Segundo o Guia Prático para Contratação de Soluçõesde Tecnologia da Informação, no Planejamento da Contratação de Soluções de TI – PCTI, o processo de iniciação possui seis atividades e valida o artefato documentode oficialização da demanda. Assinale a alternativa que apresenta ostrês atores que participam deste processo.
Segundo o EGTI, alcançar a efetividade na gestão de TI é adotar processos de trabalho e boas práticas de gestão relevantes e sensíveis à gestão de TI visando à melhoria contínua dos resultados. Assinale a alternativa que apresenta uma das estratégias elaboradas para este fim.
No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.
1.Planejamento do Projeto (PP).
2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
3.Gestão de Requisitos (REQM).
4.Gestão de Riscos (RSKM).
5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).
( ) Gerenciar os requisitos técnicos e não técnicos absorvidos ou gerados por um projeto, identificando as inconsistências em relação aos planos e produtos do projeto e tratando de forma adequada as mudanças necessárias e seus impactos.
( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.
( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).
( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).
( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.
( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.
A sequência está correta em
O Decreto nº 7.579/2011, que dispõe sobre o SIP, trata nos arts. 5º e 6º das competências da Comissão de Coordenação do SISP e dos Órgãos Setoriais do SISP. Relacione adequadamente as colunas a seguir.
(Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)
1.Comissão de Coordenação do SISP.
2.Órgãos Setoriais do SISP
( ) Coordenar, planejar, articular e controlar as açõesrelativas aos recursos de tecnologia da informação, no âmbito dos respectivos Ministérios ou órgãos da Presidência da República.
( ) Assessorar o Órgão Central do SISP no cumprimento de suas atribuições.
( ) Acompanhar e avaliar os resultados da regulamentação emanada do Órgão Central do SISP, além de propor ajustamentos.
( ) Fornecer subsídios ao Órgão Central do SISP, por intermédio da Comissão de Coordenação, para a definição e elaboração de políticas, diretrizes e normas geraisrelativas ao SISP.
( ) Cumprir e fazer cumprir, por meio de políticas, diretrizes, normas e projetos setoriais, as políticas, diretrizes e normas gerais emanadas do Órgão Central do SISP.
( ) Participar da elaboração e implementação das políticas, diretrizes e normas gerais relativas à gestão dos recursos do SISP e ao processo de compras do Governo na área de tecnologia da informação.
( ) Participar, como membro da Comissão de Coordenação, dos encontros de trabalho programados para tratar de assuntos relacionados ao SISP.
( ) Promover o intercâmbio de conhecimento entre seus participantes e homogeneizar o entendimento das políticas, diretrizes e normas gerais relativas ao SISP.
A sequência está correta em
O Mapa Estratégico do SISP é composto por: sociedade; governo federal; processos internos; pessoas, aprendizado e conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos processos internos.
Paula trabalha em uma empresa que aplica o CMMI-DEV versão 1.3, de acordo com a documentação oficial. A empresa
encontra-se em um nível de maturidade em que o processo de Gerenciamento de Riscos permite identificar eficientemente
problemas potenciais antes que eles ocorram, de forma que as atividades de tratamento de riscos possam ser planejadas e
invocadas, quando necessário, ao longo do ciclo de vida dos produtos e projetos. Isso permite mitigar impactos adversos na
obtenção dos objetivos. Todos os demais processos deste nível de maturidade e dos níveis de maturidade anteriores funcionam
de maneira eficiente.
A empresa na qual Paula trabalha encontra-se no nível de maturidade
Por ciclo PDCA entende-se o conjunto de ações ordenadas e interligadas entre si:
planejar, desempenhar, checar e agir.
Analise as afirmativas sobre o ciclo PDCA, assinalando com V as verdadeiras e com F as
falsas.
( ) Em virtude da grande quantidade de variáveis envolvidas, o ciclo PDCA encaixa-se
perfeitamente no mundo da construção civil.
( ) O ciclo PDCA esvai-se após uma rodada completa.
( ) O ciclo PDCA pode ser empregado mesmo na fase prévia da obra, durante
o planejamento inicial.
( ) O grande mérito do ciclo PDCA é o planejamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O método mais usual para implantação das ferramentas da gestão da qualidade é o Ciclo
PDCA. As etapas desse ciclo são:
I. Planejamento
II Direção
III. Ação
IV. Controle
V. Execução
Estão CORRETA( S) apenas:
Com relação aos frameworks COBIT e ao ITIL, que são guias de
boas práticas em Governança de TI, analise as afirmativas a
seguir.
I. O COBIT é focado no nível estratégico, sendo baseado em
controles e direcionado por métricas.
II. O ITIL é focado nos níveis operacionais e táticos, visando a
fornecer as definições de melhores práticas e critérios para as
operações de gestão.
III. Os diferentes focos tornam o COBIT e o ITIL frameworks
incompatíveis
Assinale:
De acordo com o PMI/PMBOK, são cinco os grupos de gerenciamento necessários em qualquer projeto, que, por sua vez, integram processos com funções bem definidas. A seguir, são descritas atividades desenvolvidas em dois processos do grupo de gerenciamento de planejamento. I - Identificar as ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. II - Estimar os tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade. As atividades I e II correspondem aos processos denominados, respectivamente, como:
No âmbito do MPS.BR − Guia Geral MPS de Software (Agosto de 2012), a capacidade do processo possui nove Atributos de
Processos − AP. Cada AP está detalhado em termos de Resultados esperados do Atributo de Processo − RAP para alcance
completo do atributo de processo.
Analise o seguinte:
Quando o AP é uma medida do quanto as mudanças no processo são identificadas a partir da análise de defeitos, problemas,
causas comuns de variação do desempenho e da investigação de enfoques inovadores para a definição e implementação do
processo, tendo, dentre outros, os seguintes resultados esperados:
RAP 35.Objetivos de negócio da organização são mantidos com base no entendimento das estratégias de negócio e resultados
de desempenho do processo;
RAP 36.Objetivos de melhoria do processo são definidos com base no entendimento do desempenho do processo, de forma a
verificar que os objetivos de negócio relevantes são atingíveis;
RAP 42.Uma estratégia de implementação para as melhorias selecionadas é estabelecida para alcançar os objetivos de melhoria
do processo e para resolver problemas.
É correto que se trata do AP 5.1, ou seja, que o processo é
No que se refere à ITIL v3, julgue os itens seguintes.
O Service desk, cuja tarefa principal é restabelecer rapidamente
a normalidade do serviço, é a unidade funcional envolvida em
diversas tarefas relativas ao serviço, como, por exemplo,
atender a chamada e requisições.
Considerando o disposto na ITIL (Information Technology
Infrastructure Library), versão 3, julgue os seguintes itens,
referentes ao gerenciamento de serviços de TI.
Recomenda−se que as organizações adaptem as práticas da
ITIL, conforme seu contexto, e defendam suas próprias
melhores práticas no âmbito da estrutura global de
gerenciamento de serviço.
Para o CobiT, os controles gerais são controles inseridos nos processos de TI e serviços. Já os controles inseridos nos
aplicativos de processos de negócios são comumente chamados de controles de aplicativos. Considere os seguintes itens:
1.Gerenciamento de mudanças.
2.Totalidade.
3.Veracidade.
4.Validade.
5.Segurança.
6.Operação de computadores.
São exemplos de controle gerais e exemplos de controles de aplicativos, respectivamente,