Considerando que a educação física, enquanto disciplina escolar, dever tratar a cultura corporal em sentido amplo, assinale a alternativa INCORRETA:
Estando a educação física dentro da Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e entendo o corpo e a cultura corporal como uma forma de comunicação, assinale a alternativa INCORRETA:
Quanto à automatização de gestos motores, está INCORRETO afirmar:
Quanto à automatização de gestos motores, assinale a alternativa CORRETA:
Estando a Educação Física dentro do campo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no PCNEM, no eixo voltado a investigação e compreensão, está INCORRETO afirmar:
Os conteúdos de aprendizagem são apresentados dentro de blocos, de acordo com sua categoria conceitual, procedimental e atitudinal. São atitudes quanto aos conhecimentos sobre o corpo; esporte, jogos, lutas e ginásticas e; atividades rítmicas e expressivas, EXCETO:
Os conteúdos a serem trabalhados no ensino fundamental estão distribuídos em blocos e explicitados nos PCNs. Assinale a alternativa que distribui CORRETAMENTE os conteúdos constantes no mesmo bloco:
Quanto a autonomia, que é objetivo a ser alcançado pelos alunos do ensino médio, assinale a alternativa INCORRETA:
Como é chamado “O conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos”.
“(…) a criança aprende brincando” (LOPES, 2011).
Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo e as brincadeiras como práticas curriculares.
1. Eleger a Situação de Movimento para educar é coerente com a situação existencial das crianças, cuja característica primordial é a movimentação.
2. O brinquedo tem a função apenas de dar prazer à criança.
3. A criança que brinca está desenvolvendo sua linguagem oral, seu pensamento associativo e suas habilidades auditivas e sociais.
4. É fundamental a compreensão dos diferentes estágios do desenvolvimento mental infantil para proporcionar às crianças brinquedos adequados e diversificados.
5. O jogo para crianças de um ano de idade nunca deverá ser promovido através da mediação do adulto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“Programas de Educação Física de base desenvolvimental têm potencial de incrementar o funcionamento perceptivo-motor” (GALLAHUE, OZMUN & GOODWAY, 2013).
A consciência espacial é um componente básico do desenvolvimento perceptivo-motor e pode ser dividido em duas categorias.
Assinale a alternativa que apresenta as duas categorias citadas.
Bracht e Almeida (2003) afirmam que as ideias que orientaram a intervenção do Estado no setor esportivo, nas quatro ou cinco últimas décadas do século XX foram:
a) o esporte como instrumento de ação política no plano internacional (o desejo declarado por medalhas);
b) a ideia de que a prática de esportes em massa é promotora da saúde e de uma melhor qualidade de vida da população.
Segundo eles, no que diz respeito à intervenção do Estado no sentido de o país obter conquistas esportivas internacionais, buscava-se
Leia o seguinte trecho, e assinale a alternativa que o completa corretamente.
Para a realização de um evento como um festival esportivo, por exemplo, faz-se necessária a estruturação de um projeto. De acordo com Poit (2011), um dos aspectos relevantes do projeto está , item no
qual são expostas a sua justificativa, a história, relevância social ou esportiva, entre outros assuntos.
Teixeira e Caminha (2013) apresentam um estudo sobre a existência do preconceito de gênero no futebol feminino e concluem que o preconceito sobre as mulheres nessa modalidade esportiva é causado pela ideia de incompetência e fragilidade fundadas no discurso
Considere a seguinte situação didática:
Em uma aula de basquetebol, os alunos treinam o arremesso da linha de lance livre. Em um primeiro momento, o professor pede para que, a cada arremesso executado, os alunos avaliem a qualidade do arremesso e pensem, consigo mesmos, em uma possível correção, caso seja necessária. Em um segundo momento, o professor avalia a execução dos arremessos dos alunos, aponta seus erros e também as possíveis correções com o intuito de aprimorar a técnica do arremesso de seus alunos.
Com base nos conhecimento sobre as fases da aprendizagem motora mencionadas por Tani (In: Tani & Correa, 2016), é correto afirmar que o professor agiu de maneira