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Ministério da Educação discorre que a Educação Física precisa buscar sua identidade como área de estudo fundamental para a compreensão e entendimento do ser humano, enquanto produtor de:

Considerando a multiplicidade de práticas esportivas existentes no mundo contemporâneo, torna-se desafiador para o professor de educação física administrar o tempo de ensino-aprendizagem para que alunos e praticantes tenham acesso a maior diversidade possível, tanto de modalidades esportivas quanto de conhecimento sobre cada uma delas. Nesse sentido, diferenciar os esportes levando em consideração as expectativas que são estabelecidas em relação ao nível de aprendizagem que os alunos buscam e conseguem atingir em cada modalidade caracteriza-se como um importante processo.

Essas expectativas de aprendizado podem ser estabelecidas a partir da classificação das práticas esportivas em duas categorias; assinale-as.

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2017 aproximadamente 18% dos brasileiros eram obesos e 54% da população apresentavam sobrepeso. De encontro a essa situação incorporou-se o parágrafo 9º-A ao Artigo 26 da Lei n. 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB). Com essa determinação, a LDB estabelece a

Nosso meio ambiente contém componentes naturais, que normalmente são estudados pela física e pela química; possui também seres vivos, como plantas, animais e nós mesmos, seres humanos, estudados pela biologia; mas seres humanos também podem ser estudados p ela psicologia e, como vivem em sociedade, pela sociologia; como nosso planeta tem uma história, a história precisa ser invocada; como seus territórios estão divididos em unidades geopolíticas, precisamos da geografia; e assim por diante.
É impossível estudar o meio ambiente e tomar as medidas corretivas que se impõem para que não destruamos a nossa Terra, dentro de uma abordagem puramente disciplinar [...] Algumas questões serão equacionadas no âmbito das ciências naturais e biológicas, outras no nível das ciências comportamentais, ainda outras em decorrência da adoção de valores mais adequados.”

O texto apresentado refere-se à(ao):

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é correto afirmar que:

A gestão da rede de Atenção Básica da Estratégia Saúde da Família (ESF) segue princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), como é mostrado na figura abaixo.


De acordo com esse esquema,

Segundo o Ministério da Saúde (2015), o campo da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares contempla os sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, denominados pela OMS de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa. Tais sistemas e recursos envolvem abordagens e mecanismos naturais de prevenção, agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. A escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com a sociedade pressupõe

O educador físico, ao desenvolver o planejamento de educação permanente em saúde, deve considerar os princípios previstos no Sistema Único de Saúde (Portaria n° 2.436/2017), que são:

Há um conjunto de documentos legais que favorecem políticas públicas de promoção da saúde por intermédio do desenvolvimento de um estilo de vida fisicamente ativo na população brasileira.

Nesse sentido, avalie as afirmações abaixo.

Estão corretas as afirmativas

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil possui o DATASUS. Dentre os sistemas de informação integrados no DATASUS, um deles é o SIOPS, destinado ao registro e à publicidade da gestão financeira, conforme se mostra na figura ao lado. A sigla SIOPS contida na imagem refere-se ao


O documento “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso", publicado pelo Ministério da Saúde em 2015, contempla várias práticas da medicina tradicional chinesa (MTC). Nesse documento, aponta-se a teoria do yin-yang, ou seja, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpretando todos os fenômenos em opostos complementares. Dentre as práticas corporais preconizadas encontram-se:

A formação dos profissionais em saúde está cada vez mais direcionada para o trabalho interdisciplinar, transdisciplinar e multiprofissional. Nesse sentido, analise as situações abaixo.


São exemplos de trabalho transdisciplinar e multiprofissional em saúde, respectivamente,

O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), é estimulado que o professor de educação física trabalhe alguns conhecimentos básicos de fisiologia. Estes conhecimentos básicos para que o aluno compreenda as alterações que ocorrem no momento da prática de atividades físicas são:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), os conhecimentos de anatomia se referem, principalmente, à estrutura muscular e óssea e devem ser abordados sob o enfoque:

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