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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Na etapa de Desenho de Serviço da ITIL v3 atualizada em 2011, no processo de Gerenciamento de Nível de Serviço são

firmados os Acordos de Nível de Serviço – ANS. Um

A terceirização pode fazer parte das políticas relativas ao alinhamento estratégico entre a área de TI e negócios. Para a

terceirização a análise financeira é importante, pois as soluções técnicas (interna e externa) são semelhantes. O fator crítico de

sucesso é o gerenciamento. Considerando que as soluções interna e externa (terceirizada) adotam um único critério, como

24 × 7 × 365, em relação ao custo do gerenciamento da disponibilidade da infraestrutura de TI, a solução terceirizada oferece

Com relação às atribuições de um Gerente de Projetos e de um escritório de projetos, considere:

I.O Gerente de Projetos concentra-se nos objetivos especificados do projeto, enquanto o escritório de projetos gerencia as

principais mudanças do escopo do programa que podem ser vistas como possíveis oportunidades para melhor alcançar

os objetivos de negócios.

II.O Gerente de Projetos tem como função principal dar suporte ao escritório de projetos por meio do gerenciamento de

recursos compartilhados entre todos os projetos, enquanto o escritório de projetos atua no treinamento e supervisão da

equipe do projeto, incluindo o gerente.

III.O Gerente de Projetos controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível aos objetivos do

projeto, enquanto o escritório de projetos otimiza o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os

projetos.

IV.O Gerente de Projetos gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo, qualidade etc.) dos projetos individuais,

enquanto o escritório de projetos gerencia as metodologias, padrões, o risco/oportunidade global e as interdependências

entre os projetos no nível da empresa.

Segundo o Guia PMBoK 4a edição, as diferenças entre o papel do gerente de projetos e de um escritório de projetos incluem o

que consta APENAS em

O COBIT 5 estabelece que as organizações têm muitas partes interessadas e “criar valor" pode significar coisas diferentes e, por

vezes, conflitantes para cada uma delas. Governança está relacionada com negociar e decidir entre os interesses de valor das

diferentes partes interessadas. Por consequência, o sistema de governança deve considerar todas as partes interessadas ao

tomar decisões sobre a avaliação.

Com respeito ao enunciado acima, considere a seguinte figura do COBIT 5:

Na figura acima, I, II e III representam o que o COBIT 5 estabelece com respeito à criação de valor para as partes

interessadas. Trata-se de

Num Tribunal da região sul do Brasil, há um grupo de

terceirizados que realizam funções e atividades de acordo com a

tabela a seguir.

Está correto concluir que, de acordo com a Resolução

nº 90/2009 do CNJ, deverá(ão) ser gradualmente

substituído( s):

Acerca de portais corporativos e acessibilidade na Web, julgue os

próximos itens.

A WCAG 2.0 da W3C recomenda facilitar a audição e a visualização de conteúdos aos usuários, incluindo a separação do primeiro plano e do plano de fundo. O texto pode ser redimensionado sem tecnologia assistiva em até 200% sem perder conteúdo ou funcionalidade, exceto para legendas e imagens de texto.

Considerando o disposto na ITIL (Information Technology

Infrastructure Library), versão 3, julgue os seguintes itens,

referentes ao gerenciamento de serviços de TI.

A Operação do Serviço é a publicação central da ITIL a ser

consultada tratando−se de gerenciamento do relacionamento

com fornecedores.

Com relação à versão 3 da ITIL, julgue os itens subsequentes.

Quando os gestores de uma empresa desejam máxima eficiência e efetividade a cada solicitação de uma nova estação de trabalho, o processo da ITIL que está projetado para atingir esse resultado é o gerenciamento de mudanças.

Julgue os seguintes itens, referentes à gestão da qualidade.

O PDCA é um instrumento valioso de controle e melhoria de

processos.

Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model

integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de

processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os

itens seguintes.

Na análise de desempenho, para que a unidade organizacional

se mantenha no nível de maturidade A (em otimização) do

MPS.BR, uma das exigências é de que, em pelo menos um dos

processos selecionados, sejam implementados os atributos de

processo executado e gerenciado.

Julgue os itens a seguir acerca dos fundamentos da ITIL v3.

Um dos benefícios da adoção do ciclo de vida de serviço da

ITIL consiste na obtenção de maior clareza na demonstração

do retorno acerca dos investimentos (ROI) e do valor dos

investimentos (VOI) nos serviços de TI.

A respeito dos padrões CMMI e MPS/BR, julgue os itens seguintes.

Estabelecer e manter padrões do ambiente de trabalho que se aplicam às necessidades do negócio fazem parte do propósito de processos do nível F do MPS/BR.

O CMMI, ou em português, Modelo de Maturidade em

Capacitação-Integração, é um modelo de referência usado

para avaliar o grau de maturidade de uma empresa, no que

diz respeito à qualidade no desenvolvimento de softwares e

outras matérias. A respeito de processos e níveis de

maturidade definidos pelo CMMI, assinale a alternativa

correta.

De acordo com a ITIL v3, 2011, o ciclo PDCA - Plan-Do-Check-Act está mais fortemente relacionado com

Assinale a alternativa que indica as quatro etapas para a

elaboração do portfólio de serviços, segundo o ITIL, versão 3.

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