Considere que todos os projetos subordinados à área responsável
pelo gerenciamento de projetos devem
I apresentar um documento formal que autorize uma fase do
projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,
elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o
planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a
resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios
esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o
desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados
ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à
equipe do projeto.
Tendo as informações apresentadas como referência inicial,
julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento
de projetos, à luz do PMBOK5
O processo denominado garantir a entrega dos benefícios esperados, da área gerenciamento da qualidade, é um dos novos processos do PMBOK5 e atende ao descrito no item IV.
Julgue os seguintes itens, relativos à segurança da informação, com
base no que dispõem as normas ISO/IEC 27002 e ISO/IEC 27001.
Há pontos em comum nos objetivos de controle Política
de Segurança da Informação da ISO 27001 e as práticas
do processo denominado gerenciar serviços de segurança
do domínio construir, adquirir e implementar, do
COBIT5. Essa política visa prover orientação e apoio da
direção para a segurança da informação, de acordo com
os requisitos do negócio e com as leis e regulamentações
relevantes.
Acerca do ITIL, julgue os itens a seguir.
O tempo médio entre falhas (TMEF) é uma métrica iniciada no momento em que o item de configuração comece a funcionar, até a sua próxima falha, e tem como objetivo medir e relatar a confiabilidade por meio do tempo médio em que um serviço de TI ou outro item de configuração consiga realizar a sua função acordada sem interrupção.
No ITIL, quais são as diferenças entre o catálogo de serviços de negócio e o catálogo técnico de serviços?
Nas categorias de atividades do controle de auditoria, é correto afirmar que:
Algumas práticas comuns na auditoria de TI incluem o uso de evidências. É correto afirmar que são exemplos de evidências:
No que se refere ao COBIT5, julgue os itens subsecutivos.
O processo de gestão designado gerenciar orçamento e custos visa executar a direção estratégica definida para os investimentos em linha com a visão de arquitetura corporativa e as características desejadas do investimento com os relacionados às carteiras de serviços e às restrições de financiamento.
De acordo com a norma ISO 20000, que regulamenta o padrão para
gerenciamento de serviços de TI, julgue os itens que se seguem.
Os incidentes de segurança devem ser gerenciados por meio de
atividades relacionadas a processos de monitoração de
segurança.
Julgue os itens subsecutivos, acerca da norma ISO 38500 e da
biblioteca ITIL V3
De acordo com a norma ISO 38500, os desenvolvimentos em
TI devem ser submetidos a uma avaliação focada na realidade
atual do negócio de modo a oferecer suporte ao referido
negócio.
Acerca de governança e gestão de TI, julgue os seguintes itens.
TOGAF é um framework de arquitetura dividido em
quatro subconjuntos da arquitetura corporativa: negócios,
dados, aplicativos e tecnologia.
À luz da norma ISO 9126, julgue os itens subsecutivos, que se
referem a métricas de qualidade de software.
A funcionalidade e a usabilidade, características dos atributos
de qualidade de software, possuem como subcaracterísticas,
respectivamente, a operacionalidade e a interoperabilidade.
No que se refere ao COBIT versão 5, julgue os itens seguintes.
O COBIT 5 provê um modelo de maturidade genérico que
demonstra como o gerenciamento do controle interno e a
necessidade do estabelecimento de melhores controles
tipicamente se desenvolvem de um nível ad hoc para um nível
otimizado.
Com relação a ITIL versão 3, julgue os itens a seguir
O gerenciamento da continuidade dos serviços de TI,
pertencente ao desenho de serviço, tem como objetivo manter
e melhorar a qualidade dos serviços de TI por intermédio de
um ciclo contínuo de atividades que envolvem planejamento,
coordenação, elaboração e estabelecimento de acordo de metas
de desempenho e responsabilidades mútuas.
São processos da fase de
Desenho de Serviço definidos pelo ITIL,
EXCETO:
Quanto as exceções em Java, ao analisar o
código abaixo podemos afirmar que:
