Na década de 80, surgiram perspectivas que apontaram para a reflexão de uma Educação Física como prática corporal de movimento que se consolidaram a partir da década de 90. A tendência pedagógica que apresenta uma preocupação em garantir a especificidade da área da Educação Física e, com a valorização do conhecimento sobre as necessidades e as expectativas dos alunos nas diferentes faixas etárias é denominada:
Dentro do ambiente escolar, os professores de Educação Física devem assegurar-se de que estão lidando com crianças em constante desenvolvimento físico, mental e emocional; e que esse desenvolvimento não ocorre de forma homogênea e isolada nos seres humanos. Assim, o professor deve entender as diversas fases do desenvolvimento motor, bem como as interferências e mudanças que ocorrem em cada uma delas, de forma a desenvolver atividades condizentes com as necessidades e possibilidades dos alunos. Dessa forma, quando o professor atua com crianças na faixa etária entre 2 a 7 anos, entende-se que este educador está estimulando alunos que se encontram na fase motora:
A Antropometria é a parte da Antropologia que trata da mensuração do corpo humano ou de suas partes e que permite o registro das particularidades físicas dos indivíduos. Refere-se à medida do tamanho e da proporção do corpo humano. A massa corporal e a estatura são medidas de tamanho do corpo humano que, juntas, proporcionam o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice antropométrico é considerado simples, barato e não requer alto grau de treinamento e habilidade do avaliador. São medidas perfeitas para pesquisas epidemiológicas de larga escala, e permitem informações sobre:
Quanto maior se apresentar o repertório motor de uma criança, mais elevada será a capacidade de aprender e executar outros padrões de movimento. Muitas vezes, movimentos deficientes encontrados em jovens e adultos não ocorrem devido à falta de talento, mas por estimulação inadequada na infância. Dessa forma, torna-se necessário enriquecer a vida da criança com muitos movimentos. De acordo com os ensinamentos da Aprendizagem Motora, os movimentos fundamentais, que devem ser estimulados na infância, podem ser agrupados em três categorias:
Sobre a abordagem Crítico-emancipatória é correto afirmar que, EXCETO:
Os PCN apresentam alguns critérios para seleção de conteúdos da Educação Física. São eles: I - as diferenças regionais e o respeito à diversidade. II - a relevância social do conteúdo que têm presença marcante na sociedade brasileira. III – as características da própria área frente a enorme gama de conhecimentos que vêm sendo produzidos sobre a cultura corporal. IV - os níveis sociais de cada aluno, bem como o local onde estão inseridos a casa e a escola; Das afirmativas, estão corretas:
O processo histórico-social sofrido pela capoeira pode ser um ponto marcante a ser tematiza nas aulas de Educação Física. Sobre isso, NÃO caracteriza-se uma situação da dimensão conceitual quando:
Sobre os fundamentos do voleibol, relacione a primeira coluna com a segunda
Primeira Coluna
A-Saque
B-Recepção
C-Ataque
D-Levantamento
Segunda Coluna
( ) é o meio mais comum de uma equipe tentar obter o ponto.
( ) é caracterizado como o único momento da partida em que o atleta tem total controle de seus atos.
( ) é o segundo contato com a bola.
( ) apesar de não marcar pontos diretamente por sua ação, tem relação direta com a performance do ataque.
A sequência correta de cima para baixo é:
O esporte no contexto educacional deve ser compreendido numa perspectiva:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) consideram que a avaliação deve ser de utilidade, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem, e torná-lo cada vez mais produtivo. O tipo de avaliação capaz de gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem é denominado:
A osteoporose, denominada com frequência “doença dos ossos quebradiços”, é definida como uma doença esquelética sistêmica caracterizada por baixa massa óssea e deterioração microarquitetônica do tecido ósseo com subsequente aumento na fragilidade dos ossos e suscetibilidade para sofrer fraturas. Exercícios que produzem altas forças compressivas na coluna vertebral e nas extremidades inferiores são contra- indicados para pessoas com osteoporose (ACSM, 2002). Marque a alternativa que corresponde ao exercício que NÃO é contraindicado para as pessoas com osteoporose.
A cafeína é um estimulante cujo mecanismo de ação se baseia na excitação do sistema nervoso simpático (ARAÚJO, 2005). Sobre os efeitos fisiológicos da cafeína, analise as afirmações a seguir: I – A cafeína provoca a vasoconstricção dos vasos sanguíneos. II – A cafeína promove um aumento na frequência cardíaca. III – A cafeína diminui a resistência e a capacidade de endurance. IV – A cafeína aumenta a mobilização de ácidos graxos livres. Estão corretas as afirmações:
As capacidades coordenativas manifestam-se de inúmeras formas, são classificadas em nove e cada uma delas tem determinada importância prática (BARBANTI, 2010). Sobre as características dessas capacidades NÃO é correto afirmar que:
Os fatores de risco para doença aterosclerótica coronariana segundo o ACSM (2006) são oito, sendo que desse total, existem sete fatores de risco positivo e um fator de risco negativo para a estratificação dos riscos. Sobre isso, marque a alternativa que corresponde ao fator de risco negativo para a doença.
Sobre a pressão arterial, a frequência cardíaca e suas relações, analise as afirmativas abaixo: I – A pressão arterial sistólica deve subir durante o exercício aeróbico, seja ele um exercício gradativo ou com carga constante e em estado estável. II – O débito cardíaco é a varável usada na fisiologia do exercício para enunciar a hemodinâmica cardiovascular global e está relacionada com à pressão arterial, apenas com à frequência cardíaca. III – A combinação da pressão arterial e da frequência cardíaca é conhecida como o produto frequência-pressão ou duplo produto. IV – A pressão arterial e a frequência cardíaca combinadas são indicadores importantes para a resistência muscular. Das afirmativas, somente: