Julgue o item subsequente, a respeito do crescimento e desenvolvimento humano e da aprendizagem motora.
A aprendizagem motora consiste no melhoramento gradativo da função motriz de um indivíduo ao desempenhar certo comportamento motor, que é analisado através da prática; assim, aprender exige uma modificação estrutural externa, observada geralmente por meio do desempenho, em uma alteração instável do comportamento do indivíduo como resultado da prática e(ou) experiência.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se seguem.
É previsto que o atendimento educacional especializado aconteça em horário contrário ao da aula regular e em sala especial.
Em certo sentido, planejar a tematização de uma prática corporal nas aulas de Educação Física assemelha-se à preparação para uma viagem. Assim, é necessário pensar nos seus momentos: Antes, Durante e Depois.
São ações requisitadas correta e respectivamente em cada momento:
(Adaptado de: NUNES, M.L.F. Planejando a viagem ao desconhecido: o plano de ensino e o currículo cultural de Educação Física. In:
FERNANDES, C. (org.) Ensino Fundamental − planejamento a prática pedagógica. Curitiba: Appris, 2018. p. 77-115)
A escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relativos à promoção da saúde. Tendo em vista que é o principal componente curricular a abordar essa temática, ao incentivar os alunos à prática de atividades físicas como elementos motivadores de uma vida saudável, a educação física dispõe-se a
Considerando a multiplicidade de práticas esportivas existentes no mundo contemporâneo, torna-se desafiador para o professor de educação física administrar o tempo de ensino-aprendizagem para que alunos e praticantes tenham acesso a maior diversidade possível, tanto de modalidades esportivas quanto de conhecimento sobre cada uma delas. Nesse sentido, diferenciar os esportes levando em consideração as expectativas que são estabelecidas em relação ao nível de aprendizagem que os alunos buscam e conseguem atingir em cada modalidade caracteriza-se como um importante processo.
Essas expectativas de aprendizado podem ser estabelecidas a partir da classificação das práticas esportivas em duas categorias; assinale-as.
No ensino médio, além da experimentação de novos jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura, os estudantes devem ser desafiados a pensar acerca dessas práticas, e também a
A respeito do lazer, assinale a alternativa correta.
O futebol possui um papel relevante na construção da identidade nacional e na formação cultural do povo brasileiro. Ainda que não seja possível generalizar a influência do futebol na sociedade brasileira, de alguma forma, a maioria das pessoas está exposta aos seus códigos e signos culturais e, sem dúvidas, a mídia assumiu importante lugar nesse processo de difusão do futebol.
Sobre a relação entre mídia, futebol e o seu ensino na educação física escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É necessário que o professor proponha uma análise crítica sobre o discurso midiático do futebol no contexto educacional, para que se possa, pedagogicamente, oferecer condições para que os estudantes desvendem os interesses e valores veiculados pela mídia acerca dessa prática esportiva.
( ) Os meios midiáticos atuam, de forma significativa, tanto na elaboração quanto na legitimação de estruturas para a interpretação de sentido e significados atribuídos ao futebol. Ao mesmo tempo em que difundem conhecimentos acerca desta prática, também apresentam um conjunto de códigos para que a sociedade possa decifrar as ideias transmitidas.
( ) Os meios de comunicação de massa têm proporcionado um canal privilegiado para a divulgação do futebol, movimento este que reforça a veiculação de códigos pertencentes à cultura do futebol, ao mesmo tempo em que ignora as transformações da modalidade e a compreensão dos espectadores, leitores e ouvintes.
( ) Abordar o futebol no ambiente escolar como mera reprodução do capitalismo e das mensagens enviadas pela mídia caracteriza-se como uma visão simplista desse fenômeno, desconsiderando, inclusive, a riqueza da dinâmica cultural do cotidiano escolar em que se insere diversas práticas que resistem a esse ideário.
A sequência está correta em
As anotações abaixo foram extraídas do “diário” de uma turma do 4o do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Vitória(ES). No final de cada aula, um aluno levava o diário para casa com a tarefa de produzir uma narrativa relacionada com as experiências vivenciadas e, posteriormente, passava-o para outro colega.
Eu adorei a aula de sexta-feira porque na aula de terça a professora pediu para nós criarmos uma brincadeira, misturando duas das quatro brincadeiras que nós fizemos. As brincadeiras eram: Malha, Boliche, Peteca e Pula-Corda. A minha se chamava ‘Malha Boliche’ mas a do grupo da Ana Clara eu não ouvi por causa do barulho, mas a maioria da sala gostou mais da minha brincadeira. As regras do 'Malha Boliche' eram: jogar uma bolinha de meia nas latinhas que vão estar a pouco menos de três metros do jogador, se o jogador derrubar a lata, ele ganha cinco pontos e assim por diante, mas se ele não derrubar nenhuma, o jogador perde a vez e cinco pontos (ALUNA D).
Ontem a aula foi muito boa, teve muitas brincadeiras diferentes como: futebol misturado, elefante colorido, menina pega menino e fugi-fugi. A aula foi muito divertida. Eu gostei da sua aula, eu gostei de você (ALUNO P). Eu gostei do dia de quarta-feira porque nós fizemos regras para a aula de educação física, para a gente parar de fazer bagunça e ter uma aula melhor (ALUNO E).
A ida da Sara [mãe de uma aluna da turma] à escola foi muito legal, aprendemos um jogo diferente, ela é muito boa. Cheguei em casa e ensinei esse jogo para a minha avó, ela adorou e nós jogamos por um bom tempo. Essa foi uma das melhores aulas (ALUNA M).
(SANTOS, W. et al. Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista,Belo Horizonte, v.30, n.04, p.153-179, Out.-Dez. 2014. p. 174)
Com base na análise dos registros feitos pelas crianças, é correto afirmar que o diário amplia o diálogo
Fabiano Pries Devide, em Estudos de gênero na Educação Física brasileira: entre ameaças e avanços, na direção de uma pedagogia queer (2020), afirma que As práticas sociais dxs alunxs devem escapar ao binarismo, sendo interpretadas como mais uma forma de expressão de um corpo sexuado, que ocupa espaços diversos, que não devem ser rotulados como masculinos ou femininos e não possuem relação direta com sua sexualidade.
Nas aulas de Educação Física, isso acontece quando
Dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos, busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento a fundamentação para a Educação Física. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola. Defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora tal possa ocorrer como um subproduto da prática motora. Em suma, uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras.
(BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 24 com adaptações)
A descrição acima corresponde à concepção
Dentre as diversas classificações das lutas, é possível elaborá-las em função dos seus objetivos durante o confronto, do tipo de contato entre os adversários e do emprego de recursos. Sob esse critério, há lutas com agarre, golpes e implementos. O objetivo do agarre é derrubar o adversário e imobilizá-lo.
Apresentam exclusivamente lutas com agarre:
Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.
A concepção de higienismo na educação física compreende a valorização de hábitos de higiene, eugenismo, saúde e desenvolvimento físico e moral por meio do exercício físico.
Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
Ao abordar as diversas práticas corporais, a inclusão é um princípio norteador do trabalho pedagógico da educação física.
Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
Na seleção de um programa de jogos e brincadeiras, é desejável que o professor observe a memória lúdica e o contexto cultural dos alunos.