Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1999 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo o Guia Prático para Contratação de Soluçõesde Tecnologia da Informação, no Planejamento da Contratação de Soluções de TI – PCTI, o processo de iniciação possui seis atividades e valida o artefato documentode oficialização da demanda. Assinale a alternativa que apresenta ostrês atores que participam deste processo.

Segundo o EGTI, alcançar a efetividade na gestão de TI é adotar processos de trabalho e boas práticas de gestão relevantes e sensíveis à gestão de TI visando à melhoria contínua dos resultados. Assinale a alternativa que apresenta uma das estratégias elaboradas para este fim.

No documento de referência da e-Ping são descritas as atividades do modelo de governança e arquitetura e-Ping. O ciclo PDCA, descrito no documento, é um ciclo de desenvolvimento com foco na melhoria contínua, tanto dos trabalhos e padrões estudados, quanto das iterações com entes envolvidos nas atividades evolutivas da arquitetura e-Ping que fazem uso dos padrões propostos. Fazem parte do ciclo PDCA as seguintes atividades, EXCETO:

No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.

1.Planejamento do Projeto (PP).
2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
3.Gestão de Requisitos (REQM).
4.Gestão de Riscos (RSKM).
5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).

( ) Gerenciar os requisitos técnicos e não técnicos absorvidos ou gerados por um projeto, identificando as inconsistências em relação aos planos e produtos do projeto e tratando de forma adequada as mudanças necessárias e seus impactos.

( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.

( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).

( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).

( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.

( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.

A sequência está correta em

O Decreto nº 7.579/2011, que dispõe sobre o SIP, trata nos arts. 5º e 6º das competências da Comissão de Coordenação do SISP e dos Órgãos Setoriais do SISP. Relacione adequadamente as colunas a seguir.
(Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)

1.Comissão de Coordenação do SISP.
2.Órgãos Setoriais do SISP

( ) Coordenar, planejar, articular e controlar as açõesrelativas aos recursos de tecnologia da informação, no âmbito dos respectivos Ministérios ou órgãos da Presidência da República.

( ) Assessorar o Órgão Central do SISP no cumprimento de suas atribuições.

( ) Acompanhar e avaliar os resultados da regulamentação emanada do Órgão Central do SISP, além de propor ajustamentos.

( ) Fornecer subsídios ao Órgão Central do SISP, por intermédio da Comissão de Coordenação, para a definição e elaboração de políticas, diretrizes e normas geraisrelativas ao SISP.

( ) Cumprir e fazer cumprir, por meio de políticas, diretrizes, normas e projetos setoriais, as políticas, diretrizes e normas gerais emanadas do Órgão Central do SISP.

( ) Participar da elaboração e implementação das políticas, diretrizes e normas gerais relativas à gestão dos recursos do SISP e ao processo de compras do Governo na área de tecnologia da informação.

( ) Participar, como membro da Comissão de Coordenação, dos encontros de trabalho programados para tratar de assuntos relacionados ao SISP.

( ) Promover o intercâmbio de conhecimento entre seus participantes e homogeneizar o entendimento das políticas, diretrizes e normas gerais relativas ao SISP.

A sequência está correta em

O Mapa Estratégico do SISP é composto por: sociedade; governo federal; processos internos; pessoas, aprendizado e conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos processos internos.

Paula trabalha em uma empresa que aplica o CMMI-DEV versão 1.3, de acordo com a documentação oficial. A empresa

encontra-se em um nível de maturidade em que o processo de Gerenciamento de Riscos permite identificar eficientemente

problemas potenciais antes que eles ocorram, de forma que as atividades de tratamento de riscos possam ser planejadas e

invocadas, quando necessário, ao longo do ciclo de vida dos produtos e projetos. Isso permite mitigar impactos adversos na

obtenção dos objetivos. Todos os demais processos deste nível de maturidade e dos níveis de maturidade anteriores funcionam

de maneira eficiente.

A empresa na qual Paula trabalha encontra-se no nível de maturidade

Por ciclo PDCA entende-se o conjunto de ações ordenadas e interligadas entre si:

planejar, desempenhar, checar e agir.

Analise as afirmativas sobre o ciclo PDCA, assinalando com V as verdadeiras e com F as

falsas.

( ) Em virtude da grande quantidade de variáveis envolvidas, o ciclo PDCA encaixa-se

perfeitamente no mundo da construção civil.

( ) O ciclo PDCA esvai-se após uma rodada completa.

( ) O ciclo PDCA pode ser empregado mesmo na fase prévia da obra, durante

o planejamento inicial.

( ) O grande mérito do ciclo PDCA é o planejamento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

O método mais usual para implantação das ferramentas da gestão da qualidade é o Ciclo

PDCA. As etapas desse ciclo são:

I. Planejamento

II Direção

III. Ação

IV. Controle

V. Execução

Estão CORRETA( S) apenas:

Com relação aos frameworks COBIT e ao ITIL, que são guias de

boas práticas em Governança de TI, analise as afirmativas a

seguir.

I. O COBIT é focado no nível estratégico, sendo baseado em

controles e direcionado por métricas.

II. O ITIL é focado nos níveis operacionais e táticos, visando a

fornecer as definições de melhores práticas e critérios para as

operações de gestão.

III. Os diferentes focos tornam o COBIT e o ITIL frameworks

incompatíveis

Assinale:

De acordo com o PMI/PMBOK, são cinco os grupos de gerenciamento necessários em qualquer projeto, que, por sua vez, integram processos com funções bem definidas. A seguir, são descritas atividades desenvolvidas em dois processos do grupo de gerenciamento de planejamento. I - Identificar as ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. II - Estimar os tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade. As atividades I e II correspondem aos processos denominados, respectivamente, como:

No âmbito do MPS.BR − Guia Geral MPS de Software (Agosto de 2012), a capacidade do processo possui nove Atributos de

Processos − AP. Cada AP está detalhado em termos de Resultados esperados do Atributo de Processo − RAP para alcance

completo do atributo de processo.

Analise o seguinte:

Quando o AP é uma medida do quanto as mudanças no processo são identificadas a partir da análise de defeitos, problemas,

causas comuns de variação do desempenho e da investigação de enfoques inovadores para a definição e implementação do

processo, tendo, dentre outros, os seguintes resultados esperados:

RAP 35.Objetivos de negócio da organização são mantidos com base no entendimento das estratégias de negócio e resultados

de desempenho do processo;

RAP 36.Objetivos de melhoria do processo são definidos com base no entendimento do desempenho do processo, de forma a

verificar que os objetivos de negócio relevantes são atingíveis;

RAP 42.Uma estratégia de implementação para as melhorias selecionadas é estabelecida para alcançar os objetivos de melhoria

do processo e para resolver problemas.

É correto que se trata do AP 5.1, ou seja, que o processo é

No que se refere à ITIL v3, julgue os itens seguintes.

O Service desk, cuja tarefa principal é restabelecer rapidamente

a normalidade do serviço, é a unidade funcional envolvida em

diversas tarefas relativas ao serviço, como, por exemplo,

atender a chamada e requisições.

Considerando o disposto na ITIL (Information Technology

Infrastructure Library), versão 3, julgue os seguintes itens,

referentes ao gerenciamento de serviços de TI.

Recomenda−se que as organizações adaptem as práticas da

ITIL, conforme seu contexto, e defendam suas próprias

melhores práticas no âmbito da estrutura global de

gerenciamento de serviço.

Para o CobiT, os controles gerais são controles inseridos nos processos de TI e serviços. Já os controles inseridos nos

aplicativos de processos de negócios são comumente chamados de controles de aplicativos. Considere os seguintes itens:

1.Gerenciamento de mudanças.

2.Totalidade.

3.Veracidade.

4.Validade.

5.Segurança.

6.Operação de computadores.

São exemplos de controle gerais e exemplos de controles de aplicativos, respectivamente,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282