Assinale a alternativa que apresenta itens essenciais de um plano de aula.
A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) aborda os conteúdos da Educação Física como expressão de produções culturais, como conhecimentos historicamente acumulados e socialmente transmitidos. Portanto, a presente proposta entende a Educação Física como uma
No decorrer do século 19, na Europa, teve início o surgimento das metodologias ou escolas ginásticas, as quais influenciaram o andamento e a implementação da educação física no Brasil.
Com base nisso, assinale a alternativa que indica uma das principais características comuns das metodologias adotadas no início da educação física pelo País.
Com relação ao incentivo à prática desportiva na escola, é correto afirmar que
Um dos fundamentos mais utilizados no basquetebol, nos treinos e nas respectivas competições permite que o praticante desloque-se na quadra com a posse de bola, cujo movimento pode ser realizado com a mão esquerda ou com a direita.
Esse movimento é o
No final da década de 1980, teve início o esporte contemporâneo, para o qual a Carta Internacional de Educação Física e Esporte foi o grande marco, pois propôs que
O componente curricular educação física abrange, de forma progressiva e por níveis de complexidade, jogos, brincadeiras, atividades esportivas, atividades rítmicas e expressivas, ginásticas, danças, lutas e conhecimentos relacionados ao próprio corpo.
No que tange ao ensino e à aprendizagem de cada um desses conteúdos, é essencial
As lutas são reconhecidas como conteúdo da educação física nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Assinale a alternativa que indica um objetivo das lutas no ambiente escolar.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular de Educação Física, no ensino médio, a educação física compõe a área de “Linguagens e suas Tecnologias”. No que concerne à educação física, assinale a alternativa correta.
“O alcance do esporte no mundo contemporâneo o coloca como um dos mais representativos fenômenos socioculturais da atualidade. Sua prática tem sido realizada, de modo expressivo, tanto em ambientes formais quanto não formais de ensino, considerando o seu caráter competitivo e recreativo. Desse modo, o esporte se trata de um ________________ que pode ocorrer em _______________________ de prática, com diferentes níveis de exigência, bem como a partir de diferentes ___________________ atribuídos a ele por seus praticantes e apreciadores.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
O handebol, no que diz respeito a sua lógica interna, caracteriza-se como um “esporte de invasão”, cujo objetivo é a tentativa das equipes em ocupar o setor da quadra defendido pelo adversário para marcar gols, protegendo, simultaneamente, sua própria meta. A técnica empregada nessa modalidade requer muita precisão e eficiência, tanto nas finalizações quanto nos passes. Assim, as “combinações táticas” (meios táticos) ocorrem com bastante frequência. Em todo ataque é possível observar a presença desse importante e decisivo elemento do desempenho esportivo.
Assinale, a seguir, as três “combinações táticas” (meios táticos) do handebol.
Na relação da sociedade com o esporte na atualidade, há uma tendência frequente de que a iniciação esportiva ocorra de modo cada vez mais precoce, no intuito de se obter, rapidamente, sucesso e vitórias. Em contrapartida, observa-se que, muitas vezes, essa atitude torna-se contrária às necessidades das crianças, em especial do ponto de vista motor. Isso porque deve ser considerada a importância da variedade de experiências nessa fase, principalmente para ampliar o acervo motor da criança e para que ela possa, de maneira autônoma, optar pela modalidade que deseja praticar. No caso da Ginástica Artística (GA), a precocidade é ainda mais comum em virtude de argumentos que associam o sucesso na modalidade à menor dimensão corporal dos praticantes, argumento este que tem provocado intensos debates entre os especialistas da área.
Considerando as categorias de movimento para iniciação esportiva na ginástica artística, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Saltar.
2. Rolar.
3. Equilibrar-se.
4. Vaulting.
5. Escalar e suspender-se.
( ) Termo associado, tradicionalmente, ao equipamento de salto. Na concepção de ginástica, significa a forma de movimentar- se de um ponto ao outro suportando o peso do corpo sobre as mãos.
( ) Suportar o peso do corpo nessas situações envolve a capacidade de preensão das mãos e de suportar o peso do próprio corpo em situação estática nas etapas iniciais e dinâmicas após algum tempo de prática.
( ) Movimentos que envolvem rotação nos eixos horizontal, longitudinal e transversal e suas combinações.
( ) Movimentos que envolvem o uso das pernas e a habilidade de controlar o corpo no ar; as aterrissagens fazem parte dessa categoria.
( ) Atividades de equilíbrio estático e dinâmico.
A sequência está correta em
De acordo com o debate acerca da história da educação física e esportes, a ginástica destaca-se como uma das práticas corporais mais antigas, entendida, atualmente, como um vasto processo de sistematização técnica e científica de movimentos. Sabemos que, a partir do século XIX, o surgimento do movimento ginástico europeu possibilitou o estudo e aperfeiçoamento de saltos, corridas, volteios, giros, flexões, rolamentos e outros movimentos que são executados com ou sem o auxílio de aparelhos. Mas, somente a partir do século XX, é que ginástica passa a ser relacionada a uma prática de esportivização, que perdura até os tempos contemporâneos.
Considerando as cinco grandes categorias da ginástica na sociedade contemporânea nos últimos trinta anos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Ginásticas de consciência corporal.
2. Ginásticas fisioterapêuticas.
3. Ginásticas de performance competitiva.
4. Ginásticas de demonstração.
5. Ginásticas de condicionamento físico.
( ) Reeducação postural global; pilates; cinesioterapia; isostrechting.
( ) Antiginástica; eutonia; bioenergética; tai chi chuan; Feldenkrais.
( ) Ginástica artística; ginástica rítmica desportiva; ginástica aeróbica; trampolim acrobático; mini-tramp; tumbling.
( ) Ginástica muscular localizada; hidroginástica; step; aero boxe.
( ) Ginástica geral.
A sequência está correta em
No ambiente escolar, são trabalhados os aspectos lúdicos da dança, valorizando o potencial expressivo da gestualidade no qual é considerada a comunicação das emoções, sentimentos e ideais por meio da linguagem corporal. As ações pedagógicasdevem considerar o universo cultural dos grupos que chegam à escola, para que sejam criadas condições para a elaboração de outras significações das danças conhecidas e desconhecidas, para uma ampliação e socialização dos saberes.
De acordo com a discussão proposta para o currículo da educação física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O professor deve mostrar a articulação das danças cultivadas na comunidade com aquelas pertencentes aos grupos mais afastados, sem hierarquizá-las, embora mostrando o que as distingue, deixando claro que o importante é que todos se reconheçam enquanto sujeitos históricos.
( ) O professor deve fazer uma seleção atenta sobre as danças, seguida de leitura, aprofundamento e ampliação dos saberes culturais; permitindo, assim, o reconhecimento da heterogeneidade social e valorização da diversidade da cultura corporal.
( ) O professor deve considerar que, durante a vida escolar, diferentes danças sejam tematizadas, enfatizando a infinidades existentes. Uma vez que se pretende valorizar a hierarquia e a padronização por meio do reconhecimento e estudo do patrimônio cultural, convém eleger as práticas corporais a partir de uma análise classista.
( ) O professor dever trabalhar com atividades pedagógicas que proporcionem situações nas quais seja possível reconhecer as danças pertencentes ao patrimônio cultural das crianças, ensinando, assim, que estas saibam qualificar quais as danças são mais eficientes que as outras
A sequência está correta em
Os esportes são classificados em sete modalidades: esportes de marca, esportes técnico-combinatórios, esportes de precisão, esportes de combate, esportes de campo e taco, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.
Considerando os tipos de esporte e os exemplos de cada área, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Esporte de invasão.
2. Esporte de precisão.
3. Esporte de marca.
4. Esporte técnico-combinatório.
( ) Surfe, skate e ciclismo freestyle.
( ) Futsal, rugby e frisbee.
( ) Boliche, bocha e curling.
( ) Atletismo, crossfit e remo.
A sequência está correta em