A atuação de um setor de marketing junto aos de Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas já vem se tornando rotina nas assessorias de comunicação. Estão sob a responsabilidade da Assessoria de Imprensa, função a ser exercida privativa e exclusivamente por jornalistas habilitados, a seguintes funções, entre outras:
I. elaboração de press–releases, sugestões de pauta e press–kits;
II. acompanhamento de entrevistas de suas fontes; III. organização de coletivas;
IV. edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos;
V. preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;
VI. organização do mailling de jornalistas;
VII. clipping de notícias.
Estão corretas as afirmativas:
Como profissional, o atendimento ao cliente (interno e externo) exige algumas habilidades. É muito importante saber reconhecer algumas falhas a que todos estamos sujeitos. Dentre elas:
I. Desinteresse.
II. Má vontade.
III. Frieza.
IV. Desdém.
V. Robotismo.
VI. Cordialidade.
VII.Jogo de responsabilidade: a síndrome do "vai–para–lá–e– vai–para–cá".
Assinale a alternativa que apresenta apenas aspectos considerados como falhas no atendimento.
É dever de todo profissional de atendimento zelar pela manutenção de sua imagem, e isto inclui cuidar dos relacionamentos profissionais e do atendimento aos clientes.
Algumas características e habilidades auxiliam o profissional a cumprir este papel. Verifique as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que as apresenta.
I. Manter o profissionalismo: apresentar–se bem, o que inclui boa aparência e zelo na forma de se apresentar e vestir, bem como manter uma atitude profissional em relação ao cliente.
II. Resolver problemas: ser capaz de resolver uma gama variada de problemas dos clientes, coletando e analisando informações para discutir soluções e chegar a mais adequada delas.
III. Aplicar conhecimentos e habilidades técnicas: saber usar equipamentos de tecnologia de ponta, ferramentas e quaisquer outros recursos disponíveis que facilitem a oferta de um serviço mais rápido e eficaz.
IV. Organizar as atividades de trabalho: ter um método eficiente e ordenado de cumprir as tarefas, o que inclui a decisão sobre prioridades e a solução simultânea de vários problemas.
V. Manter–se sempre acima dos problemas dos outros, evitando a todo custo contato com quem apresente características problemáticas, ignorando–os.
Estão corretas as afirmativas:
O CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas) definiu como funções específicas de relações públicas, através do documento "Conclusões do Parlamento Nacional de Relações Públicas", e enumerou como atividades de relações públicas, entre outras:
I. Realizar pesquisas e auditoria de opinião e imagem.
II Estabelecer programas que caracterizem a comunicação estratégica para criação e manutenção de relacionamento das instituições com seus públicos de interesse.
III Planejar, coordenar e executar programas relacionados a relações públicas.
IV. Dedicar–se ao ensino de disciplinas de teoria e técnicas de relações públicas.
Estão corretas as afirmativas:
Estratégia de comunicação integrada em marketing envolvem, sobretudo, duas variáveis: _____________ e _____________. A primeira diz respeito aos valores arrecadados pela empresa em função dos resultados positivos das estratégias adotadas, enquanto a segunda diz respeito aos valores, na maioria das vezes altos, necessários para implementar essas estratégias.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
A máxima da Gestão de Crise profetiza que, se a empresa ainda não passou por uma crise, esse dia chegará. A pergunta que todo comunicador se faz é a seguinte: A empresa está preparada? Sobre esse tema, os teóricos afirmam que a crise é democrática, pois não distingue empresas pelo porte. Todas as organizações estão sujeitas, quer sejam grandes ou pequenas, e quanto maior a empresa, maior será sua crise. Outra afirmação é que a crise não acontece de uma vez, desenvolve-se gradativamente. Com base nesse conhecimento e acreditando que todo acontecimento negativo é passível de prevenção, assinale a alternativa correta.
Observe a tirinha abaixo para responder à questão 97.
A sociedade do conhecimento conta com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que transformam os modos de ser, de conviver, de comunicação e de mobilização. As novas TIC afetam a educação e desenvolvem novos recursos, geram um novo tipo de aluno e exigem um novo tipo de professor. A tirinha satiriza uma situação de sala de aula e expressa, assim, uma crítica à escola que
A Teoria do Agendamento, pertencente à segunda fase dos estudos de Comunicação Social, estuda o poder de agenda dos meios de comunicação, ou seja, a capacidade que estes possuem para evidenciar um determinado assunto. Investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante. O Agenda Setting é referido como uma "hipótese" devido às dificuldades metodológicas impostas por suas premissas e conclusões. Sua área de pesquisa baseia-se em alguns pressupostos, entre eles:
Desde o início dos anos 80, as pesquisas políticas e de opinião pública na América Latina têm se constituído num evento central ao processo de democratização. Diariamente, os principais jornais e redes de TV de cada país nos informam sobre estudos focados sobre assuntos vinculados ao desenvolvimento político das novas democracias. Grande parte do que conhecemos sobre essas instituições é produto de pesquisas. Se o intuito é compreender diversos estudos que buscam explicar problemas que envolvem a população como, por exemplo, comportamento político, religiosidade, mercado de trabalho, entre outros, que tipo de pesquisa é a mais indicada?
O press release deve cumprir a função de subsidiar ou complementar o trabalho de levantamento de informações do repórter. De modo geral, funciona como uma sugestão de pauta, o ponto de partida do trabalho do repórter, a quem cabe dar seqüência às demais etapas da reportagem, que são entrevistas, consulta, checagem de informação e redação do texto final da matéria. Gilberto Lorenzon e Alberto Mawakdiye (2002) apontam alguns requisitos para a estruturação do release. Quanto aos parágrafos intermediários, é correto afirmar que:
A um jornalista que lhe perguntou o que seria a crônica, Rubem Braga (1913-1990) respondeu: "se não é aguda, é crônica". A frase, em tom de brincadeira, já dá pistas sobre alguns dos atributos indispensáveis para um bom texto desse gênero: o humor e a surpresa. Metade ficção, metade realidade, as crônicas divertem e inspiram um novo olhar sobre o cotidiano. O site Educar para Crescer, da Editoria Abril, indica para leitura 10 livros de cronistas brasileiros. Crônica que tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto; que pode ser narrada tanto na primeira quanto na terceira pessoa do singular; que é um texto em prosa (podendo ter linguagem poética); e comprometido com fatos cotidianos (banais, comuns) são características que definem melhor a crônica:
Atualmente há 2 grandes circuitos que um trabalho gráfico pode seguir: o circuito digital e o circuito convencional. Para decidir qual escolher, é preciso considerar fatores como tiragem, qualidade, prazo, preço, enfim, conhecer bem todos os processos de impressão convencionais e digitais. Cada vez mais as gráficas têm optado pelo processo digital ou offset digital que tem como principal característica:
O_____________ é o profissional que em um jornal decide que matérias irão para a página; contudo, não raro acontece de ele nunca saber que tipo de anúncio está programado pelo setor publicitário. A única indicação nas páginas é a de que há um anúncio programado, mas nada que informe o tipo de publicidade, e muito menos quem está pagando por ela.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
A divulgação é um importante instrumento utilizado em relações públicas, onde são veiculadas informações com princípios transparentes e neutros. Dentre as ferramentas para divulgação mais utilizadas está o Teaser, que consiste em _____________
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.
Devendo ser aplicada somente após análise criteriosa, a pesquisa institucional é aplicada com o objetivo de _____________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.