Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica que organiza a prática pedagógica, partindo da ideia de que as crianças sofrem mudanças motoras observáveis e que respondem a uma sequência de habilidades motoras que devem ser trabalhadas de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento.
Jogos e brincadeiras fazem parte de conteúdos da educação física escolar, sobretudo no ensino fundamental. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta os tipos de jogos e as brincadeiras que podem ser vivenciadas em aulas de educação física.
A identificação de níveis de performance (eficiência) de habilidades motoras depende: (Galdino, 2005)
Após realizar a seleção dos conteúdos ou conhecimentos de ensino, o professor de Educação Física necessita, segundo Turra et. al (1986) ―organizá-los sequencialmente‖ obedecendo os seguintes critérios:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao Ensino Fundamental, apresentam três princípios que norteiam a Educação Física no Ensino Fundamental, são eles:
"O princípio da inclusão do aluno é o eixo fundamental que norteia a concepção e a ação pedagógica da Educação Física escolar, considerando todos os aspectos ou elementos, seja na sistematização de conteúdos e objetivos, seja no processo de ensino e aprendizagem, para evitar a exclusão ou alienação na relação com a cultura corporal de movimento" (PCN, 1998). Neste contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apontam para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busque: I - A competição. II - A participação individual. III – O desenvolvimento da autonomia. IV - A afirmação de valores e princípios democráticos. A partir do exposto é correto o que se afirma em:
Quando estudamos os objetivos da educação física escolar nos deparamos com uma lista extensa, por exemplo: democratizar o acesso a educação física, a busca pela autonomia, lazer e saúde enquanto possibilidades da educação física, etc. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Após o período formal de aulas de educação física na escola (mais de 11 anos ao longo da escolaridade), os alunos deveriam ter condições de manter uma prática regular de atividade física, se assim desejarem, sem o auxílio de especialistas. Deveriam negar atitudes de violência no esporte ou em qualquer outra manifestação social, apreciar um bom espetáculo de dança ou mesmo esporte, reconhecer as características de uma academia de ginástica adequada, posicionar-se criticamente em relação aos padrões de beleza impostos pelas diferentes mídias, participar de um jogo de voleibol na praia no seu tempo livre de lazer, relacionar as diferentes práticas de atividades físicas com aspectos nutricionais e os gastos energéticos, além de muitos outros aspectos. ( ) A discussão sobre saúde na escola, em muitos casos, tem sido catalisada pela educação física, e a abordagem de maior destaque é aquela com base em um entendimento de ser humano e de movimentos fundamentados predominantemente em valores humanos. Essas manifestações podem ser percebidas pela eleição dos conteúdos esportivos orientados ao alcance da performance máxima, ou de concepções que reduzem os alunos a um conjunto anatomofisiológico. ( ) Embora o conceito da instituição escola esteja se alterando nas últimas décadas, ele esteve, até agora, atrelado à reprodução da cultura e do trabalho. Falta, nesse sentido, espaço para o lazer. Essa falta não se restringe às discussões sobre sua importância, mas se confunde com a falta de espaços, horários, contingente humano, enfim, resume o que a escola pensa sobre o lazer: nada ou quase nada. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Ao pensarmos em avaliação do ato de ensinar educação física, nos deparamos com a concepção dos critérios. Analise as definições dos tipos de critérios descritos abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Funcionalista, então poderá tomar como ponto de partida da análise o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada na medida em que melhoram resistência, força e mobilidade dos alunos. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Biologista, parte do princípio que a prática desportivo-motora em si mesma atua formativamente, então será útil, como guia de análise, o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada a medida em que desencadeia prazer nos alunos e contribua para a manutenção da alegria no movimento e no jogo. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Behaviorista, acredita que a educação física deve se voltar para a melhoria de habilidades técnico-desportivas, operacionalizáveis, então poderá servir, como ponto de partida, o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada na medida em que contribua para o aumento de rendimentos técnico-desportivos dos alunos. A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
A valência física predominante para obter um maior alcance no momento do salto em uma aula de Handebol, onde o professor propõe aos alunos um exercício de arremesso em suspensão com a progressão em três passadas é.
Um torneio de Handebol será realizado com alunos do 6° e 7° anos. O sistema adotado será o de eliminatória simples, contendo 13 equipes. As partidas serão realizadas em 2 (dois) tempos de 10 (dez) minutos com intervalo de 2 (dois) minutos e, entre os jogos haverá um intervalo de 3 (três) minutos. Sendo assim, o número de jogos e o tempo de duração deste torneio será, respectivamente.
De acordo com Silva e Júnior (2017), identifique as afirmações quer caracterizam Jogos Cooperativos com ( I ) e jogos competitivos com ( II ).
( ) Divertido para todos.
( ) Cria pontes entre as pessoas.
( ) Estimula a desconfiança e o egoísmo.
( ) Todos envolvem-se de acordo com as habilidades.
( ) Poucos são bem sucedidos.
( ) Todos sentem-se ganhadores.
Logo, a sequência correta, lida de cima para baixo, é a seguinte:
O professor de uma Escola Municipal propõe como uma das avaliações bimestrais, um festival de dança, em que os alunos irão construir um trabalho criativo, em grupo.
Essa proposta, numa perspectiva social, tem como objetivo resolver:
Para responder à questão, considere o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Segundo RCNEI, entende-se a importância do brincar, tendo em vista, o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, ou seja, como o: I. Cognitivo. II. Afetivo. III. Motor. IV. Social. Quais estão corretos?
Em relação ao crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, podemos afirmar que: I. Crescimento refere-se a um processo contínuo de mudanças no organismo tanto físico quanto mental, que se inicia na concepção e se estende até a morte. II. Crescimento refere-se a um aumento no tamanho do corpo causado pela multiplicação ou pelo aumento das células, chamado de hiperplasia e hipertrofia. III. Desenvolvimento refere-se a um processo contínuo de mudanças no organismo tanto físico quanto mental, que se inicia na concepção e se estende até a morte. IV. Desenvolvimento refere-se a um aumento no tamanho do corpo causado pela multiplicação ou pelo aumento das células chamado de hiperplasia e hipertrofia. V. Crescimento e desenvolvimento são sinônimos e podem ser definidos como elementos responsáveis pela maturação biopsicosocial de crianças e adolescentes que os acompanharão do nascimento até a velhice. De acordo com as asserções acima, assinale a alternativa correta:
O handebol é um jogo em que duas equipes, cada qual com 7 jogadores (em quadra), procuram por meio de uma série de passes com a mão, fazer entrar a bola no gol do adversário, defendido pelo goleiro, único jogador com permissão para usar os pés. Sobre as regras do handebol, é correto afirmar que: I. A quadra de handebol é um retângulo que mede 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, tendo como linhas e marcações da quadra a área de gol, linha de tiro livre, linha de limitação do goleiro, linha de 7 metros, linhas de substituição, linha central, linha lateral e linha de fundo. II. A duração normal de uma partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 16 anos é de 2 tempos de 40 minutos. O intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos. III. A duração normal da partida para equipes de adolescentes com idade entre 12 e 16 anos é de 2 x 35 minutos, e no grupo de idade entre 8 e 12 anos o tempo é de 2 x 30 minutos. Em ambos os casos, o intervalo de jogo é normalmente de 20 minutos. IV. Uma prorrogação (tempo extra) será jogada após 5 minutos de intervalo, caso uma partida acabar empatada e tenha que ser determinado um vencedor. A prorrogação consiste em 2 períodos de 5 minutos, com um intervalo de 1 minuto. V. Se a partida continuar empatada depois do primeiro tempo extra, um segundo tempo extra será jogado, após um intervalo de 5 minutos. Este segundo tempo extra também tem dois períodos de 5 minutos com intervalo de 1 minuto. Assinale a alternativa correta: