
Sobre as relações entre mídia e corpo é incorreto
afirmar:
Segundo o Coletivo de Autores, (apud
CAPARROZ, 1997 p. 132), o esporte apresenta
uma grande tendência a possuir: “princípios de
rendimento atlético, competição, comparação de
rendimento e recordes, regulamentação rígida,
sucesso no esporte como sinônimo de vitória,
racionalização de meios e técnicas". Entretanto, o
esporte para estar na escola, e ser ensinado na
escola, isto é, tornar-se um esporte “da" escola,
deve ser ressignificado, reelaborado consolidado
em uma práxis educativa para além da repetição e
da mecanização, da finalidade única da técnica e do
rendimento, em que os mais fracos e os menos
habilidosos são colocados à margem e marcados
pela exclusão.

A partir da leitura acima questionamos: Que
esporte nós temos e que esporte queremos no
âmbito escolar? Por que alguns esportes estão
presentes na escola e outros não? A hegemonia do
esporte está presente na escola?
Ao buscar aprofundar e discutir questões teóricometodológicas
da Educação Física, tomando-a
como matéria escolar que trata, pedagogicamente,
de temas da cultura corporal de movimento,
estamos dizendo que estes temas são:
A Psicologia do Esporte compreende e lida com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Em 2003, foi validado um instrumento para a língua portuguesa cujo objetivo é o de avaliar seis dimensões: tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão, para avaliar:
A evolução da Educação Física acontece concomitantemente à evolução cultural dos povos, estando interligada aos sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos das sociedades. Em cada sociedade, povo ou país a Educação Física apresentava focos diferentes de interesse e utilização. O período do Iluminismo na Inglaterra trouxe novas ideias, como destaque nessa época, e alguns grandes pensadores. Entre eles, o primeiro educador a chamar a atenção para 2 (dois) elementos fundamentais na prática dos exercícios, que são a posição e a execução perfeita, sem os quais os praticantes não conseguiriam os objetivos visados. Esse educador chama-se:
De acordo com a última publicação da Organização Mundial da Saúde (2016), globalmente, estima-se em 422 milhões de adultos vivendo com diabetes em 2014, enquanto em 1980 eram cerca de 108 milhões. A prevalência global de diabetes quase duplicou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Durante a última década, a prevalência de diabetes aumentou mais rapidamente em países de baixa e média renda do que em países de alta renda, causando 1,5 milhões de mortes em 2012.São classificados como diabéticos indivíduos com glicemia de jejum maior ou igual a:
O consumo calórico pode ser medido por
meio dos gases respiratórios. Este método de
estimação do consumo energético denomina-se
calorimetria indireta, recorrendo-se ao intercâmbio
respiratório entre o VCO2 (dióxido de carbono) e
VO2 (consumo de oxigênio). O resultado da divisão
entre o VCO2 e o VO2, também utilizado para
estimar o limiar anaeróbio, é chamado:
A prática regular de exercícios físicos tem sido associada à menor prevalência de inúmeras doenças, e considerada como um comportamento importante e desejável, desde os anos escolares. Por outro lado, um desdobramento que daí decorre diz respeito ao processo de “culpabilização”, que ocorre, frequentemente, quando o sujeito não possui tal hábito e, por ventura, sofra de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, etc. Com o propósito de debater tal questão, Palma (2001) aponta que a adoção desse comportamento pode estar relacionada a outras questões que estão além da “força de vontade”. Desse modo, segundo o autor, é possível afirmar que:
Quando o professor propõe um jogo nas aulas de educação física, em que ressalta a importância de se respeitar as regras e os colegas que estão participando, está valorizando a dimensão do conteúdo:
Diferentes aspectos biológicos irão influenciar o crescimento, desenvolvimento e maturação das crianças e proporcionar-lhes diversas alterações corporais. O papel da prática de exercícios físicos sobre essas alterações, embora possa ter algum grau de incerteza em alguns aspectos, em outros já apresenta maiores evidências. Dessa forma, é possível afirmar que:
Entre as diferentes abordagens que caracterizam o pensamento pedagógico da educação física escolar se encontra a abordagem da saúde renovada. Sobre esta, é possível afirmar que:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), os conhecimentos de anatomia se referem, principalmente, à estrutura muscular e óssea e devem ser abordados sob o enfoque:
Frequentemente, é possível nos depararmos, na mídia em geral, com corpos considerados “perfeitos” ou “belos”, que, muitas vezes, vêm acompanhados de “receitas” para que possamos encontrar esse corpo cobiçado. Por outro lado, sabe-se que a mídia, presente no cotidiano dos alunos, alimenta imaginários e ajuda a construir um determinado entendimento de mundo. Considerando, então, que entre os objetivos da educação física na escola, encontra-se a autonomia, um papel que o professor deve desempenhar frente a esse tema da corporeidade é o de:
Segundo Freire e Scaglia (2003), quando se discute o processo de iniciação esportiva, não se pode esquecer da valiosa contribuição pedagógica do jogo. “O jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade, que se manifesta, que se concretiza quando as pessoas praticam esporte, quando lutam, quando fazem ginástica, ou quando brincam".
Assim, é correto afirmar que a manifestação do jogo na infância, de forma livre, é concebida como
O jogo é uma das principais atividades que oportuniza a vivência criativa para que se pratiquem ações e relações diversas. Existem dois estilos básicos de jogo: jogar com o outro, na cooperação, ou jogar contra o outro, na competição. Sendo assim, é correto afirmar:
Os estudos desenvolvidos atualmente, relacionados ao lazer ativo, apontam para a preocupação com a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos. Incentivar a adoção de um estilo de vida ativo é um dos compromissos dos Educadores Físicos. Nessa perspectiva, esses profissionais deverão