Quando transmitimos uma mensagem, oral ou escrita, é fundamental sabermos não só o significado que atribuímos às coisas, aos nossos gestos (comunicação não-verbal), às palavras e expressões, mas também às possíveis significações que as outras pessoas, com quem comunicamos, possam dar-lhe. Caso contrário, poderão surgir barreiras à comunicação.
São barreiras no processo de comunicação, exceto:
No que tange à cidadania, a relações públicas e à comunicação, julgue o seguinte item.
Em relações públicas, o prescritor especialista possui elevada capacidade para desenvolver programas comunicacionais, embora raramente se envolva no processo de tomada de decisões.
No tocante às relações interpessoais, julgue os itens que se seguem. I Para ser bem‐sucedido como líder, o gestor deve saber lidar com aspectos relativos à motivação, à comunicação, às relações interpessoais, ao trabalho em equipe e à dinâmica de grupo. II As relações interpessoais influenciam um grupo e podem afetar um ambiente, transformando‐o em um ambiente agradável e estimulante, neutro e monótono ou desagradável e aversivo. III A ausência de acordos e expectativas explícitas e claras favorece a existência, em um grupo, de boas relações interpessoais. Assinale a alternativa correta.
Com relação à administração geral e pública, julgue o item.
A técnica de recrutamento externo via consulta aos arquivos de candidatos é atividade esporádica, apresenta maior custo e requer prazo mais extenso.
De acordo com o conceito de aprendizagem organizacional e organizações em aprendizagem, as empresas teriam um interesse real, de ordem financeira, no desenvolvimento da capacidade cognitiva dos seus membros. Levando em consideração as premissas de defesa desse “homem que aprende", assinale a alternativa correta.
Acerca da gestão de pessoas, julgue o item seguinte.
O processo de coaching tem por objetivo obter solução para os problemas enfrentados pelos participantes em seus trabalhos.
Quanto ao gerenciamento, à gestão de equipes e a rotinas de pessoal, julgue o item a seguir.
O recrutamento interno é aquele em que o preenchimento das vagas e das oportunidades é feito por meio dos próprios colaboradores atuais.
Julgue o item seguinte com relação à avaliação de desempenho.
Além do sentido de regularidade pelo tempo, a avaliação de desempenho é norteada pelo comportamento do indivíduo em função de sua dinâmica no ambiente de trabalho e pelo trabalho a ser executado a fim de criar metas para o colaborador.
Julgue o item seguinte com relação à avaliação de desempenho.
É importante que o RH da empresa conduza a avaliação de desempenho sozinho, sem interferência de demais setores e sem ligação aos objetivos organizacionais. Dessa forma, o processo fica mais centralizado, gerando uma maior eficácia nos resultados.
Julgue o item seguinte acerca de treinamento e desenvolvimento.
O treinamento tem por definição a melhoria e o aperfeiçoamento das habilidades cognitivas e desenvolve as habilidades comportamentais do colaborador.
Quanto à administração de conflitos, julgue o item a seguir.
A análise estrutural do conflito avalia cinco parâmetros, isoladamente, para a compreensão do comportamento dos atores envolvidos na situação, são eles: as predisposições; as previsões; as pressões; as forças em jogo nas negociações; e o quadro de referência.
No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.
O mundo das organizações é rodeado de conflitos, constantes choques de interesses individuais e, por vezes, choque entre o interesse individual e o organizacional. A ética é uma peça fundamental para regular tais relações, inserindo limites e parâmetros a serem seguidos.
Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
No âmbito da gestão de pessoas, os funcionários de uma organização são vistos como talentos fornecedores de competências fundamentais para o sucesso da organização em questão.
Dentro da estrutura organizacional a área de recursos humanos tem maior poder de influenciar na organização quando está ligada à:
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Caso as necessidades de aprendizagem não tenham sido identificadas a partir de referenciais de desempenho organizacional e individual, então é pouco provável que os programas e ações instrucionais exerçam efeitos positivos sobre o comportamento dos colaboradores e os resultados da organização.