Alexandre é morador de uma cidade do interior e aluno de Ensino Médio de uma escola estadual em Minas Gerais. Em 2018, sua cidade participará do JIMI, Jogos do Interior de Minas. Para participar da equipe de Handebol, ele precisou passar por uma seletiva, na qual foi avaliado do ponto de vista motor para que os treinadores identificassem em que fase na aprendizagem da modalidade se encontrava. Os avaliadores verificaram baixa ocorrência de erros, alta eficiência energética e que era desnecessário prestar atenção na execução do próprio movimento, o que lhe dava liberdade para se ocupar de outros aspectos da modalidade, como a posição em quadra dos seus colegas de equipe e dos adversários.
Para os treinadores da equipe, os avaliadores informaram corretamente que Alexandre estava com os movimentos
Sobre a Educação Física brasileira entre o fim da II Guerra Mundial e a década de 1980, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras ou falsas.
( ) As disputas geopolíticas internacionais ganharam dois novos elementos. Com as bombas atômicas e a divisão entre os blocos capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e comunista, liderado pela União Soviética, o temor por uma guerra nuclear com potencial de destruição global do planeta levou as disputas para o campo esportivo. Por isso, muitos países organizaram sistemas esportivos para formarem atletas que os representassem nas competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Este foi o caso do Brasil, que passou às escolas a obrigação de produzir atletas por meio das aulas de Educação Física, que foram transformadas em treinamento, ministradas por professores que exerciam o papel de treinadores.
( ) Este momento histórico transformou a Educação Física brasileira de maneira bastante significativa. Antes, o esporte não era o principal conteúdo que a área ensinava nas escolas. Sua presença era reservada, principalmente, aos momentos de tempo livre, como o recreio. A ginástica era hegemônica e tratada até como sinônimo de Educação Física. Ensinavam-se os métodos ginásticos que foram substituídos pelas modalidades esportivas de maneira tão intensa que se passou a falar da esportivização das aulas, da hegemonia esportiva ou mesmo da monocultura do esporte na escola.
( ) Pedagogicamente, a presença praticamente exclusiva do esporte como conteúdo das aulas, a utilização da lógica do rendimento ou performance como valor fundamental para o desenvolvimento do ensino e, principalmente, a seletividade como estratégia para encontrar e preparar atletas entre os estudantes foram responsáveis pela exclusão das aulas de muitos alunos e alunas que não gostavam de esporte, tinham dificuldade em aprender as técnicas ou não tinham aptidão física adequada para as modalidades ensinadas ou treinadas nas escolas.
( ) Os clubes esportivos brasileiros surgem nesse momento, com a ideia de dar seguimento à preparação esportiva dos atletas que se formavam nas escolas e não tinham mais um local adequado para continuar os treinamentos e competições. A esportivização da Educação Física nas escolas entre as décadas de 1940 e 1980, portanto, foi fundamental para que, nas grandes cidades, se organizassem os clubes que passaram a ter papel fundamental para o desenvolvimento esportivo do país. O caso de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é bastante significativo, com a fundação Atlético, América, Cruzeiro e Minas Tênis Clube a partir desse período
Considerando a história da Educação Física brasileira, especialmente o período entre as décadas de 1940 e 1980, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Os Conteúdos Básicos Comuns, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, estabelecem, para o ensino da Educação Física no ensino médio, que, ao tratar do esporte, sua condição como direito social deve ser discutida com os alunos e, nessa perspectiva, a legislação esportiva também deve ser abordada. A Constituição Federal (CF) de 1988 estabeleceu que o esporte e o lazer fossem tratados como direito de todos os brasileiros e a regulamentação da sua oferta à população foi estabelecida, nas bases atuais, em 1998, com a Lei 9.615 conhecida como Lei Pelé, em homenagem ao ex-jogador de futebol que ocupava o posto de Ministro Extraordinário do Esporte, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Sobre as contribuições que a Lei Pelé trouxe ao ambiente esportivo brasileiro, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras ou falsas.
( ) Ficou estabelecido que o sistema esportivo brasileiro passasse a ter como base o ensino da Educação Física escolar, compreendida a partir de então como treinamento esportivo, de onde passaram a sair os atletas selecionados para os clubes esportivos em cada modalidade.
( ) No que diz respeito ao financiamento esportivo, a Lei Pelé liberou o funcionamento dos cassinos, bingos e jogos de azar, cujos impostos recolhidos passaram a ter um percentual repassado diretamente para os clubes, treinadores e atletas brasileiros.
( ) A Lei Pelé reconheceu como legítimas as práticas esportivas formais e não formais, além das seguintes manifestações sociais do esporte: educacional (praticado nos sistemas de ensino e formas assistemáticas de educação), de participação (de modo voluntário, com a finalidade de integração, promoção da saúde e educação e preservação do meio ambiente), de rendimento (com a finalidade de obter resultados e integrar as pessoas) e de formação (caracterizado pela aquisição inicial de conhecimentos esportivos que garantam competência para a recreativa, competitiva e de alta competição, incluída no texto legal em 2015).
( ) Ficou estabelecido que as entidades de administração e de prática do esporte no Brasil são pessoas jurídicas de direito privado com organização e funcionamento autônomo e que os dirigentes, unidades ou órgãos de entidades de administração do desporto não exercem função delegada pelo Poder Público nem são consideradas autoridades públicas.
Considerando o ordenamento que regula a oferta do esporte e do lazer à população brasileira atualmente, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Sobre a abordagem pedagógica que deve ser dada ao esporte de acordo com a proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e classifique-as como verdadeiras ou falsas.
( ) Deve-se evitar um tratamento pedagógico crítico ao esporte, uma vez que criticar esta prática representa diminuir sua importância, desqualificar seu significado, reduzir o valor da aprendizagem das técnicas e táticas e a relevância da competição no mundo moderno.
( ) Para ser ensinado, o esporte precisa ser situado histórica e socialmente e vivenciado a partir da compreensão de seus fundamentos e da ressignificação de seus sentidos e significados. É preciso também conhecer benefícios e riscos das modalidades, bem como os valores que as orientam.
( ) A dimensão política do esporte não deve ser tratada pela Educação Física nas escolas, uma vez que um dos benefícios da prática esportiva é exatamente a neutralidade política e ideológica, o que auxilia na redução da tensão e da intolerância no ambiente escolar.
( ) O eixo temático esporte é compreendido pelos seguintes tópicos: história, elementos técnicos, táticas, regras, riscos e benefícios, diferença entre esporte educacional, de participação e de rendimento, hidratação e vestuário, inclusão no esporte, atitudes e valores éticos e democráticos.
Sobre a abordagem pedagógica reservada ao esporte pela proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a sequência CORRETA.
A Portaria nº 3.124 de 28/12/2012 do Ministério da Saúde refere-se a(ao):
Não é uma habilidade motora básica do atletismo:
O trecho abaixo é a descrição de um dos princípios do treinamento desportivo. Assinale a alternativa correspondente.
“A perda das adaptações fisiológicas e de desempenho, chamada destreinamento, ocorre rapidamente quando uma pessoa encerra sua participação na atividade física regular. Apenas 1 ou 2 semanas de destreinamento acarretam redução na capacidade tanto metabólica quanto de realização do exercício, e muitos aprimoramentos induzidos pelo treinamento são perdidos completamente em alguns meses".
No contexto do ensino da Educação Física, a avaliação do processo ensino-aprendizagem é fundamental. De acordo com a proposta curricular do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV), é CORRETO afirmar que a avaliação no ano letivo deve ocorrer:
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o princípio do treinamento esportivo que assume que as adaptações fisiológicas e metabólicas estão estreitamente relacionadas ao tipo de intensidade, duração e frequência treinada.
De acordo com Guedes & Guedes, a análise do somatotipo constitui-se um recurso extremamente útil para a detecção e o acompanhamento das repercussões associadas à variação da forma corporal, que podem surgir em razão do crescimento físico e da maturação biológica; e da monitoração das adaptações de cunho morfológico provenientes de intervenções dietéticas e de programas de exercícios físicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que compreende os componentes do somatotipo.
Existem várias etapas na aquisição de habilidades motoras fundamentais, durante as quais se observa o desenvolvimento de padrões fundamentais de movimento que são essenciais para o desenvolvimento da criança. Durante as aulas de Educação Física, o professor deve observar a evolução destes padrões de desenvolvimento motor. De acordo com Gallahue e Ozmun (2001), este desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais passa por três estágios distintos: inicial, elementar e maduro. O estágio maduro das habilidades motoras fundamentais apresenta como característica um comportamento motor:
A concepção pedagógica que busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica, tornando assim o ensino escolar uma educação de crianças e jovens, através da desconstrução de imagens negativas interiorizadas pelo aluno, diante da complexidade e rigidez de sua prática, é denominada:
A Educação Física é uma disciplina considerada por muitos alunos a mais divertida e "legal" do currículo nas escolas, colocando-a em grande vantagem sobre outras; pois o aluno está mais interessado e motivado, participando com mais entusiasmo das atividades propostas. Aliado a isto, é uma disciplina rica em condições de explorar os elementos da cultura corporal mais variados, que foram surgindo com a evolução humana como as brincadeiras, jogos, danças, lutas, ginástica, entre outras. Contudo, com o passar dos anos, os alunos vão perdendo o gosto por essas atividades que eram vistas como as mais divertidas, tornando-se chatas e cansativas, por isso não vemos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental tão empolgados com a prática em comparação com as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental que demonstram imensa alegria com as aulas de Educação Física. Diante do exposto no texto acima, este comportamento relacionado com a diminuição do interesse nas aulas de Educação Física está relacionado com:
O tecido muscular esquelético está envolvido no exercício de uma forma voluntária na medida em que o praticante escolhe a forma, a direção e a intensidade com que executa os seus movimentos. Este indivíduo pode orientar o seu esforço de acordo com o feedback sensorial que recebe, nomeadamente, das sensações tácteis, proprioceptivas e de fadiga local e sistêmica. Desta forma, esta condução de informações sensoriais para a medula espinhal e encéfalo a partir do meio externo, realizado pelas terminações nervosas, é executada pela via denominada:
Quando se faz referência aos conhecimentos a serem desenvolvidos durante as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais tem a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e efetivar os objetivos propostos para a área. Com esse motivo elegeu três critérios para a seleção dos conteúdos: relevância social; características dos alunos; e as características da própria área. Diante do exposto, assinale a opção que estabelece relação direta com a relevância social dos conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar.