O bom relacionamento é sempre visto com bons olhos, em todos os lugares, principalmente no que se refere ao lado profissional. Algumas habilidades e atitudes que estão presentes nos bons atendentes:
I. Desenvolver a confiança e a fidelidade dos clientes.
II. Colocar–se no lugar dos clientes.
III. Demonstrar empenho pessoal: ser atencioso e prestativo.
IV. Dominar a tensão: ser organizado, calmo e construtivo.
V. Trabalhar em equipe: cooperar com os outros colegas e manter relacionamentos positivos e produtivos.
Estão corretas as afirmativas:
O CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas) definiu como funções específicas de relações públicas, através do documento "Conclusões do Parlamento Nacional de Relações Públicas":
I. Diagnosticar o relacionamento das entidades com os seus públicos.
II. Prognosticar a evolução da reação dos públicos diante das ações das entidades.
III. Propor políticas e estratégias que atendam às necessidades de relacionamento de entidades com seus públicos.
IV. Implementar programas e instrumentos que assegurem a interação das entidades com seus públicos.
V. Executar os planejamentos definidos com base nas pesquisas de opinião, objetivando o atingimento de resultados prognosticados.
A partir do século XX, foram ampliados os estudos científicos das Teorias da Comunicação, com escolas e vertentes nem sempre convergentes. Escola de Chicago, Teoria Hipodérmica, Interacionismo Simbólico, Sociedade de Massa e Funcionalismo são algumas escolas de pensamento que abriram a possibilidade de a Comunicação ser entendida como uma ciência social com bases empíricas. Sobre essas teorias, assinale a alternativa correta.
Em seus primórdios, os estudos em Comunicação Social dedicaram-se principalmente ao papel e efeito social do rádio, uma vez que esse veículo fora a primeira mídia a alcançar proporções e popularidade suficientes para ser caracterizado como meio de comunicação de massa. Além disso, seu alcance o levou a ser amplamente utilizado pelos estados totalitários que emergiram na Europa no período entre guerras. Em sua primeira fase, os estudos concentraram suas atenções sobre as mensagens da mídia e seu efeito sobre os indivíduos. A Teoria Hipodérmica, também conhecida como "Teoria dos Efeitos Ilimitados", analisou o fenômeno da mídia a partir de premissas behavioristas. Seu modelo comunicativo é baseado no conceito de "estímulo/resposta", que significa:
La communication publique (1995[2005]) é o título mais conhecido de Pierre Zémor e referência nos estudos brasileiros sobre comunicação pública. A análise do autor parte da ideia de que a comunicação está presente em toda a parte. Para ele, a comunicação pública é definida pela legitimidade do interesse geral e estende-se para além do domínio público segundo o estrito senso jurídico. Ela acompanha a aplicação de uma regra, o desenvolvimento de um procedimento e a elaboração de uma decisão. As mensagens são, por princípio moral, emitidas, recebidas e tratadas por instituições públicas "em nome do povo".
Portanto, com base nessa afirmação, pode-se concluir que:
Segundo Rivaldo Chinem (2003), o release é o ponto de partida para uma matéria, como um aviso de algum evento. Trata-se de um texto elaborado nos moldes estruturais do discurso jornalístico, objetivando informar as redações sobre assuntos de interesse da organização. Tendo em vista a popularização da informação com o advento da internet, o autor cita quatro novas classificações de releases:
Acerca do gênero jornalístico editorial, assinale a alternativa correta.
Os designers de jornais dão forma ao texto, escolhem os tamanhos das fotos e títulos (tanto das letras como quanto espaço vai ocupar na página), usando como princípio o ( I ) projeto gráfico. Geralmente usam programas de editoração eletrônica no computador para compor os elementos nas páginas antes de imprimir. Antigamente, antes da paginação digital, se utilizavam "bonecas" (miniaturas) das páginas para prever com precisão milimétrica o ( II ) layout de cada página em tamanho natural. Um ( III ) boneco completo era necessário para designar a colunagem pela qual a impressora rotativa (typesetter) iria definir os tipos e organizar as colunas de texto. Leia as definições a seguir e faça a correta associação com os números/palavras em negrito no texto.
a. Estudo que definirá as características visuais de um produto periódico, que se repetirão a cada edição.
b. Estudo que definirá a forma e o conteúdo de publicações, a composição das matérias e como cada tema deverá ser tratado.
c. É a materialização da proposta visual dos elementos tipologia, cores, estilo de ilustração - que compõem o produto.
d. É o projeto gráfico de um produto, que apresenta os elementos (gramatura do papel, tipologia, imagens) da forma como se deseja utilizar em sua versão final.
e. É uma película transparente na qual se registra a imagem por meio de registro fotográfico. É o processo intermediário entre a finalização do arquivo em computador e a impressão.
Assinale a alternativa que apresente a correta associação.
O follow-up é frequentemente citado como motivo de embaraços entre os profi ssionais que fazem interação com a imprensa pelas organizações e os jornalistas que atuam nas redações. Assessores de imprensa costumam considerar fundamental sua existência, mas ele pode atrapalhar a produção jornalística e ser motivo de crítica nas redações. Follow-up, neste contexto, pode ser caracterizado como
A Assessoria de Imprensa trabalha com material redacional, que _____________; ele é enviado para a mídia, que o aproveita dependendo do seu valor, o qual leva em conta unicamente o interesse do leitor. Em uma nunca se pensa em incrementar vendas nem em impulsionar negócios _____________ Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
Verifique a definição a seguir e selecione a alternativa correta correspondente.
"Convocada quando o assessorado tem informações importantes para todos os veículos. Só deve ser organizada quando o assunto for muito relevante para o setor representado e/ou de interesse público."
No jornal empresarial, geralmente colocado na página 2, existe um espaço para onde são colocados o nome da empresa responsável pelo jornal, seu endereço, os nomes de quem nele trabalha, a gráfica que imprimiu e a data de publicação.
Assinale a alternativa que apresenta o nome correspondente a este espaço.
Um dos instrumentos de divulgação da imprensa, o _____________ , pode ser definido como um conjunto informativo composto de textos, artigos, números, índices, fotografias e outros materiais destinados à divulgação de fato jornalístico, destinados a jornalistas que dele podem tirar informações para redigir suas reportagens.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.
Existem três comportamentos básicos que um atendente pode adotar em situações de conflito. Verifique as definições a seguir e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Comportamento:_____________ atendentes ficam elaborando desculpas e procurando culpados enquanto o cliente fala. Não se comprometem e não assumem responsabilidades.
Comportamento: _____________ atendentes têm dificuldade para ouvir e praticar empatia. Usam gestos exagerados, tom e volume de voz mais intensos.
Atacam o cliente e não se importam com a solução do problema
Comportamento:_____________ o profissional de atendimento é capaz de agir com sinceridade, sem inibição, temor ou agressividade. Sabe ser firme quando necessário. Sabe dizer não de forma apropriada e convincente.
Comunicação _____________ é toda forma de comunicação que utiliza de elementos visuais, tais como imagens, signos, gráficos, vídeos ou desenhos para expressar uma ou mais ideias. A Comunicação Visual é muito usada na _____________, pois exige para veicular uma ideia do que o texto necessitaria, e como a propaganda precisa atingir rápido o público, nada mais eficaz que recursos imagéticos. Já no _____________, a Comunicação Visual exerce um papel_____________, enquanto os textos ali contidos são apenas complementares.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto acima.