Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A gestão estratégica de pessoas surgiu a partir da percepção do impacto do capital humano na consecução das estratégias organizacionais, tornando-se uma vantagem competitiva. Um dos traços distintivos de tal modelo em relação à abordagem tradicional consiste na descentralização, com a delimitação dos conceitos de função de staff e responsabilidade de linha, sendo: I. função de staff desempenhada pela área de RH, envolvendo consultoria e assessoria. II. responsabilidade de linha atribuída a cada gestor em relação a seus subordinados. III. função de staff de natureza operacional, ligada a medidas concretas. IV. autoridade de linha de natureza normativa, prescrevendo procedimentos uniformes. Esta correto o que se afirma APENAS em

Cada vez mais o servidor precisa desenvolver novas habilidades de comunicação oral, que vão desde a demonstração de conhecimento profundo dos serviços que a Organização oferece até a capacidade de interagir com o administrado – o que inclui falar e ouvir bem. Dentre as alternativas abaixo, são técnicas e estratégias de comunicações, EXCETO.



São consideradas vantagens da descentralização da autoridade nas organizações, EXCETO:

Comunicação implica a relação entre a parte que transmite e a parte que compreende. Comunicar significa também repartir, compartilhar, é ação entendida como um processo de socialização e de evolução humana tanto em forma como em conteúdo. Um conceito relacionado com a comunicação, considerado o produto real da codificação da fonte (emissor), é a(o)

Quando transmitimos uma mensagem, oral ou escrita, é fundamental sabermos não só o significado que atribuímos às coisas, aos nossos gestos (comunicação não-verbal), às palavras e expressões, mas também às possíveis significações que as outras pessoas, com quem comunicamos, possam dar-lhe. Caso contrário, poderão surgir barreiras à comunicação.

São barreiras no processo de comunicação, exceto:

Os movimentos das pessoas para fora da organização, decorrentes da decisão da pessoa de se retirar de forma definitiva do mercado de trabalho ou de mudar de carreira ou, ainda, decorrentes de decisão da organização, da pessoa ou de ambos, objetivando extinguir a relação de trabalho, são próprios do processo de

Conforme enfatiza Augustinho Vicente Paludo, “a questão da excelência em serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade" (In: Administração Pública, Elsevier, p. 251-252). Nesse contexto, alguns fatores podem ser apontados para identificar uma atuação de excelência na Administração, entre os quais:

I. comunicação com o usuário-cidadão: criação de canais que possibilitem a troca de informações e oitiva das expectativas e reclamações.

II. capacidade de resposta: prontidão para ajudar os clientes e prestar os serviços dentro do prazo estabelecido.

III. cultura da inovação: que permite à Administração afastar a aplicação dos princípios constitucionais em prol da eficiência.

Está correto o que se afirma APENAS em

A comunicação interpessoal é um processo que envolve o processo de envio e recebimento de símbolos aos quais são agregados significados entre as pessoas. Neste sentido, pode-se AFIRMAR que a comunicação interpessoal é dificultada por atitudes como:

Com relação a coaching, assinale a alternativa correta.

Do que dependem os processos organizacionais ou corporativos de comunicação para que sejam eficazes?

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback ou a realimentação, que é o retorno da informação para o emissor. Assinale a alternativa que apresenta as formas em que ocorre o feedback.

A maior parte dos sistemas de informação de RH é computadorizada e procura atender objetivos administrativos e de suporte para decisão. Assinale a alternativa que apresenta a quem deve estar dedicado o sistema de informações de RH de uma empresa.

Desde os primórdios da administração, as relações humanas foram consideradas fundamentais para a atuação das pessoas nas organizações, incluindo a qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores, o sistema social formado pelos grupos e o papel dos supervisores como intermediários entre os grupos de trabalho e a administração superior. Quais são as principais decisões que um gerente deve tomar para desenhar um programa de relações com os empregados?

Comunicamos 70% do tempo que permanecemos acordados. Contudo, a comunicação não é simplesmente a transmissão de um significado, ela precisa ser compreendida. A comunicação perfeita, se existisse, seria como se um pensamento ou conceito fosse transmitido de uma pessoa para outra de tal forma que a figura mental percebida pelo receptor fosse idêntica à visualizada pelo emissor. Mas diversas barreiras podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz. Há somente barreiras comunicacionais em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282