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Considere que todos os projetos subordinados à área responsável

pelo gerenciamento de projetos devem

I apresentar um documento formal que autorize uma fase do

projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;

II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,

elaboração da EAP e determinação do orçamento;

III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o

planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a

resposta a riscos;

IV apresentar processo específico para entrega de benefícios

esperados pelo projeto;

V incorporar processo para monitorar e controlar o

desempenho do projeto;

VI gerenciar as partes interessadas do projeto;

VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados

ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à

equipe do projeto.

Tendo as informações apresentadas como referência inicial,

julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento

de projetos, à luz do PMBOK5

O processo denominado garantir a entrega dos benefícios esperados, da área gerenciamento da qualidade, é um dos novos processos do PMBOK5 e atende ao descrito no item IV.

Julgue os seguintes itens, relativos à segurança da informação, com

base no que dispõem as normas ISO/IEC 27002 e ISO/IEC 27001.

Há pontos em comum nos objetivos de controle Política

de Segurança da Informação da ISO 27001 e as práticas

do processo denominado gerenciar serviços de segurança

do domínio construir, adquirir e implementar, do

COBIT5. Essa política visa prover orientação e apoio da

direção para a segurança da informação, de acordo com

os requisitos do negócio e com as leis e regulamentações

relevantes.

Acerca do ITIL, julgue os itens a seguir.

O tempo médio entre falhas (TMEF) é uma métrica iniciada no momento em que o item de configuração comece a funcionar, até a sua próxima falha, e tem como objetivo medir e relatar a confiabilidade por meio do tempo médio em que um serviço de TI ou outro item de configuração consiga realizar a sua função acordada sem interrupção.

No ITIL, quais são as diferenças entre o catálogo de serviços de negócio e o catálogo técnico de serviços?

Nas categorias de atividades do controle de auditoria, é correto afirmar que:

Algumas práticas comuns na auditoria de TI incluem o uso de evidências. É correto afirmar que são exemplos de evidências:

No que se refere ao COBIT5, julgue os itens subsecutivos.

O processo de gestão designado gerenciar orçamento e custos visa executar a direção estratégica definida para os investimentos em linha com a visão de arquitetura corporativa e as características desejadas do investimento com os relacionados às carteiras de serviços e às restrições de financiamento.

De acordo com a norma ISO 20000, que regulamenta o padrão para

gerenciamento de serviços de TI, julgue os itens que se seguem.

Os incidentes de segurança devem ser gerenciados por meio de

atividades relacionadas a processos de monitoração de

segurança.

Julgue os itens subsecutivos, acerca da norma ISO 38500 e da

biblioteca ITIL V3

De acordo com a norma ISO 38500, os desenvolvimentos em

TI devem ser submetidos a uma avaliação focada na realidade

atual do negócio de modo a oferecer suporte ao referido

negócio.

Acerca de governança e gestão de TI, julgue os seguintes itens.

TOGAF é um framework de arquitetura dividido em

quatro subconjuntos da arquitetura corporativa: negócios,

dados, aplicativos e tecnologia.

À luz da norma ISO 9126, julgue os itens subsecutivos, que se

referem a métricas de qualidade de software.

A funcionalidade e a usabilidade, características dos atributos

de qualidade de software, possuem como subcaracterísticas,

respectivamente, a operacionalidade e a interoperabilidade.

No que se refere ao COBIT versão 5, julgue os itens seguintes.

O COBIT 5 provê um modelo de maturidade genérico que

demonstra como o gerenciamento do controle interno e a

necessidade do estabelecimento de melhores controles

tipicamente se desenvolvem de um nível ad hoc para um nível

otimizado.

Com relação a ITIL versão 3, julgue os itens a seguir

O gerenciamento da continuidade dos serviços de TI,

pertencente ao desenho de serviço, tem como objetivo manter

e melhorar a qualidade dos serviços de TI por intermédio de

um ciclo contínuo de atividades que envolvem planejamento,

coordenação, elaboração e estabelecimento de acordo de metas

de desempenho e responsabilidades mútuas.

São processos da fase de

Desenho de Serviço definidos pelo ITIL,

EXCETO:

Quanto as exceções em Java, ao analisar o

código abaixo podemos afirmar que:


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