A diretoria esportiva da instituição na qual um Educador Físico trabalha solicitou a organização de um projeto de gestão para o desenvolvimento do futebol de campo para seus funcionários. O interesse do público é grande e é preciso atender o maior número de participantes com os recursos materiais existentes. No planejamento apresentado à diretoria, adota-se como princípio e finalidade do trabalho aumentar o número de pessoas que busquem a adoção de um estilo de vida ativo. Para tanto, é necessário criar condições que levem os praticantes a prática regular da atividade física. O espaço reservado para o futebol é um campo com as seguintes dimensões: 260 m de comprimento e 55 m de largura. Pensando-se em otimizar a prática desse esporte para o maior número de pessoas, simultaneamente, e com base nas regras permitidas para a modalidade, o Educador Físico deve propor a criação de
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam
A Proposta Curricular de Educação Física do Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação de Minas Gerais propõe
que é por meio de vivências corporais e interações sociais éticas que o aluno, entre outras, amplia sua capacidade de
A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao
conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:
Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a
essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é
A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de
No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1)
re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4)
construir brinquedos como “papagaio" ou “pipa", bolas de meia, “vaivém", dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com
base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de
Em relação ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades:
I.Identificar a diversidade e características dos diferentes jogos e brincadeiras.
II.Aprender a tirar vantagens das regras nos jogos e brincadeiras.
III.Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.
IV.Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras e compreender a sua importância na vida das pessoas.
As habilidades propostas pelas Orientações Pedagógicas do 6o
ao 9º ano são as que constam APENAS em
Florindo e Hallal apresentam fatores, além do biológico, que indicam a atividade física. Fatores comportamentais, ambientais e socioculturais também apontam para o movimento corporal que resulta num gasto energético. Dessa forma, a atividade física estaria dividida em quatro grandes grupos. São eles:
A Educação Física no Brasil vem sendo, historicamente, objeto de estudo de pesquisadores quanto à sua finalidade e objetivos. São várias as correntes com suas defesas e críticas. Com relação à concepção crítico–superadora, alguns autores a questionam, apresentando o seguinte argumento:
No jogo de Basquete, a bola poderá estar viva ou morta. A afirmativa que está de acordo com as regras determinadas pela CBB é:
De acordo com Freitas, esquema corporal e imagem corporal trazem “noções distintas, embora não opostas, antes complementares”. A alternativa que define essas noções é:
Kunz apresenta os conceitos restrito e amplo quando trata de esporte. Para o autor, o conceito amplo traz a ideia de “corpo vivido” e “se–movimentar”. Por outro lado, o conceito restrito refere–se a:
O processo de “esportivização” dos passatempos populares teve origem na Inglaterra do século XVIII. Esse processo atendeu à necessidade de uma mudança no padrão de comportamento da sociedade presente nessas atividades. Essa necessidade era decorrente do seguinte fator:
De acordo com as regras do basquete, o contato físico deve obedecer a princípios gerais. Um exemplo de princípio geral é o de: