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De acordo com o Texto I, a situação representada pelo Texto II é um(a)

Conforme Novaes, são considerados graves os ferimentos na cabeça, EXCETO:

Abordando a sequência de desenvolvimento para o chute, segundo Gallahue analise as características abaixo:

  • Aumenta a extensão da oscilação da perna.
  • Perna de sustentação se inclina levemente ao contato.
  • Alcance da bola pode ser feito por uma corrida ou por um grande salto.
  • Braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação de chute.

As características acima definem qual o estágio de desenvolvimento?

O Professor de Educação Física Carlos Alberto estava assistindo ao jogo de futebol do seu filho de 8 (oito) anos. Analisando seus movimentos e sua idade, ele pode descobrir em qual fase do desenvolvimento motor o seu filho se encontra. Assinale a alternativa que indica qual é essa fase:

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. Conforme Furini e Selau, a inclusão impõe modificações na escola e na dinâmica educacional para que a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais na escola seja realmente boa para esse e para o grupo, e, assim, todos possam se beneficiar com essa prática.

PORQUE

II. O preconceito e o pouco conhecimento sobre as deficiências e sobre as altas habilidades por parte das pessoas não influencia um presente de dificuldades que exige empenho dos envolvidos no processo de inclusão para sua melhor efetivação.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

O exemplo que melhor ilustra o objetivo da Educação Física para a tendência pedagógica Crítico Superadora é:

“Cultura Corporal” é uma disciplina escolar que trata pedagogicamente do conhecimento de uma área configurada como temas ou formas de atividades (jogo, esporte, ginástica, danças, lutas, etc.) que constituem seu conteúdo. O estudo deste conhecimento “visa apreender a expressão corporal ______________”.

Marque a alternativa com expressão que completa coerentemente o enunciado.

Analise as informações seguintes. Após análise, marque as que se referem às Disposições Finais – CAPÍTULO VI - do Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs.

(https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/381)

  1. Incorre em infração ética o Profissional que tiver conhecimento de transgressão deste Código e omitir-se de denunciá-la ao respectivo Conselho Regional de Educação Física.
  2. As Comissões de Ética, as Juntas de Instrução e Julgamento, os Tribunais Regionais de Ética e o Tribunal Superior de Ética são órgãos do Sistema CONFEF/CREFs com suas áreas de abrangência e competências elencadas no Código Processual de Ética do Sistema CONFEF/CREFs.
  3. O registro no Sistema CONFEF/CREFs implica, por parte dos Profissionais de Educação Física, total aceitação e submissão às normas e princípios contidos neste Código.
  4. Com vistas ao contínuo aperfeiçoamento deste Código, serão desenvolvidos procedimentos metódicos e sistematizados que possibilitem a reavaliação constante dos comandos nele contidos.
  5. Casos omissos serão analisados e deliberados pelo Conselho Federal de Educação Física.

O livro Metodologia do ensino de Educação Física foi um grande divisor de águas para a organização da Educação Física Escolar, ao trazer o conceito de cultura corporal, e as múltiplas linhas de atuação através dos ciclos.
O livro fala da importância de adequar os conteúdos considerando a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive, oferecendo-lhe uma proposta que esteja adequada ao seu desenvolvimento e conhecimento a respeito de determinado tema.
Ao apresentar o conteúdo da ginástica, o objetivo é a interpretação subjetiva das atividades ginásticas, através de um espaço amplo de liberdade para vivenciar as próprias ações corporais. Para trabalhar a ginástica é necessário que o aluno consiga desenvolver seus fundamentos, que consistem basicamente em:

Tubino(1992), ao defender suas teses sobre o esporte moderno, ressalta que, ao considerar o esporte praticado na Grécia, na antiguidade clássica, foi a primeira manifestação do mesmo, mas numa perspectiva de "esporte antigo", enquanto que o "esporte moderno", nasceu com Thomas Arnold, no colégio Rugby, na Inglaterra. Segundo o autor, Arnold, sob influência de Darwin, tentou introduzir o utilitarismo no desenvolvimento do esporte moderno. Nesta direção, ele identificava no esporte, três características principais:

Sobre a competência motora e a autoestima na infância, Gallahue menciona que a demonstração de competência leva ao orgulho e à alegria, porém o fracasso em demonstrar competência leva à vergonha e a autoincerteza. Experiências motoras orientadas para o êxito desempenham papel importante na melhora do autoconceito. Considerando apenas fatores importantes quando utilizamos essa abordagem, analise as assertivas a seguir:

  1. Objetivos pessoais razoáveis.
  2. Princípio da variação interindividual.
  3. Atividades de aventura.
  4. Atividades sequenciais apropriadas.

Quais estão INCORRETAS?

“Historicamente, na ambiência escolar, a Educação Física tem se configurado um componente curricular que enfatiza em suas práticas pedagógicas o ‘saber fazer’, o qual capacita os alunos para a realização com eficiência as atividades e habilidades motoras, por meio da execução repetida, em um processo de tentativa e erro. Nessa perspectiva, esse ‘saber fazer’ constitui a dimensão _____________ do conhecimento a ser ensinado nas aulas de Educação Física.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

“Logo após as Grandes Guerras, começa a surgir o modelo _______________ na Educação Física escolar, sendo que os principais aspectos abordados pelos professores eram o rendimento esportivo, recordes, competição ao extremo e vitória no esporte como sinônimo de sucesso pessoal. Neste momento da história, a pedagogia tecnicista era a que mais permeava as aulas dos professores de Educação Física.” Assinale a alternativa que completa corretamente
a afirmativa anterior.

Relacione cada classificação funcional dos músculos com suas respectivas características.

  1. Fixadores ou posturais ou estabilizadores.
  2. Agonista.
  3. Antagonista.
  4. Antigravitários.
  5. Sinergista.

 

  • É o músculo cuja ação elimina algum movimento indesejável em relação ao movimento pretendido, ou aquele que auxilia o agonista.
  • Quando o músculo é o agente principal de um dado movimento.
  • São os músculos responsáveis pela estabilidade do corpo, envolvidos nos mecanismos posturais.
  • É o músculo que se opõe à ação de um dado agonista.
  • São os músculos responsáveis pela postura ereta.

A sequência CORRETA é:

De acordo com a abordagem construtivista leia os itens abaixo:

  1. A meta da construção do conhecimento é evidente quando alguns autores propõem como objetivo da Educação Física respeitar o universo cultural dos alunos, explorar a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica e, gradativamente, propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vista à construção do conhecimento.
  2. Na perspectiva construtivista, a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção desse conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo. Nesta concepção, a aquisição do conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente de acordo com as pressões do meio.

Dos itens acima:

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