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Utilizando as recomendações do COBIT 5, uma equipe de Analistas do TJUSC, hipoteticamente, definiu, após a conclusão da análise das necessidades das partes interessadas, que a melhoria da satisfação da sociedade, com os serviços prestados, seria prioridade estratégica para o Tribunal. A partir dessa definição, buscou-se definir o que precisaria ser melhorado nos seguintes aspectos relativos à TI, obtidos da cascata de objetivos:

I. 01 Alinhamento da estratégia de TI e das atividades do Tribunal.

II. 04 Gestão do risco organizacional de TI.

III. 07 Prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de trabalho do Tribunal.

IV. 09 Agilidade de TI.

V. 10 Segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos.

VI. 14 Disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão.

VII. 17 Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação do trabalho do Tribunal.

Com base no exposto,

O COBIT 5 estabelece 5 princípios básicos visando a governança e gestão de Tecnologia da Informação em uma organização. Um desses princípios estabelece

Em conformidade com o COBIT 5, processos, estruturas organizacionais e informação são categorias de habilitadores descritos no princípio

Com relação à governança de TI, julgue o item a seguir.  

Conforme o COBIT 5, define-se como processo estabelecido aquele que é implementado administrativamente e seus produtos de trabalho são controlados e mantidos

Julgue o próximo item, a respeito dos fundamentos de COBIT 5.

O COBIT divide os processos de governança e gestão de TI da organização em dois domínios, e inclui um modelo de referência de processo no qual a gestão é responsável pelo desenvolvimento, pela execução e pelo monitoramento das atividades, em consonância com a direção definida pelo órgão.

Julgue o próximo item, a respeito dos fundamentos de COBIT 5.

O COBIT aborda a governança e gestão da informação correlata a partir da perspectiva de toda a organização, ou seja, o sistema de governança corporativa de TI proposto pelo COBIT integra-se perfeitamente em qualquer sistema de governança, de modo que o COBIT permite regular e controlar tecnologias afins onde quer que essas informações possam ser processadas.

O modelo conceitual do COBIT 5 é representado em um cubo, cujas faces se interrelacionam.

Sobre o assunto, analise os componentes abaixo:

(1) Processos de TI.

(2) Plano Diretor de TI.

(3) Recursos de TI.

(4) Requisitos de Negócios.

Assinale a alternativa que apresenta os três principais componentes desse cubo.

    O diretor de TI de determinado órgão implantou, de acordo com a ITIL v3, os processos voltados para gerenciar mudanças, gerenciar problemas e gerenciar a continuidade de serviço.

 

Nessa situação, a implantação do COBIT 5 para as mesmas finalidades mencionadas seria

    Ao final da implementação de uma aplicação de TI, um auditor verificou que houve falha no momento de priorizar e equilibrar programas e serviços com base nas demandas e nas restrições de financiamento.

 

À luz do COBIT 5, é correto inferir que a falha decorreu de erro na aplicação do processo

ITIL e COBIT representam os conjuntos de boas práticas relacionadas ao gerenciamento de TI. A respeito dos conceitos e das diferenças entre ambas, analise as opções abaixo e marque a alternativa correta.

 

1. De um modo geral, podemos dizer que são metodologias complementares pois não são concorrentes.

2. O COBIT cobre apenas 2 domínios, estes possuem processos que por sua vez possuem diversos objetivos de controle.

3. De maneira simplificada podemos afirmar que COBIT descreve “o que fazer”, já ITIL detalha mais a execução de serviços de TI, indicando, portanto, “como fazer”.

    O diretor de TI de uma empresa pública de pequeno porte deseja melhorar a governança e a gestão de TI dessa empresa.

 

Nesse caso, a aplicação do COBIT 5

De acordo com o COBIT 5, julgue o item que se segue.

O sistema de governança deve considerar todas as partes interessadas para encaminhar as tomadas de decisão relativas a benefícios, riscos e avaliação de recursos.

Em uma empresa, as solicitações e incidentes de TI são reportadas pelos usuários diretamente para os funcionários do departamento de TI, geralmente para um conhecido do usuário ou a quem ele tenha reportado anteriormente. O chamado de um mesmo tipo pode ser tratado por diferentes áreas de suporte do departamento. Os incidentes ou pedidos do usuário nem sempre são registrados e quando o são não sofrem investigação e diagnóstico. Eles acabam sendo tratados de forma descentralizada e sem um roteiro padrão a ser seguido, tanto no registro quanto no atendimento das solicitações, o que retarda a solução.

Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A fim de agilizar a investigação e o diagnóstico dos incidentes, é correto implantar o processo gerenciar requisições de serviços e incidentes do COBIT 5, que trata desses aspectos do tratamento de incidentes, além de registrar as solicitações dos usuários.

Julgue o próximo item, relativos à governança de TI, à NBR ISO/IEC 38500:2009, ao COBIT 5 e ao DevOps.

A NBR ISO/IEC 38500:2009 está alinhada à área chave de governança do COBIT 5, pois preconiza a preparação e a implementação de planos e políticas para assegurar que o uso da TI atenda às necessidades atuais e contínuas da estratégia de negócio da organização.

De acordo com o COBIT 5, julgue o item que se segue.

À governança cabe planejar, desenvolver, executar e monitorar atividades alinhadas ao direcionamento acordado com as partes interessadas, de forma equilibrada e baseada em prioridades.

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