Segundo Kunz (2006), o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar deveir além do simples desenvolvimento de habilidades e técnicas do esporte. Nesse sentido, o conhecimento cultural e social do esporte deve ser trabalhado junto com suas técnicas. O autor defende que, quando o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve sob a orientação de uma didática comunicativa, tem-se um aspecto importante a ser considerado ao longo do trabalho pedagógico que é a:
Segundo Castellani (2013), a Educação Física brasileira possui, em suas origens, uma forte influência do militarismo. Nesse sentido, desde o século XIX, a Educação Física está atrelada ao objetivo de formar o indivíduo “forte” e “saudável”. Entretanto, “esse entendimento de que a Educação Física seria a educação do físico não se deve exclusivamente aos militares” (p.30). De acordo com o autor citado, junto aos militares, nessa compreensão de Educação Física, estão os:
A avaliação é um instrumento importante na construção do processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar. O Coletivo de Autores (2012) considera que o sentido da avaliação é o de fazer com que a Educação Física sirva:
Na dinâmica curricular, a perspectiva da Educação Física escolar que tem como objeto de estudo o desenvolvimento da aptidão física do homem baseia-se nos seguintes princípios:
I. Fundamentos sociológicos, filosóficos, antropológicos, psicológicos e, enfaticamente, nos biológicos para educar o homem forte, ágil, apto, empreendedor, que disputa uma situação social privilegiada na sociedade competitiva de livre concorrência.
II. Procura, através da educação, adaptar o homem à sociedade, alienando-o da sua condição de sujeito histórico, capaz de interferir na transformação da mesma.
III. Recorre à filosofia liberal para a formação do caráter do indivíduo, valorizando a obediência, o respeito às normas e à hierarquia.
IV. Apoia-se na pedagogia tradicional influenciada pela tendência biologicista para adestrá-lo. Essas concepções e fundamentos informam um dado tratamento do conhecimento. Indique a alternativa CORRETA.
“[...] é a abordagem que compreende o movimento humano como cultural, ou seja, ele está relacionado à realidade do ser humano. Nessa concepção, conceitua o gesto como uma técnica corporal e cultural”. O fragmento citado refere-se a qual tendência pedagógica da Educação Física na escola.
O desenvolvimento das cavidades do coração são obtidas através de qual prática?
Uma das abordagens da Educação Física escolar é a denominada de esportivista (Maldonado e Silva, 2016). Quando esses autores se referem aos escritos de Darido, mencionam que adeptos dessa abordagem entendem que a Educação Física possui como finalidades a busca do rendimento, a seleção e a iniciação esportiva, e seus conteúdos procedimentais têm como foco o esporte e os valores, atitudes e normas ensinados que visam ao desenvolvimento
Rossetto, Ardigó, Corta e D’Angelo (2006) apresentam os princípios pedagógicos do esporte educacional, adotados pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), que estão fundamentados nos quatro pilares da educação para o futuro da UNESCO. Para eles, a pedagogia do esporte deve integrar o fazer, o saber, o conviver e o
Winterstein e Veditti Jr. (In: De Rose Jr., 2009) abordam a motivação para as práticas corporais e para o esporte, destacando o papel da motivação intrínseca e extrínseca.
Para eles, espera-se que o esporte e as práticas corporais sejam realizados movidos por
Em uma partida de handebol, ao analisarmos o momento da cobrança de um tiro de sete metros, tendo em mente os conceitos de condições de prática para habilidades fechadas mencionados por Magill (2002), é correto afirmar que, para o atleta que irá cobrar o tiro de sete metros, são características não reguladoras
Um profissional de Educação Física que opte por fundamentar o ensino de uma modalidade esportiva na teoria de aprendizagem significativa mencionada por Silva & Guimarães (In: Nista-Picolo & Toledo, 2014) sondará o conhecimento prévio do aluno sobre tal modalidade esportiva e ordenará os conteúdos a ensinar como princípio a sua
Leia o seguinte trecho de autoria de Carmo, Mendes e Brito (2008).
“A prática regular de atividades físicas durante o envelhecimento e nas idades mais avançadas é fundamental para que o idoso consiga prolongar ao máximo a sua capacidade funcional, continuando apto a realizar as atividades da vida diária, mantendo assim, sua .”
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente a lacuna do trecho citado.
São objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental, entre outros, EXCETO:
Assinale a alternativa que apresenta uma regra incorreta do futebol de campo.
São fundamentos básicos do basquetebol:
A quantidade de assertivas corretas é: