A alta gestão corporativa não possui responsabilidade decisória direta sobre os elementos de infraestrutura e arquitetura de TI, pois tais decisões são de natureza estritamente técnica, não tendo influência direta na forma como as necessidades de informação são atendidas.
A governança corporativa de TI deve fundamentar-se na legislação
vigente e na construção de políticas e procedimentos
organizacionais que definem as práticas em vigor na instituição.
Com relação à legislação, às políticas e aos procedimentos para a
contratação de TI, julgue os itens a seguir.
As políticas e os procedimentos organizacionais, que podem ser estabelecidos para uma instituição ou para um conjunto de instituições, têm força normativa se estabelecidos formalmente mediante instrumentos adequados.
Tendo a figura acima apresentada como referência e considerando a legislação vigente, julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de planejamento de TI e seus instrumentos.
É vedada a contratação pela administração pública de soluções de TI que não tenham sido previstas explicitamente no PETI ou no PDTI.
À luz dos fundamentos de CMMI e ITIL, julgue os itens seguintes.
O CMMI 1.3 apresenta três modelos: o CMMI-DEV para processos de desenvolvimento de produtos e serviços , o CMMI-ACQ para processos de aquisição e terceirização de bens e serviços , e o CMMI-SVC para processos de prestação de serviços.
Acerca da ITIL, julgue os itens que se seguem
A implantação do gerenciamento de serviço da ITIL requer preparação e planejamento do uso eficiente de pessoas, processo, parceiros e fornecedores.
Julgue os itens subsequentes, a respeito do COBIT.
O objetivo do COBIT é desenvolver e manter os requisitos para os auditores certificados pelo comitê competente.
Julgue os itens a seguir, com base na IN MPOG n.º 4/2010.
O plano de sustentação deve constar da fase de planejamento da contratação.
Julgue os itens a seguir, a respeito do PMBOK.
Na fase de iniciação do projeto, o termo de abertura do projeto é elaborado e aprovado pelo cliente e pelo gerente de projeto.
No que concerne à qualidade do software MPSBR, julgue os itens
que se seguem.
O nível F do MPSBR é considerado gerenciado e inclui mais processos que o nível G. Entre esses processos, está a gerência de configuração, que tem como um de seus resultados esperados, o controle das modificações de seus itens de configuração.
No que se refere a gerenciamento de serviços (ITIL, versão 3) e
governança de tecnologia da informação (COBIT), julgue os itens
subsequentes.
O processo que gerencia os investimentos em TI, no COBIT, tem entre seus objetivos estabelecer e rastrear o orçamento de TI. Esse processo poderá ser medido corretamente pelo percentual de desvio orçamentário, em relação ao valor do investimento.
A respeito do gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes.
Para estimar custos de atividades de um projeto, é possível utilizar diversas ferramentas e técnicas. Entre elas há a estimativa de três pontos, em que se consideram três estimativas, por meio das quais se define uma faixa aproximada do custo da atividade.
O principal objetivo da Operação de Serviço da ITIL v3 é :
O Plano de Gerenciamento dos Custos (PGC) delimita o formato e estabelece critérios para o planejamento, estruturação, estimativa, orçamento e controle dos custos do projeto. Dentre estes critérios, considere:
I. Unidades de medida. Cada unidade usada em medições ( como horas e dias de pessoal, semanas ou preço global ) é definida para cada um dos recursos.
II. Software de gerenciamento de projetos. É definido um software de gerenciamento de projetos para agendamento, que fornece a habilidade de se rastrear datas planejadas versus datas reais e prever os efeitos de mudanças no cronograma.
III. Associações com procedimentos organizacionais. A Estrutura Analítica do Projeto ( EAP ) fornece a estrutura para o PGC, gerando consistência com as estimativas, orçamentos e controle de custos.
IV. Custo da qualidade. É definido o custo da qualidade, que inclui todos os custos incorridos durante a vida do produto por investimentos na prevenção do não - cumprimento dos requisitos e na avaliação do produto ou serviço quanto ao cumprimento dos requisitos.
V. Regras para medição do desempenho. As regras para medição do desempenho do Gerenciamento do Valor Agregado ( GVA ) são estabelecidas.
VI. Formatos de relatórios. Os formatos e frequências para vários relatórios de custos são definidos.
De acordo com o guia PMBoK 4ª edição, fazem parte do PGC APENAS os critérios
O sistema estruturante do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.094, de 23 de março de 1994, com a finalidade de integrar e dotar os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional de instrumento de modernização, em todos os níveis, em especial:
I - o catálogo unificado de materiais e serviços;
II - o cadastramento unificado de fornecedores;
III - o registro de preços de bens e serviços.
é conhecido pela sigla