Julgue os itens subsequentes, relativos à radiodifusão pública e comunitária.
A fim de se evitarem interferências em outros sistemas, como o de controle de tráfego aéreo, o serviço de radiodifusão comunitária deve ser realizado em frequência modulada com potência limitada de, no máximo, 25 W ERP (potência efetivamente irradiada) e altura do sistema irradiante não superior a trinta metros.
Conforme a legislação relativa à programação das emissoras de rádio e televisão, julgue os itens que se seguem.
O tempo destinado na programação das estações de radiodifusão à publicidade comercial poderá ser de, no máximo, 25% do total.
A respeito do histórico da informática e da Internet no Brasil, julgue os itens que se seguem.
A Internet foi criada a partir de um órgão conhecido como ARPAnet, que estava vinculado diretamente ao departamento de defesa americano.
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem produzido inovações no âmbito da ação política, suscitado a formulação de conceitos que buscam explicar essas inovações e gerado um amplo debate acerca dos seus potenciais e limites. Diante disso, analise as afirmações a seguir: I.Por e-democracia entende-se o ramo de estudo que se interessa pela incorporação de mecanismos digitais nas práticas democráticas e seu impacto nas instituições políticas. Por e-gov entende-se o uso de tecnologia, seja para processos internos de gestão, seja para fins de prestação de serviços para a sociedade, ambos considerados instrumentos para fins de eficiência do Estado. II.Podem-se estabelecer, pelo menos, duas classes de experiências de e-democracia: 1) a que envolve ações realizadas pela sociedade com objetivos políticos ou cívicos, mas sem interação formal com o Estado - denominada de e-democracia não institucional; 2) as organizadas e providas por alguma entidade do Estado – denominadas de institucionais – cujo fundamento é a viabilização de formas variadas de colaboração entre sociedade e Estado, principalmente no processo de formulação e implementação de polí- ticas públicas. III.Os projetos de participação digital, desenvolvidos e implementados em instituições públicas, bem como as mudanças aceleradas da nova era da informação, geram novas demandas internas às organizações, com maior ou menor impacto na burocracia, de acordo com a complexidade e o alcance do projeto. O advento da internet e o desenvolvimento tecnológico criam tensão crescente entre a nova lógica de fluidez da informação e da interação social com a solidez das instituições públicas baseadas no modelo weberiano de organização administrativa hierárquica e procedimental. IV.A qualidade, relevância e pertinência do conteúdo da participação, e o nível de engajamento, de representatividade e de escala de participação dependem da forma da interface bem como do contexto social, polí- tico e organizacional. Tais elementos interferem no processo de interação e são determinantes para os resultados da participação. Estão CORRETAS as afirmativas:
A teoria que realça o caráter processual da comunicação, que é analisada quer na sua dinâmica interna, quer nas suas relações com outros processos comunicativos, anteriores ou contemporâneos e na qual se evidenciam a interação e a interdependência dos fatores que entram em jogo no processo de influência, corresponde a
Analise as afirmações abaixo com base na concepção de Gomes (2007) sobre os fatores de publicidade que interferem nas negociações políticas, e identifique-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas. ( ) Estar à frente do executivo ou de grandes empresas representa uma enorme cota de visibilidade midiática em posse. ( ) Há visibilidade para as presidências da Câmara e do Senado, além das mesas diretoras, das lideranças e das bancadas. ( ) O tempo de propaganda eleitoral gratuita não tem peso significativo na negociação entre parlamentares, pois a audiência desses programas no período eleitoral é muito baixa. ( ) A visibilidade parlamentar é dissociada da relação com o Executivo, uma vez que são poderes autônomos. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
O objetivo da deliberação pública, para Bohman (2009), é solucionar um problema junto com outros que possuem perspectivas e interesses distintos. Trata-se de um processo que depende de uma definição compartilhada do problema. De acordo com essa perspectiva, é correto afirmar, EXCETO que
Analise as seguintes afirmativas, considerando a coletivização no processo de comunicação e mobilização social: 1.No caso da mobilização, o foco é no compartilhamento da informação e não na sua simples circulação. 2.Para o sucesso da mobilização, é preciso que a maioria dos que dela participam tenha um comportamento comunicativo. 3.A comunicação é o único instrumento de coletivização nos processos de mobilização social. 4.O que distingue a coletivização da simples divulgação é seu compromisso com os resultados. 5.Muitas vezes, os veículos e materiais utilizados na coletivização são os mesmos de uma campanha de publicidade. São afirmativas CORRETAS:
“O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas definidas e é direcionado por princípios gerais e específicos. Não é algo ‘solto’ e isolado de contextos. Está sempre vinculado a situações e a realidades da vida de pessoas, grupos e das mais diversas organizações e instituições da esfera pública e privada.” (KUNSCH, 2003, p. 204). De acordo com a concepção de planejamento defendida pela autora, é CORRETO afirmar:
A técnica que objetiva identificar na organização os níveis de satisfação e insatisfação do indivíduo ou do grupo se denomina, corretamente, Auditoria de
De acordo com a classificação proposta por Giacglia (2003), relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando os tipos de eventos. (1)Geralmente ocorrem palestras, grupos de discussão em um único local. Procura-se discutir desafios e tendências. (2)Nesse tipo de evento, geralmente se trabalha com o objetivo de solucionar um problema. (3)Busca estreitar relacionamentos, criando ambientes menos formais para aproximação com a organização. (4)Direcionam-se a segmentos específicos, têm duração média de uma semana. Empresas especializadas geralmente organizam e comercializam esse tipo de evento. ( ) Feiras ( ) Congressos ( ) Workshops ( ) Eventos sociais A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Em A Galáxia de Gutemberg, lançado em 1962, o professor canadense Marshall McLuhan defendeu que os meios de comunicação criaram um ambiente mental que abrangia todo o planeta, sendo os veículos impressos os de maior influência na formação da cultura europeia e da consciência humana. Na referida obra, este ambiente cultural e comunicacional mundializado foi descrito por McLuhan, pela primeira vez, com um conceito que perpassa toda sua obra.
Este conceito é o de
A respeito da comunicação pública, julgue os seguintes itens.
Por integrar a categoria de instrumentos de comunicação dirigida de uma instituição, a realização de um evento, ou a participação em evento organizado por outra instituição, permite a promoção direta de determinado produto ou serviço para o público específico a que ele se destina.
Texto para responder a questão.
"Como quaisquer veículos, os de comunicação dirigida também supõem um emissor que transmite a mensagem e um receptor que responde a ela. Na comunicação dirigida, o emissor, dirigindo-se a um receptor (público) restrito e determinado, usa um código (linguagem) adequado a ele, facilmente decifrável por ele. Transmitida de forma apropriada, a mensagem tem também um retorno (feedback) apropriado, tornando-se eficiente". (KUNSCH, 2003)
A intenção de uma organização do ramo automobilístico é estabelecer uma comunicação mais eficaz com os funcionários da fábrica, padronizar discursos e tratar de temas como segurança, saúde e lazer, entre outros. Assinale a alternativa que apresenta o meio de comunicação mais adequado para esse fim.
A noção de cadeia de comunicação compõe o planejamento em publicidade e
propaganda.
Sobre a cadeia de comunicação, é INCORRETO afirmar que