O Hormônio do Crescimento (GH) é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal, estimulando a síntese proteica e o crescimento ósseo, além de auxiliar na mobilização de gordura e na manutenção da glicose sanguínea. O GH é secretado pela seguinte glândula endócrina:
O PCN de Educação Física valoriza o ensino
das atividades físicas sem restringi-lo ao
universo das habilidades motoras e dos
fundamentos dos esportes. Ele vai além,
incluindo os conteúdos conceituais de
regras, táticas e alguns dados históricos
factuais de modalidades, somados a
reflexões sobre os conceitos de ética,
estética, desempenho, satisfação, eficiência,
entre outros. Assim de acordo com esses
PCNs todas as características comuns entre
Educação Física e as outras linguagens estão
corretas, EXCETO.
Todas as afirmações sobre a história da Educação Física estão corretas, EXCETO.
A dança na escola, e/ou associada à Educação Física, deverá ter um papel fundamental enquanto atividade pedagógica e despertar no aluno uma relação concreta sujeito-mundo. Pensando nas questões de gênero envolvidos nas aulas de Educação Física pode-se afirmar que o estudo e a prática da dança se justificam por que:
O voleibol é um esporte jogado por duas equipes em uma quadra de jogo divida por uma rede. Analise as afirmações abaixo sobre as regras do voleibol I. Cada equipe sempre apresentará seis jogadores em quadra. II. A formação inicial da equipe indica a ordem de rotação dos jogadores em quadra. Esta ordem será mantida durante todo o set. III. Antes do início de cada set, o técnico deve gravar a formação inicial de sua equipe na papeleta de formação, assiná-la e entregá-la ao segundo árbitro ou ao apontador. IV. Os jogadores que não constarem na papeleta de formação inicial de um set (excetuando-se os Líberos), será os reservas para aquele set. Após análise das afirmações acima podemos concluir que:
Assinale a alternativa que contém uma afirmativa falsa em relação à corrida como esporte e sua execução:
As habilidades podem ser classificadas pela importância relativa dos elementos motores e cognitivos, os quais podem contribuir para a obtenção, com êxito, da meta proposta. Nesse sentido, a prática adequada do sistema de marcação em um jogo de basquetebol e a realização correta de um arremesso do lance livre são consideradas, respectivamente:
Silva & Bracht (2012) explicam que, grosso modo, seria possível identificar três tipos de prática pedagógica que se apresentam nas aulas de educação física, sendo duas bastante comuns. A primeira, de caráter tradicional, diz respeito àquelas que se organizam a partir da ideia de que as aulas de educação física devem propiciar o ensino de esportes, notadamente, voleibol, basquetebol, handebol e futebol, estruturados em unidades bimestrais. Um segundo tipo se caracteriza como uma postura de recreação, em que, com frequência, não se apresenta alguma pretensão pedagógica que seja diferente de ocupar os alunos com alguma atividade. Por fim, um terceiro tipo, não habitual nas aulas de educação física, se refere aquele que procura alterar ou inovar, de algum modo, a tradição estabelecida e que os autores denominam de “prática inovadora”. Desse modo, uma das características da prática inovadora é:
Sobre a ideia que fundamenta os jogos cooperativos, é possível considerar que:
No livro Educação Física na Escola: Implicações para a Prática Pedagógica, coordenado por Darido & Rangel, Silva & Venâncio expõem que uma das grandes inovações decorrentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi a liberdade e autonomia concebidas às escolas, especialmente, através do projeto pedagógico. Para os autores, é possível considerar que:
Na perspectiva dos jogos cooperativos e do processo de inclusão, é possível considerar que os professores devam:
O objetivo, a natureza e as características do esporte dizem respeito ao sentido de competição ou cooperação entre dois ou mais grupos de interesse. O esporte também é considerado o maior fenômeno dentre as práticas corporais. E mais ainda, a maior parte das modalidades esportivas se concretiza através de alguma atividade motora. Além dessas abordagens, é correto o que se afirma sobre o esporte, exceto:
O Educador Físico, que trabalha no âmbito da iniciação esportiva, deve propor uma pedagogia que contraponha o fenômeno da espetacularização esportiva precoce e a mentalidade predominante de resultados em curto prazo. Assim, deve derivar dessa pedagogia uma metodologia que valorize prioritariamente
O esporte, enquanto prática corporal de lazer, possibilita inegáveis benefícios biopsicossociais em diversos contextos. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve promover ou participar de vivências, tais como
Na Educação Física, o método Desportivo Generalizado, que surgiu com as ideias da Escola Nova, continuou sendo desenvolvido nas escolas, com características que tinham como ênfase a formação de “Escolinhas Desportivas”, cujo objetivo era transformar alunos em atletas e preparar equipes para as competições escolares. Nessa linha, também se formava uma base sólida para o desporto