O ponto de vista dos alunos, os significados e valores que eles vinculam às várias atividades do ensino devem ser considerados pelo professor, pois a alteridade é um dos princípios pedagógicos que deve orientar a Educação Física (BETTI, 1999). Para Ricouer (1991), a alteridade implica numa dialética entre o “si” e o “diverso de si”: o outro (o aluno) é constitutivo do si mesmo (o professor) – ou vice-versa. Em outras palavras, o professor constitui-se em função do aluno – e vice-versa. Todorov (1991) estabelece três níveis nesse relacionamento:
A natação foi inserida nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, e as provas disputadas foram os 100, 500 e 1200 metros livre. Durante as décadas seguintes, principalmente após a fundação da Federação Internacional de Natação - FINA - em 1908, outras provas foram incluídas junto ao processo de composição desta modalidade, tais como 50, 200, 400, 800 e 1500 metros livre, havendo também o processo de divisão de categorias etárias (COSTA et al., 2015). A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, fundada em 21 de outubro de 1977, filiada à Federação Internacional de Natação e ao Comitê Olímpico Brasileiro, segue as regras da FINA para as competições de natação, conforme a CBDA (2017). Sobre as regras para competição de natação, a idade máxima dos oficiais (juízes, juiz de partida e árbitro geral) quando atuarem em campeonatos ou competições da FINA, exceto os oficiais de master e polo aquático, é:
De acordo com os PCNEM, a educação física é organizada em três eixos. Quais são os conceitos que são abordados no eixo “Contextualização Sociocultural”?
Segundo Darido e Souza Júnior (2007, p.23), “a avaliação em educação física deve considerar a observação, análise e a conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana.” A avaliação deve abranger três dimensões, quais são elas?
Segundo Powers, apenas os esportes ou exercícios de intensidade moderada a alta representam uma ameaça de distúrbios acidobásicos durante o exercício. São exercícios que envolvam risco de distúrbio acidobásico devido à sua intensidade:
Quais estão corretos?
Sobre a avaliação em Educação Física na ambiência escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Entre as críticas frequentes ao modelo clássico de avaliação adotado nas aulas, uma aponta o fato de este restringir-se ao domínio cognitivo, como se a Educação Física implicasse somente a dimensão conceitual e não as relações procedimentais e atitudinais subjacentes.
( ) Pode-se afirmar que a avaliação em Educação Física deve considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos.
( ) O impasse que parece predominar nas aulas de Educação Física não reside na escolha dos instrumentos e sim na concepção que sustenta a utilização destes. Sobretudo, se faz necessário que o professor compreenda que, no processo avaliativo, provas teóricas, trabalhos, seminários, gravação em videoteipe, observações sistemáticas, fichas e, inclusive, testes de capacidades físicas podem ser utilizados.
( ) Especificamente quanto às habilidades motoras e as capacidades físicas, é possível avaliar o aluno pelo seu progresso nos testes físicos, sempre comparando o seu resultado com os colegas que estejam em uma mesma faixa de habilidade motora. Essa prática irá minimizar grandes distorções no processo avaliativo de um determinado conteúdo.
A sequência está correta em
Leia o trecho a seguir:

Sobre a classificação dos esportes utilizada na Base Nacional Comum Curricular, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com o BNCC há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais, são eles:
Leia o trecho a seguir.

Para realizar os procedimentos adequados de primeiros socorros em vítimas de TCE, recomenda-se, EXCETO:
Conforme Bergeron, a avaliação do paciente vítima de trauma, usualmente, é constituída por sete componentes principais, dos quais o socorrista deve estar preparado para realizar pelo menos cinco. Com base no exposto, analise as os componentes abaixo:
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
Segundo Nieman (1999) os jovens estão cada vez mais obesos. Ele afirma ainda que metade das crianças obesas em idade escolar tornam-se adultos obesos, e mais de 80 por cento dos adolescentes obeso permanencem desse jeito na vida adulta.
O autor citando Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que fala das orientações dadas a escolas para combater esse cenário, defende que as escolas são encorajadas a:
A Educação Física é uma disciplina escolar de total importância na vida das crianças e também no histórico escolar. Para Ayala (2008), quando pensamos em Educação Física, logo imaginamos exercícios físicos, jogos, esportes e competições, mas devemos imaginar que esse componente curricular vai muito além. Nessa vertente, o ensino de atividades circenses surge como uma possibilidade de ampliação desse leque. Entre os materiais relativos às práticas circenses para o uso em aulas de Educação Física Escolar, podemos destacar as seguintes:
Na área de conhecimento da Educação Física, Adams et al. (1985) propõem que os objetivos da educação física devem envolver os aspectos social, emocional, interpretativo, orgânico e neuromuscular. Nesse sentido, a Educação Física pode se apropriar do conteúdo da natação para alcançar os objetivos propostos por Adams et al. (1985). Entre as diferentes metodologias para o ensino da natação, há o “conceito Halliwick”. Assinale a alternativa que corresponde à definição deste conceito.
Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas- professores, alunos e escola- contribuindo para análises das etapas vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. Para tanto, constitui-se num processo contínuo de diagnóstico da situação. Do ponto de vista do estudante, qual a utilidade da avaliação?
Atualmente, a educação física centra-se em três métodos de ensino de seus conteúdos. Tais formas de organizar a prática pedagógica dos docentes são descritos por Xavier (1986) como: