Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 816 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A atuação de um setor de marketing junto aos de Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas já vem se tornando rotina nas assessorias de comunicação. Estão sob a responsabilidade da Assessoria de Imprensa, função a ser exercida privativa e exclusivamente por jornalistas habilitados, a seguintes funções, entre outras:
I. elaboração de press–releases, sugestões de pauta e press–kits;
II. acompanhamento de entrevistas de suas fontes; III. organização de coletivas;
IV. edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos;
V. preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;
VI. organização do mailling de jornalistas;
VII. clipping de notícias.
Estão corretas as afirmativas:

Como profissional, o atendimento ao cliente (interno e externo) exige algumas habilidades. É muito importante saber reconhecer algumas falhas a que todos estamos sujeitos. Dentre elas:
I. Desinteresse.
II. Má vontade.
III. Frieza.
IV. Desdém.
V. Robotismo.
VI. Cordialidade.
VII.Jogo de responsabilidade: a síndrome do "vai–para–lá–e– vai–para–cá".
Assinale a alternativa que apresenta apenas aspectos considerados como falhas no atendimento.

É dever de todo profissional de atendimento zelar pela manutenção de sua imagem, e isto inclui cuidar dos relacionamentos profissionais e do atendimento aos clientes.
Algumas características e habilidades auxiliam o profissional a cumprir este papel. Verifique as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que as apresenta.
I. Manter o profissionalismo: apresentar–se bem, o que inclui boa aparência e zelo na forma de se apresentar e vestir, bem como manter uma atitude profissional em relação ao cliente.
II. Resolver problemas: ser capaz de resolver uma gama variada de problemas dos clientes, coletando e analisando informações para discutir soluções e chegar a mais adequada delas.
III. Aplicar conhecimentos e habilidades técnicas: saber usar equipamentos de tecnologia de ponta, ferramentas e quaisquer outros recursos disponíveis que facilitem a oferta de um serviço mais rápido e eficaz.
IV. Organizar as atividades de trabalho: ter um método eficiente e ordenado de cumprir as tarefas, o que inclui a decisão sobre prioridades e a solução simultânea de vários problemas.
V. Manter–se sempre acima dos problemas dos outros, evitando a todo custo contato com quem apresente características problemáticas, ignorando–os.
Estão corretas as afirmativas:

O CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas) definiu como funções específicas de relações públicas, através do documento "Conclusões do Parlamento Nacional de Relações Públicas", e enumerou como atividades de relações públicas, entre outras:
I. Realizar pesquisas e auditoria de opinião e imagem.
II Estabelecer programas que caracterizem a comunicação estratégica para criação e manutenção de relacionamento das instituições com seus públicos de interesse.
III Planejar, coordenar e executar programas relacionados a relações públicas.
IV. Dedicar–se ao ensino de disciplinas de teoria e técnicas de relações públicas.
Estão corretas as afirmativas:

Estratégia de comunicação integrada em marketing envolvem, sobretudo, duas variáveis: _____________ e _____________. A primeira diz respeito aos valores arrecadados pela empresa em função dos resultados positivos das estratégias adotadas, enquanto a segunda diz respeito aos valores, na maioria das vezes altos, necessários para implementar essas estratégias.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

A máxima da Gestão de Crise profetiza que, se a empresa ainda não passou por uma crise, esse dia chegará. A pergunta que todo comunicador se faz é a seguinte: A empresa está preparada? Sobre esse tema, os teóricos afirmam que a crise é democrática, pois não distingue empresas pelo porte. Todas as organizações estão sujeitas, quer sejam grandes ou pequenas, e quanto maior a empresa, maior será sua crise. Outra afirmação é que a crise não acontece de uma vez, desenvolve-se gradativamente. Com base nesse conhecimento e acreditando que todo acontecimento negativo é passível de prevenção, assinale a alternativa correta.

Observe a tirinha abaixo para responder à questão 97.

A sociedade do conhecimento conta com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que transformam os modos de ser, de conviver, de comunicação e de mobilização. As novas TIC afetam a educação e desenvolvem novos recursos, geram um novo tipo de aluno e exigem um novo tipo de professor. A tirinha satiriza uma situação de sala de aula e expressa, assim, uma crítica à escola que

A Teoria do Agendamento, pertencente à segunda fase dos estudos de Comunicação Social, estuda o poder de agenda dos meios de comunicação, ou seja, a capacidade que estes possuem para evidenciar um determinado assunto. Investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante. O Agenda Setting é referido como uma "hipótese" devido às dificuldades metodológicas impostas por suas premissas e conclusões. Sua área de pesquisa baseia-se em alguns pressupostos, entre eles:

Desde o início dos anos 80, as pesquisas políticas e de opinião pública na América Latina têm se constituído num evento central ao processo de democratização. Diariamente, os principais jornais e redes de TV de cada país nos informam sobre estudos focados sobre assuntos vinculados ao desenvolvimento político das novas democracias. Grande parte do que conhecemos sobre essas instituições é produto de pesquisas. Se o intuito é compreender diversos estudos que buscam explicar problemas que envolvem a população como, por exemplo, comportamento político, religiosidade, mercado de trabalho, entre outros, que tipo de pesquisa é a mais indicada?

O press release deve cumprir a função de subsidiar ou complementar o trabalho de levantamento de informações do repórter. De modo geral, funciona como uma sugestão de pauta, o ponto de partida do trabalho do repórter, a quem cabe dar seqüência às demais etapas da reportagem, que são entrevistas, consulta, checagem de informação e redação do texto final da matéria. Gilberto Lorenzon e Alberto Mawakdiye (2002) apontam alguns requisitos para a estruturação do release. Quanto aos parágrafos intermediários, é correto afirmar que:

A um jornalista que lhe perguntou o que seria a crônica, Rubem Braga (1913-1990) respondeu: "se não é aguda, é crônica". A frase, em tom de brincadeira, já dá pistas sobre alguns dos atributos indispensáveis para um bom texto desse gênero: o humor e a surpresa. Metade ficção, metade realidade, as crônicas divertem e inspiram um novo olhar sobre o cotidiano. O site Educar para Crescer, da Editoria Abril, indica para leitura 10 livros de cronistas brasileiros. Crônica que tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto; que pode ser narrada tanto na primeira quanto na terceira pessoa do singular; que é um texto em prosa (podendo ter linguagem poética); e comprometido com fatos cotidianos (banais, comuns) são características que definem melhor a crônica:

Atualmente há 2 grandes circuitos que um trabalho gráfico pode seguir: o circuito digital e o circuito convencional. Para decidir qual escolher, é preciso considerar fatores como tiragem, qualidade, prazo, preço, enfim, conhecer bem todos os processos de impressão convencionais e digitais. Cada vez mais as gráficas têm optado pelo processo digital ou offset digital que tem como principal característica:

O_____________ é o profissional que em um jornal decide que matérias irão para a página; contudo, não raro acontece de ele nunca saber que tipo de anúncio está programado pelo setor publicitário. A única indicação nas páginas é a de que há um anúncio programado, mas nada que informe o tipo de publicidade, e muito menos quem está pagando por ela.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

A divulgação é um importante instrumento utilizado em relações públicas, onde são veiculadas informações com princípios transparentes e neutros. Dentre as ferramentas para divulgação mais utilizadas está o Teaser, que consiste em _____________
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.

Devendo ser aplicada somente após análise criteriosa, a pesquisa institucional é aplicada com o objetivo de _____________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282