De acordo com o guia PMBoK, os projetos variam em tamanho e complexidade e, independentemente se são grandes ou pequenos, simples ou complexos, todos os projetos podem ser mapeados para a seguinte estrutura de ciclo de vida:
As normas internacionais sobre Gestão da Segurança da Informação definem a segurança da informação como a preservação da confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação. Segundo essas normas, integridade é a propriedade de
O Gerenciamento do tempo do projeto do PMBoK define os 6 processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. O processo Definir as atividades identifica as ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. Os 5 processos restantes estão listados abaixo. A afirmativa que traz uma correspondência correta entre o processo e sua definição é:
Analise as afirmativas referentes às áreas de Gerenciamento da Qualidade e Gerenciamento de Recursos Humanos do guia PMBoK.
I. A equipe de gerenciamento de projetos é um subconjunto da equipe do projeto e é responsável pelas atividades de gerenciamento do projeto e liderança. Este grupo também pode ser chamado de equipe principal, equipe executiva, ou equipe de liderança. Para projetos menores, as responsabilidades de gerenciamento do projeto podem ser compartilhadas por toda a equipe ou administradas exclusivamente pelo gerente de projetos.
II. O custo da qualidade (CDQ) inclui todos os custos incorridos durante o desenvolvimento do produto por investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos, na avaliação do produto ou serviço quanto ao cumprimento dos requisitos e ao retrabalho. Os custos de falhas geralmente são categorizados como oportunidades (encontrados pelo projeto) e ameaças (encontrados pelo cliente). Os custos de falhas também são chamados de custos de recall.
III. As decisões do projeto podem impactar os custos operacionais da qualidade como resultado de devoluções de produtos, reclamações de garantia e campanhas de recall. Devido à natureza temporária do projeto, a organização patrocinadora procura investir na melhoria da qualidade dos produtos, principalmente na avaliação e prevenção de defeitos para reduzir o custo externo da qualidade.
Está correto o que se afirma em
Associe as atividades e/ou processos com as áreas de gerenciamento do guia PMBoK:
a. Desenvolver o termo de abertura do projeto - desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas. b. Identificar as partes interessadas - identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e de documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto. c. Coletar os requisitos - definição e documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto. d. Gerenciar a equipe do projeto - acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. e. Orientar e gerenciar a execução do projeto - realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos do projeto. f. Criar a EAP - subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. g. Determinar o orçamento - agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base autorizada dos custos. h. Reportar o desempenho - coleta e distribuição de informações sobre o desempenho, incluindo relatórios de andamento, medições do progresso e previsões. i. Monitorar e controlar o trabalho do projeto - acompanhamento, revisão e regulação do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto.
De acordo com o COBIT 5, os processos de definição dos requisitos e de habilitação das mudanças organizacionais constam do domínio
A biblioteca ITIL é composta por vários volumes. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um desses volumes.
Considerando os modelos de referência ITIL, COBIT e CMMI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) O modelo ITIL foi concebido de maneira modular, de modo a permitir que uma organização possa implantar um processo ITIL de cada vez, aumentando gradativamente o seu nível de maturidade, até atingir o maior nível possível de maturidade com todos os processos ITIL implantados. ( ) COBIT fornece boas práticas através de um modelo de governança de TI composto de domínios e processos. Essas boas práticas são mais focadas nos controles e menos na execução, e são orientadas para assegurar a entrega dos serviços e prover métricas para avaliar e classificar a organização de TI em um dos níveis de maturidade COBIT. ( ) CMMI é um modelo de referência para melhoria de processos, que se tornou um padrão de mercado para mensurar o nível de maturidade das empresas fornecedoras de software e serviços e, como consequência, a sua capacidade de entrega de serviços de TI. As afirmativas são, respectivamente,
Considere o texto abaixo.
O Banco BMG acaba de fazer o primeiro balanço do processo de reestruturação de seu ...... com base na ITIL. Esta área do
banco funciona como uma verdadeira empresa de suporte técnico, oferecendo assistência e infra-estrutura em hardware e
software para mais de 20 mil lojas de correspondentes bancários parceiros, empresas privadas e pontos de venda (franquias),
espalhados por todos os estados brasileiros, além de atender a mais de 3 mil usuários internos.
A partir da implementação do módulo de incidentes baseado na ITIL o BMG passou a controlar melhor os níveis de atendimento.
O público usuário está dividido em 3 ilhas de atendimento: usuários internos, pontos de venda e correspondentes bancários e
revendas. Cada público tem características e necessidades específicas, mas a solução conseguiu unir em uma só tela todas as
áreas de atendimento. “Criamos parâmetros para cada um dos atendimentos. No momento do registro, ao escolher o tipo de
serviço prestado, o formulário muda dinamicamente, apresentando somente as informações necessárias para aquele atendimento",
explica a coordenadora. O atendimento aos chamados é feito por 23 técnicos, divididos em 2 níveis. As solicitações
resolvidas no 1º nível são encerradas automaticamente; para as que necessitam de aprovações, o próprio sistema emite um
e-mail fazendo a requisição. Após o encerramento do pedido, o solicitante tem 8 horas úteis para reabrir a solicitação, sendo
este tempo controlado pela ferramenta. Ao expirar o prazo, o sistema processa o encerramento definitivo.
(Adaptado de Revista ComputerWorld)
Preenche corretamente a lacuna:
COBIT estabelece modelos de referência para trinta e quatro processos genéricos de TI, que são estruturados em quatro domínios tradicionais de responsabilidade da área de TI. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I. O domínio Planejar e Organizar (PO) se preocupa com a identificação da maneira com que TI pode melhor contribuir para atingir os objetivos de negócio, estabelecendo a estratégia e as táticas necessárias. II. O domínio Adquirir e Implementar (AI) trata da execução da estratégia de TI, fazendo com que as soluções de TI sejam identificadas, adquiridas e implementadas nos processos de negócio. III. O domínio Desenvolver e Suportar (DS) trata do desenvolvimento integral dos serviços solicitados, o que inclui os serviços de suporte para os usuários e o gerenciamento de dados e recursos operacionais, além do gerenciamento da segurança e da continuidade. Assinale:
Alguns métodos utilizados nos processo de Gerenciamento de Projetos, de acordo com o PMBOK, estão relacionados a seguir. I. Método da cadeia crítica; II. Método do caminho crítico; III. Método da variação de prazos. Os métodos/técnicas utilizados no processo “Desenvolver Cronograma” que visam à produção do cronograma do projeto, são:
A respeito da norma ISO/IEC 38500, julgue os itens a seguir.
A governança de TI inclui a estratégia e as políticas de uso da TI dentro da empresa, ao passo que o gerenciamento diz respeito ao sistema de controles e processos necessários para se alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos pela direção da empresa.
Julgue os próximos itens acerca do COBIT 5.
Gerenciar mudanças e gerenciar problemas são processos do domínio deliver, service and support, que abrange aspectos de entrega de tecnologia da informação, bem como da execução de aplicações dentro do sistema de TI e seus resultados.
Com referência à gestão de projetos com Scrum e ao desenvolvimento de arquitetura corporativa em TOGAF, julgue os itens que se seguem.
A fase de arquitetura do negócio do ADM (Architecture Development Method) visa desenvolver a arquitetura da tecnologia que formará a base para a implementação do trabalho.
Julgue os itens que se seguem, relativos à construção e mensuração de indicadores de processos de negócio.
Na construção de um indicador de desempenho de processo, devem ser estabelecidas metas que representem um índice que faça uma análise comparativa de desempenho.