O futebol possui um papel relevante na construção da identidade nacional e na formação cultural do povo brasileiro. Ainda que não seja possível generalizar a influência do futebol na sociedade brasileira, de alguma forma, a maioria das pessoas está exposta aos seus códigos e signos culturais e, sem dúvidas, a mídia assumiu importante lugar nesse processo de difusão do futebol.
Sobre a relação entre mídia, futebol e o seu ensino na educação física escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É necessário que o professor proponha uma análise crítica sobre o discurso midiático do futebol no contexto educacional, para que se possa, pedagogicamente, oferecer condições para que os estudantes desvendem os interesses e valores veiculados pela mídia acerca dessa prática esportiva.
( ) Os meios midiáticos atuam, de forma significativa, tanto na elaboração quanto na legitimação de estruturas para a interpretação de sentido e significados atribuídos ao futebol. Ao mesmo tempo em que difundem conhecimentos acerca desta prática, também apresentam um conjunto de códigos para que a sociedade possa decifrar as ideias transmitidas.
( ) Os meios de comunicação de massa têm proporcionado um canal privilegiado para a divulgação do futebol, movimento este que reforça a veiculação de códigos pertencentes à cultura do futebol, ao mesmo tempo em que ignora as transformações da modalidade e a compreensão dos espectadores, leitores e ouvintes.
( ) Abordar o futebol no ambiente escolar como mera reprodução do capitalismo e das mensagens enviadas pela mídia caracteriza-se como uma visão simplista desse fenômeno, desconsiderando, inclusive, a riqueza da dinâmica cultural do cotidiano escolar em que se insere diversas práticas que resistem a esse ideário.
A sequência está correta em