Nas décadas de 1980 e 1990, a Educação Física (EF) brasileira viveu um momento de elaboração de propostas de renovação teórica e metodológica. Calcadas nas Ciências Humanas e valendo-se de diferentes bases teóricas, elas estabeleceram um contraponto pedagógico para as propostas tradicionais, fundadas em pressupostos biológicos e do treinamento esportivo, e influenciaram a elaboração de proposições didáticopedagógicas para a EF escolar. Sobre o assunto, pode-se afirmar:
Para o termo “atividade física" há na literatura diversas definições, exceto:
O primeiro passo para traçarmos objetivos pedagógicos à prática dos esportes na escola é conceituarmos e diferenciarmos esporte educacional e esporte rendimento “performance". Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O esporte educação traz consigo o propósito da vitória sobre o adversário e, normalmente, essa prática pode ser vista em transmissões televisivas de campeonatos nacionais e internacionais de várias modalidades esportivas, como futebol, voleibol, judô, ginástica e outros.
II. O esporte rendimento é aquele que visa ao êxito, à vitória e ao esporte espetáculo, sendo muitas vezes antidemocrático, preocupandose, principalmente, com o treinamento sistematizado dos componentes físico, técnico e tático.
III. O esporte educação é aquele que pode ser trabalhado de forma interdisciplinar e está pautado em princípios educacionais, ou seja, aquele que deve ser praticado de forma não sistematizada, evitando a seletividade e a hipercompetitividade, tendo como objetivo alcançar o desenvolvimento integral do aluno.
IV. O esporte rendimento é aquele que se preocupa com a formação integral do aluno e está pautado em princípios educacionais, ou seja, aquele que deve ser praticado de forma não sistematizada, evitando, principalmente, a seletividade e a hipercompetitividade;
V. O esporte educação deve ter caráter formativo e está pautado em princípios educacionais, proporcionando ao aluno a vivência de diferentes modalidades, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.
Está correto somente o item:
Na década de 80, houve um aumento das críticas com relação ao conteúdo esportivo da educação física na escola, levando ao surgimento de inúmeras abordagens, na tentativa de romper com o modelo esportivista ainda vigente à época. Analise as abordagens dispostas nos itens abaixo:
I. Psicomotricidade.
II. Saúde renovada.
III. Construtivista-interacionista.
IV. Crítico-superadora.
V. Crítico-emancipatória.
Quais itens apresentam abordagens que fazem parte do escopo da educação física escolar:
- São objetivos da educação física para alunos dos anos finais do ensino fundamental, EXCETO:
De acordo com a LDB 9.394/96 e suas devidas alterações, constantes na lei 10.793/03, no que discorre acerca da Educação física no âmbito escolar, está CORRETA a alternativa:
Quanto ao processo de avaliação na educação física para turmas dos ciclos finais do ensino fundamental, está correto afirmar, EXCETO:
São conceitos e procedimentos quanto ao bloco dos conhecimentos sobre o corpo, EXCETO:
Em relação às atitudes relacionadas aos blocos de conteúdos, conhecimentos sobre o corpo; ginásticas, jogos, lutas e esportes e; atividades rítmicas e expressivas, assinale a alternativa INCORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O basquetebol é um esporte individual, nunca praticado entre equipes.
II. No basquetebol, os jogadores são classificados em armadores (base), extremos e postes (pivôs).
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O poder público deve zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola.
II. No basquete, o jogador não pode permanecer mais que 5 segundos com a bola nas mãos. Isso faz com que esse seja um jogo bem dinâmico.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No atletismo, a prova de salto pode ser feita em duas modalidades: em salto vertical e em salto horizontal.
II. No salto em distância, o atleta corre e salta após passar 5 metros da marca estabelecida.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No basquetebol, há quatro cestos em cada extremidade de quadra, a 3,75 metros do chão.
II. A mãe e o pai têm direitos e deveres iguais, assim como responsabilidades compartilhadas no cuidado e na educação da criança.
Marque a alternativa CORRETA:
A LDB 9.394/96, em seu art. 26, §3, cuja redação foi dada pela lei 10.793/03, prevê a educação física como componente curricular obrigatório da educação básica, assim como as hipóteses nas quais tem sua prática facultativa. Analise os itens a seguir:
I. É facultativa a prática ao aluno que tenha prole.
II. É facultativa a prática ao aluno que cumpra jornada de trabalho, ainda que tenha carga horária inferior que 6 horas.
III. É facultativa ao aluno que cumpra jornada de trabalho com carga horária igual ou superior a 6 horas.
IV. É facultativa ao aluno que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.
Estão CORRETOS os itens:
São objetivos a serem alcançados no ensino fundamental, EXCETO: