Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As lutas são práticas corporais variadas que envolvem disputas entre oponentes e exigem o domínio de técnicas e habilidades específicas.
Sobre os movimentos básicos das lutas, pode-se dizer que

Na marcha atlética, o atleta precisa manter um ritmo de passos, em que pelo menos um dos pés deve estar em contato com o solo. As provas oficiais desta modalidade são divididas em quais distâncias?

Os músculos são formados por fibras musculares responsáveis pelos movimentos das diversas partes do corpo. Da lista a seguir, que músculos
se localizam na região inferior do corpo humano?

As danças têm várias manifestações e podem se caracterizar por aspectos folclóricos e regionais, representando a cultura de um povo ou região.
Quais danças são típicas da região Nordeste?

As provas de corridas com barreiras e obstáculos no Atletismo tem modalidades femininas e masculinas, que são divididas em

“A Educação Física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos. Assim, o principal objetivo da Educação Física é oferecer experiências de movimento adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada. A criança deve aprender a se movimentar para adaptar-se às demandas e exigências do cotidiano em termos de desafios motores” (RODRIGUES, 2018, p.4). A citação da obra: Educação Física na Escola Básica: debates contemporâneos, refere-se a qual abordagem pedagógica?

As metodologias aplicadas nas aulas de Educação Física são corretamente denominadas por qual binômio abaixo? Marque a alternativa correta.

De acordo com Soares (2012), em seu trabalho “Educação Física: raízes europeias e Brasil”, nos últimos anos do Império, a nova classe dirigente, que possuía ideias de progresso e desenvolvimento, começa a pensar na implementação da educação pública e estatal para o povo. Nesse contexto, a Educação Física brasileira começa a fazer suas primeiras tentativas de entrar na escola. Personalidades que defendiam a Educação Física na escola, nessa conjuntura, usaram o discurso que suas atividades serviriam para:

O campo da Educação Física no Brasil passou por uma intensa produção teórica a partir da década de 80. Darido e Rangel (2005) apresentam diversas abordagens produzidas nesse período no campo na Educação Física escolar e defendem que essa disciplina deve trabalhar com um conjunto variado de conteúdos. Nesse sentido, o objetivo da Educação Física escolar, para as autoras, é introduzir e integrar os alunosna:

Dentro do campo da Educação Física escolar, existem diversas abordagens, como a desenvolvimentista, a saúde renovada, a crítico emancipatória, entre outras. Cada abordagem possui uma maneira de encarar o currículo. Neira (2011) defende o currículo cultural para a prática da Educação Física escolar. Nessa visão de currículo, a seleção dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas de Educação Física é feita de forma democrática, sobretudo respeitando os conhecimentos dos discentes. Sobre o currículo cultural da Educação Física escolar, o autor afirma que:

No campo da Educação Física escolar, temos diversas concepções metodológicas que ajudam a construir o processo de ensino e aprendizagem nas escolas de educação básica do Brasil. A concepção metodológica que tem como objetivo alcançar o desenvolvimento de competências como a autonomia, a competência social e a competência objetiva denomina-se:

A Educação Física (EF), ou o ensino de atividades físicas e condicionamento físico, remonta até 386 a.C. à escola de Platão, conhecida como “Akademia". O pai de nossas aulas mais modernas de EF é Friedrich Jahn, um professor do início de 1800, que começou a ensinar um programa de atividades esportivas ao ar livre para os alunos nas escolas secundárias. Sobre o assunto, não é aceito que

A adolescência é um período da vida permeado por profundas mudanças biopsicossociais, compreendendo a faixa etária entre 10 e 19 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. No tocante à temática não é correto afirmar que

A propósito da tendência pedagógica Higienista, assinale a afirmativa correta.

O esporte, como conteúdo da Educação Física (EF) na escola, deverá ser oferecido de forma que o aluno possa compreendêlo integralmente e conhecendo suas diferentes modalidades. É imprescindível que o profissional de EF tenha conhecimento que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282