Segundo o PMBoK 4a edição, os ativos de processos organizacionais podem ser agrupados nas categorias:
O ciclo de vida do serviço é um modelo que fornece uma visão dos estágios do serviço, desde a sua concepção até o seu encerramento. É a forma como a abordagem de Gerenciamento de Serviços da ITIL V3 está estruturada. O ciclo de vida do serviço é composto por 5 componentes. O componente do ciclo de vida do serviço, que prevê e conceitua um conjunto de serviços, que ajuda o negócio a alcançar seus objetivos e, onde são tomadas as decisões estratégicas relacionadas aos serviços, que vão ser desenvolvidos, é a (o)
No processo de elaboração do planejamento estratégico, a etapa que se segue à elaboração dos cenários prospectivos é a de:
No PMBoK 4.0, assinale qual dos processos a seguir faz parte do Gerenciamento do tempo do projeto.
É um conjunto de orientações descrevendo as melhores práticas para um processo integrado do gerenciamento de serviços em TI e conhecido tecnicamente através da sigla:
Em relação às soluções existentes para o problema de tomada de decisão nas organizações, julgue os itens a seguir.
Algumas das principais técnicas utilizadas para a realização de Datamining são: estatística, aprendizado de máquina, datawarehouse e recuperação de informações.
Acerca de fundamentos da ITIL, versão 3, julgue os itens subsecutivos.
Para o desenvolvimento da estratégia de serviço, deve-se considerar o estilo de gestão organizacional dominante da empresa, representado, de acordo o ITIL, pelos estágios de rede, diretivo, delegação, coordenação e colaboração.
A gerência de projetos aplica conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades para atingir um ou mais objetivos, com base em recursos disponíveis e sua alocação. Julgue os seguintes itens, relativos à gerência de projetos e à alocação de recursos.
Um plano de contingência representa uma forma de se contrapor a riscos que tenham sido identificados como passíveis de comprometer o sucesso de um projeto.
A ITIL versão 3 possui práticas que ajudam a implantar e a manter um gerenciamento de serviços de TI focado em pessoas, processos e recursos.
Com base na ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.
A biblioteca ITIL ajuda a estabelecer uma linguagem comum entre provedores internos e externos de serviços de tecnologia da informação (TI).
Acerca dos padrões e normas referentes ao processo de desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
As métricas externas fornecem aos usuários a possibilidade de medir a qualidade dos artefatos intermediários e de prever a qualidade do produto final.
Com relação a projetos e modelos de gestão, julgue os itens subsecutivos.
No PMBOK, o gerenciamento do escopo do projeto descreve os processos necessários para assegurar que o projeto contemple os requisitos acordados.
Considerando as disposições do PMBOK, julgue os itens de 108 a
113, relativos a processos e áreas de gerenciamento de projetos.
Independentemente do ciclo de vida do projeto, as ferramentas, técnicas e atividades para o gerenciamento de escopo de projetos são sempre as mesmas, em consonância com o padrão estabelecido no PMBOK.
Considerando as disposições do PMBOK, julgue os itens de 108 a
113, relativos a processos e áreas de gerenciamento de projetos.
Ao se detectar uma ação que ponha em risco o projeto, as mudanças necessárias devem ser feitas de maneira pontual e imediata, sendo inviável a realização de controles gerais ou integrados de mudanças.
Com base no PMBOK, julgue os próximos itens, relativos a
gerenciamento de projetos.
O conceito de ciclo de vida de projeto difere do conceito de ciclo de vida de produto, igualando-se esses conceitos em situações em que o produto de um projeto consiste, também, em outro projeto.
No que se refere a políticas organizacionais e gestão e análise de
riscos, julgue os itens seguintes.
A governança de TI abrange os sistemas de direção e controle da TI atual, que está sendo executada no momento, não dependendo o futuro da TI na organização da governança de TI.