De acordo com a ITIL v3, as requisições de serviço
Começando com os processos CobiT, o proprietário do processo poderá gradativamente ampliar as comparações com os
objetivos de controle. Isso atende a três necessidades:
1ª . Uma medida relativa de onde a empresa está.
2ª . Uma maneira de eficientemente decidir para onde ir.
A 3ª necessidade é
Os modelos do CMMI são descritos em termos de áreas de processo, metas e práticas. Áreas de processo são conjuntos de
práticas relacionadas em uma determinada área que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas
consideradas importantes para causarem uma melhoria significativa naquela área. São áreas de processo relacionadas
diretamente à Engenharia de Requisitos no CMMI:
A figura abaixo mostra o ciclo de vida do gerenciamento
de serviços de TI, de acordo com a ITIL v3.

É estabelecido um modelo de melhores práticas
orientado para serviços, constituído de cinco
macroprocessos que se integram em uma
sequência lógica, cada um deles contemplando
também um conjunto de processos com objetivos
específicos. Dessa forma, os processos de portfólio
de serviços e o de gerenciamento de incidentes
fazem parte, respectivamente, dos seguintes
macroprocessos:
O padrão recomendado pelo W3C para estruturação e apresentação de conteúdo web é o
Com base no livro da Estrutura de Serviços do ITIL V3,
assinale a alternativa que contém, respectivamente, uma
habilidade/capacidade e um recurso.
A norma ISO/IEC 27001 adota o PDCA (Plan-Do-Check-Act – Planejar, Executar, Verificar e Agir), também conhecido
como ciclo de Deming, que é aplicado na estrutura de todos os processos de ISMS (Information Security Management
System – Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação). Em termos operacionais, a norma divide-se em
cinco grandes seções. Acerca dessas seções, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre os estágios do ciclo de vida do serviço, de acordo com a biblioteca ITIL V3: I.O Desenho do Serviço orienta sobre como as políticas e os processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados, desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos para uma organização. II.A Transição do Serviço orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas. III.A Operação do Serviço orienta sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz no dia a dia de uma organização. Estão CORRETAS as afirmativas:
Tipo de teste que consiste em aplicar em cada nova versão de um software todos os testes que já foram aplicados
nas versões anteriores, possibilitando a identificação dos impactos das implementações da nova versão em funcionalidades
que já foram testadas anteriormente e não foram modificadas, é denominado
Assinale a alternativa que não corresponde a um dos cinco livros (ou etapas) que compreendem o ciclo de vida dos serviços do ITIL, versão 3.
No âmbito do PMBOK quarta edição, considere:
I. Adequar o processo para atender às necessidades do projeto.
II. Desenvolver detalhes técnicos e de gerenciamento para serem incluídos no plano de gerenciamento do projeto.
III. Determinar recursos e níveis de habilidades necessárias para executar o trabalho do projeto.
IV. Determinar o nível de gerenciamento de configuração a ser usado no projeto.
V. Determinar quais documentos do projeto estarão sujeitos ao processo formal de controle de mudanças.
Durante o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, é utilizada uma técnica para auxiliar nas atividades acima. Tal técnica é conhecida como
PMBOK – Project Management Body of Knowledge, RUP – Rational Unified Process, NBR ISO/IEC 12207 - Processos de Ciclo de Vida de Software e CMMI - Modelos de Capacitacão de Maturidade são exemplos de modelos utilizados para gerenciamento de projetos de software.
Embora estejam cada vez mais presentes na área de TI, as soluções de cloud computing não são tratadas pelo ITIL, que considera apenas serviços alocados dentro das organizações.
O processo de administração ou gerência de projetos é composto por um conjunto de distintas áreas de conhecimento da administração, que formam o conteúdo do projeto, conforme propostas pelo PMBOK. Assinale a alternativa que apresenta a área de conhecimento da administração que trata do planejamento, programação e controle das atividades que devem ser realizadas para que o produto possa ser fornecido.
O CMMI-ACQ tem o propósito de ser um guia para a implementação das melhores práticas do CMMI para organizações compradoras de serviços. Tais práticas estão focadas em atividades para aquisição de produtos e serviços para atender às necessidades de clientes e usuários finais. É composto por 22 áreas de processos específicos. Com base no exposto, analise a seguinte afirmativa: “Demonstrar que um produto ou serviço adquirido preenche o uso pretendido quando colocado no ambiente intencionado”. A descrição anterior refere-se à área de processo denominada