Com relação ao texto precedente, julgue o item subsequente, segundo a compreensão da educação física enquanto linguagem.
A seleção e o trato pedagógico de conteúdos para as aulas de educação física devem atender a uma relevância social para os alunos, considerando-se o potencial de usufruto desses conteúdos como prática de lazer e de promoção da saúde.
No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.
Ao abordar a temática gênero nas aulas de educação física, o professor deverá elaborar estratégias de ensino que favoreçam a participação feminina nas aulas; sendo assim, dinâmicas que separem os meninos das meninas são indicadas como forma de preservar a integridade física das meninas.
Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue o item seguinte.
As aulas de educação física devem contribuir para que o aluno conheça o seu próprio corpo, saiba valorizar hábitos saudáveis de vida e reconheça a importância de sua responsabilidade para com a sua saúde e a saúde coletiva.
Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.
O trato pedagógico crítico destinado ao esporte como conteúdo de aulas de educação física na escola sugere a compreensão de que a excelência do treinamento esportivo é fator determinante na produção de atletas não manipuláveis.
Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta
maior capacidade de economizar tempo e energia, maior confiança e diminuição da quantidade de erros.
Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.
No basquetebol, a bandeja é uma habilidade simples, contudo o professor deve informar aos alunos que aguardem até a segunda fase de aprendizagem para executá-la.
Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.
Uma boa estratégia de ensino, nesse caso, é oferecer informação prescritiva sobre a habilidade, com o objetivo de orientar os alunos quanto aos erros cometidos e à forma de modificar a ação nas próximas tentativas.
As metas de currículos desenvolvimentistas de educação física para crianças estão relacionadas às áreas motora, cognitiva e afetiva. Com relação a tais metas, julgue o item a seguir.
A criação de um ambiente em que as crianças sejam estimuladas a se tornar fisicamente ativas é uma meta referente à área afetiva.
Considerando as ideias desse texto, julgue o próximo item.
Depreende-se da afirmação de que o esporte pode formar pessoas preocupadas com o fair play uma clara crítica à sociedade capitalista.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.
Dado o vasto patrimônio cultural do país, a educação física nas escolas brasileiras, como prática cultural, permite a vivência de diferentes atividades corporais que envolvam jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas, atividades rítmicas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais.
Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.
A inserção da educação física nas escolas como disciplina obrigatória vem fazendo parte das determinações governamentais ao longo da história no Brasil a partir do século XIX.
A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue o item a seguir.
No aspecto da investigação e da compreensão, o conhecimento do corpo, da aptidão física e da saúde se relaciona com a capacidade de análise crítica dos programas de atividades físicas, podendo desenvolver conceitos de esforço e intensidade para que sejam utilizados nas próprias atividades corporais.
Julgue o item seguinte, referentes a competição e cooperação no esporte.
O princípio da não exclusão, que propaga o direito à participação de todos os estudantes, torna importante a utilização dos jogos cooperativos nas aulas de educação física.
Para Barbanti (2000), a força motora é a capacidade do sistema neuromuscular de superar ou vencer uma resistência. Sendo a mesma dividida em três tipos: Força máxima, Força rápida e Resistência de força. (BARBANTI, V. J. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2000). Podemos afirmar em relação aos tipos de força:
I. Força máxima é a maior força muscular possível que um atleta pode desenvolver, sendo muito presente em atividades de arremesso de peso, salto vertical do atleta de voleibol e lançamento no handebol.
II. Força rápida é a capacidade do músculo conservar a força por um período prolongado, realizando um grande número de repetições, sendo muito presente em atividades cíclicas como maratonas, futebol, futsal.
III. Resistência de força é toda forma de força realizada com a máxima velocidade possível em um mínimo tempo de execução, como exemplo corridas de 50 e 100 metros.
IV. Resistência de força é a capacidade de realizar uma determinada sequência de movimentos decorrente da integração do sistema nervoso central (SNC) e a musculatura esquelética, como exemplo correr e chutar a bola a gol em uma partida de futsal.
Está correta a alternativa:
Trabalhos rítmicos que envolvem o uso da musicalização estimulam o movimento interno e externo de crianças e adolescentes. A música e a musicalização são elementos contribuintes para o desenvolvimento e a integração do ser, isto por que: I. Cantar ou imitar os sons contribui para o desenvolvimento da linguagem das crianças que estão aprendendo novas palavras. II. Desenvolver atividades rítmicas que envolvam a música como dança, ginástica e brincadeiras de rodas, auxilia a criança a aprender, ouvir a si mesma e aos outros, desenvolvendo assim o sentido de organização e coletividade. III. Atividades musicais auxiliam na capacidade de concentração de crianças e dos adolescentes, também auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e na memória, além de ser forte desencadeador de emoções. IV. Uma excelente estratégia para trabalhar com atividades rítmicas são as brincadeiras cantadas, sendo que estas devem ser selecionadas entre aquelas que possuem sentido e significado para a criança, que trate de assuntos e fatos que ela conhece, sendo adequada, pela sua simplicidade e alegria a sua capacidade física e mental, proporcionando o cultivo da sensibilidade. V. Trabalhar atividades rítmicas voltadas a musicalização é de extrema importância para crianças e adolescentes, pois ela auxilia o processo de construção do conhecimento, além de favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, da imaginação, da socialização e afetividade, também contribui para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Assinale a alternativa correta: