Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva.
A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.
A gestão das relações com as comunidades internas e externas às organizações, orientada pela lógica do desenvolvimento sustentável, pode ser uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem da empresa e o seu próprio desempenho.
Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.
Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo entre membros das equipes de trabalho que compõem a estrutura formal das organizações; se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada.
Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.
A abordagem biológica da personalidade enfatiza que o comportamento humano é influenciado pela hereditariedade e pela estrutura fisiológica do organismo.
Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.
O padrão de desempenho esperado, ligado às metas e às competências organizacionais, define o grau de confiabilidade da avaliação de desempenho nas organizações.
Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.
Na avaliação de desempenho de pessoas, é correto utilizarem-se métodos de características de personalidade, que possuam baixa subjetividade, ou abordagens orientadas para resultados, que medem as contribuições dos funcionários para as organizações.
A respeito de recrutamento de pessoal, julgue o item a seguir.
Perda da criatividade, conservadorismo e desmotivação da equipe são desvantagens inerentes ao recrutamento externo pelo fato de introduzir na empresa pessoas que não têm o devido conhecimento da organização.
Acerca de avaliação de desempenho hospitalar, julgue o próximo item.
Está relacionada à perspectiva de mercado a capacidade que um hospital tem de responder às necessidades dos pacientes, assegurando a continuidade dos tratamentos e promovendo a saúde e a inovação a fim de prestar assistência a todos os cidadãos.
No que concerne a indicadores da gestão de desempenho hospitalar, julgue o item subsequente.
O retorno sobre investimento (return on investment – ROI) constitui o indicador faturamento hospitalar e representa a produtividade decorrente da utilização dos recursos: quanto mais produtiva for a instituição, mais bem aproveitados são os recursos investidos.
A diretora de recursos humanos de uma fundação privada está organizando a primeira pesquisa de clima organizacional da fundação. Ela quer escolher indicadores que permitam avaliar o clima organizacional, a fim de propor futuras ações de melhoria.
São indicadores do clima organizacional:
Uma das atribuições do guia PMBOK é listar as áreas de conhecimento dos projetos e detalhar o funcionamento e benefícios de cada uma. Sobre os benefícios da área de gerenciamento de Recursos Humanos, assinale a afirmativa correta.
O titular do setor de gestão de pessoas de um órgão público, cujos recursos são despendidos preponderantemente no exercício de funções departamentais, a exemplo da manutenção do cadastro de pessoal e da realização de rotinas de pagamento, pretende fazer que seu setor seja alçado à condição de parceiro estratégico da organização.
Considerando os requisitos para que, na situação hipotética anteriormente descrita, a pretensão do gestor de pessoas seja alcançada, julgue o item seguinte.
Além do alinhamento entre as políticas e práticas de gestão de pessoas, a estratégia e a estrutura da organização, também deverão ser considerados aspectos do ambiente institucional, político, cultural e econômico no qual o órgão se insere.
Atento às tendências no campo da gestão de pessoas, um órgão público decidiu reconfigurar seus subsistemas de administração de recursos humanos, especialmente os de seleção e concurso público, de capacitação e desenvolvimento e de avaliação de desempenho, a partir das premissas e preceitos do modelo da gestão de pessoas por competências.
Nessa situação hipotética,
os treinamentos no órgão deverão ser entregues para equipes de trabalho, e não para indivíduos ou grupos de trabalho, na medida em que diagnósticos de necessidades de desenvolvimento de competências assumem como referencial de desempenho os objetivos e as metas vinculados aos processos de trabalho da organização.
Após a sua contratação na empresa X, uma funcionária participou de um processo de orientação realizado com os outros novatos. Dessa forma, a empresa X agiu, buscando atingir um dos objetivos desse processo, que é
Dentro da perspectiva atual das relações de trabalho, determinados comportamentos dos gerentes e das chefias se tornam intoleráveis e sujeitos a legislação específica para coibir abusos. Entre estes comportamentos, podem-se citar como exemplo os casos de assédio moral, o qual é caracterizado pelo(a)