Atento às tendências no campo da gestão de pessoas, um órgão público decidiu reconfigurar seus subsistemas de administração de recursos humanos, especialmente os de seleção e concurso público, de capacitação e desenvolvimento e de avaliação de desempenho, a partir das premissas e preceitos do modelo da gestão de pessoas por competências.
Nessa situação hipotética,
o processo de seleção interna para ocupação de postos gerenciais no órgão deverá privilegiar a participação em ações de capacitação, sem as quais não se pode atestar que os candidatos possuem os repertórios necessários ao exercício das funções de gestão determinadas.
Julgue o item subsequente, relativo a qualidade de vida no trabalho.
Na implementação de programas de qualidade, não se podem descartar o papel da cultura e a mentalidade da organização.
Julgue o seguinte item, acerca da gestão de pessoas.
Entre outros aspectos, a avaliação de desempenho nas instituições de saúde contribui para o ajuste do perfil do colaborador ao local de trabalho com que ele mais se identifica e, também, para o diagnóstico de necessidades de treinamentos/qualificações.
Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
A capacitação de pessoas no âmbito das organizações envolve, entre outros, temas complexos como a preparação de lideranças e a educação corporativa continuada.
Além dos seus objetivos principais, a função recursos humanos tem como componentes:
Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.
No recrutamento de pessoas, a literatura contemporânea recomenda que a apresentação de informações para os candidatos se limite às consideradas desejáveis, como as vantagens e os benefícios associados ao cargo.
Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue o item seguinte.
Segundo Frederick Herzberg, um dos teóricos das teorias motivacionais, há dois fatores que explicam o comportamento das pessoas: os higiênicos e os motivacionais.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Caso o levantamento de necessidades tenha por finalidade a confecção de um plano corporativo de educação, são necessárias três análises, cada qual dependente de determinados parâmetros: organizacional (estratégia, estrutura e cultura corporativa), de tarefas (processos, espaços ocupacionais e(ou) cargos) e individual (repertório atual de conhecimentos, habilidades e atitudes).
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino.
No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.
Em vez de confirmar a identidade e as aptidões dos trabalhadores e de valorizar a qualidade de suas experiências e conhecimentos, uma tática de socialização organizacional objetiva a promoção de uma ruptura na identidade do trabalhador, de forma a facilitar a internalização de atitudes e valores coerentes com as orientações organizacionais.
Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.
A mensuração do conhecimento organizacional pode ser efetuada a partir da perspectiva do capital humano, dos clientes e da organização. Ilustram medidas dessas dimensões, respectivamente, os custos de treinamento por colaborador, o índice de satisfação do cliente e o tempo médio de resposta para atender à solicitação dos clientes.
Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.
A teoria da personalidade implícita postula que o temperamento refere-se ao padrão de comportamento, que ocorre de forma consistente em diferentes situações, sendo o que define a personalidade de uma pessoa em comparação às demais.
Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.
A avaliação e a gestão de desempenho são processos similares, pois visam dotar as organizações de condições adequadas para as pessoas expressarem seus potenciais e competências.
Sobre a temática gestão de pessoas, leia atentamente as assertivas que se seguem e assinale aquela que não se encaixa nessa temática:
A respeito de recrutamento de pessoal, julgue o item a seguir.
Entre as desvantagens do recrutamento interno encontram-se a possibilidade de desmotivar e frustrar o crescimento da equipe e a probabilidade de causar desajustes na política salarial da organização.