fragmento).

Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A partir

do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo

do filme foi

De um ponto de vista político, achávamos que a ditadura militar era a antessala do socialismo e a última forma de

governo possível às classes dominantes no Brasil. Diante de nossos olhos apocalípticos, ditadura e sistema capitalista

cairiam juntos num único e harmonioso movimento. A luta especificamente política estava esgotada.

GABEIRA, F. Carta sobre a anistia: a entrevista do Pasquim. Conversação sobre 1968. Rio de Janeiro: Ed. Codecri, 1980.

Compartilhando da avaliação presente no texto, vários grupos de oposição ao Regime Militar, nos anos 1960 e 1970,

lançaram–se na luta política seguindo a estratégia de

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282