Com relação às atribuições de um Gerente de Projetos e de um escritório de projetos, considere:
I.O Gerente de Projetos concentra-se nos objetivos especificados do projeto, enquanto o escritório de projetos gerencia as
principais mudanças do escopo do programa que podem ser vistas como possíveis oportunidades para melhor alcançar
os objetivos de negócios.
II.O Gerente de Projetos tem como função principal dar suporte ao escritório de projetos por meio do gerenciamento de
recursos compartilhados entre todos os projetos, enquanto o escritório de projetos atua no treinamento e supervisão da
equipe do projeto, incluindo o gerente.
III.O Gerente de Projetos controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível aos objetivos do
projeto, enquanto o escritório de projetos otimiza o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os
projetos.
IV.O Gerente de Projetos gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo, qualidade etc.) dos projetos individuais,
enquanto o escritório de projetos gerencia as metodologias, padrões, o risco/oportunidade global e as interdependências
entre os projetos no nível da empresa.
Segundo o Guia PMBoK 4a edição, as diferenças entre o papel do gerente de projetos e de um escritório de projetos incluem o
que consta APENAS em