Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.
Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para professores, alunos e escola, contribuindo para alcançar objetivos previamente traçados.

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.
A melhoria de saúde dos alunos está condicionada à ênfase na execução de exercícios físicos, sobretudo na relação entre volume e intensidade durante as aulas.

Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.
O ensino do esporte na educação física escolar colabora na diminuição das desigualdades, visto que a indústria do futebol é uma potência econômica mundial.
Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Na unidade brincadeiras e jogos, o foco é voltado para as influências exercidas por determinados contextos e grupamentos sociais sobre a configuração de práticas regulamentadas de movimento corporal.
Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.
Nas aulas de educação física, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório.
Por volta de 1960, com as vitórias da seleção brasileira de futebol em copas do mundo, o esporte passou a ser inserido no ambiente escolar, o que conferiu esportividade à disciplina de educação física, à semelhança dos antigos métodos tradicionais de ginástica.
Julgue o item subsequente, a respeito do crescimento e desenvolvimento humano e da aprendizagem motora.
As fases da aprendizagem motora são a cognitiva, a associativa e a autônoma, sendo esta última caracterizada por máxima consistência e nenhum erro grosseiro.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se seguem.
A fim de garantir equidade na educação, o Currículo de Pernambuco adota, entre outros princípios norteadores, a educação em direitos humanos e a formação integral.
No que diz respeito à relação professor-estudante no ambiente educativo, julgue o item subsecutivo.
A função docente requer um distanciamento emocional que garanta a autoridade do professor no contexto da sala de aula.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente às tendências hegemônicas na Educação Física escolar brasileira e seus respectivos períodos.
Assinale a alternativa que apresenta alguns dos pressupostos de uma Educação Física Plural.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os objetos de conhecimento a serem tratados na unidade temática Lutas do 3º ao 9° ano do ensino fundamental, conforme referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares.
Sobre os tipos de eventos esportivos, assinale a alternativa INCORRETA.
Dentre as oito dimensões de conhecimento abordadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a alternativa que apresenta aquela associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais (saber sobre). Essa dimensão reúne conhecimentos como a classificação dos esportes, os sistemas táticos de uma modalidade, o efeito de determinado exercício físico no desenvolvimento de uma capacidade física, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente esportes com bastões e raquetes disputados nas Olimpíadas de Tóquio 2020.