Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Segundo Kunz (2006), o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar deveir além do simples desenvolvimento de habilidades e técnicas do esporte. Nesse sentido, o conhecimento cultural e social do esporte deve ser trabalhado junto com suas técnicas. O autor defende que, quando o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve sob a orientação de uma didática comunicativa, tem-se um aspecto importante a ser considerado ao longo do trabalho pedagógico que é a:

Segundo Castellani (2013), a Educação Física brasileira possui, em suas origens, uma forte influência do militarismo. Nesse sentido, desde o século XIX, a Educação Física está atrelada ao objetivo de formar o indivíduo “forte” e “saudável”. Entretanto, “esse entendimento de que a Educação Física seria a educação do físico não se deve exclusivamente aos militares” (p.30). De acordo com o autor citado, junto aos militares, nessa compreensão de Educação Física, estão os:

A avaliação é um instrumento importante na construção do processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar. O Coletivo de Autores (2012) considera que o sentido da avaliação é o de fazer com que a Educação Física sirva:

Na dinâmica curricular, a perspectiva da Educação Física escolar que tem como objeto de estudo o desenvolvimento da aptidão física do homem baseia-se nos seguintes princípios:

I. Fundamentos sociológicos, filosóficos, antropológicos, psicológicos e, enfaticamente, nos biológicos para educar o homem forte, ágil, apto, empreendedor, que disputa uma situação social privilegiada na sociedade competitiva de livre concorrência.

II. Procura, através da educação, adaptar o homem à sociedade, alienando-o da sua condição de sujeito histórico, capaz de interferir na transformação da mesma.

III. Recorre à filosofia liberal para a formação do caráter do indivíduo, valorizando a obediência, o respeito às normas e à hierarquia.

IV. Apoia-se na pedagogia tradicional influenciada pela tendência biologicista para adestrá-lo. Essas concepções e fundamentos informam um dado tratamento do conhecimento. Indique a alternativa CORRETA.

“[...] é a abordagem que compreende o movimento humano como cultural, ou seja, ele está relacionado à realidade do ser humano. Nessa concepção, conceitua o gesto como uma técnica corporal e cultural”. O fragmento citado refere-se a qual tendência pedagógica da Educação Física na escola.

O desenvolvimento das cavidades do coração são obtidas através de qual prática?

Uma das abordagens da Educação Física escolar é a denominada de esportivista (Maldonado e Silva, 2016). Quando esses autores se referem aos escritos de Darido, mencionam que adeptos dessa abordagem entendem que a Educação Física possui como finalidades a busca do rendimento, a seleção e a iniciação esportiva, e seus conteúdos procedimentais têm como foco o esporte e os valores, atitudes e normas ensinados que visam ao desenvolvimento

Rossetto, Ardigó, Corta e D’Angelo (2006) apresentam os princípios pedagógicos do esporte educacional, adotados pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), que estão fundamentados nos quatro pilares da educação para o futuro da UNESCO. Para eles, a pedagogia do esporte deve integrar o fazer, o saber, o conviver e o

Winterstein e Veditti Jr. (In: De Rose Jr., 2009) abordam a motivação para as práticas corporais e para o esporte, destacando o papel da motivação intrínseca e extrínseca.
Para eles, espera-se que o esporte e as práticas corporais sejam realizados movidos por

Em uma partida de handebol, ao analisarmos o momento da cobrança de um tiro de sete metros, tendo em mente os conceitos de condições de prática para habilidades fechadas mencionados por Magill (2002), é correto afirmar que, para o atleta que irá cobrar o tiro de sete metros, são características não reguladoras

Um profissional de Educação Física que opte por fundamentar o ensino de uma modalidade esportiva na teoria de aprendizagem significativa mencionada por Silva & Guimarães (In: Nista-Picolo & Toledo, 2014) sondará o conhecimento prévio do aluno sobre tal modalidade esportiva e ordenará os conteúdos a ensinar como princípio a sua

Leia o seguinte trecho de autoria de Carmo, Mendes e Brito (2008).

“A prática regular de atividades físicas durante o envelhecimento e nas idades mais avançadas é fundamental para que o idoso consiga prolongar ao máximo a sua capacidade funcional, continuando apto a realizar as atividades da vida diária, mantendo assim, sua .”
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente a lacuna do trecho citado.

São objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental, entre outros, EXCETO:

Assinale a alternativa que apresenta uma regra incorreta do futebol de campo.

São fundamentos básicos do basquetebol:

  1. rebote
  2. passe
  3. arremesso
  4. lance livre

A quantidade de assertivas corretas é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282