Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 816 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom) é integrado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência de República (Secom), como órgão central, e pelas unidades administrativas dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal que tenham a atribuição de gerir ações de comunicação. A seguir, algumas das responsabilidades atuais das unidades administrativas. Asssinale a opção incorreta.

Considere a situação em que uma assessoria de comunicação disponibiliza com antecedência o resultado de uma pesquisa para um jornalista com o objetivo de permitir que ele produza o conteúdo da reportagem com mais tranquilidade e maior profundidade. Quando da entrega do material para o jornalista, é combinado que a divulgação das informações somente poderá ser feitano dia seguinte à apresentação ofi cial dos resultados da pesquisa em uma coletiva de imprensa. Este acordo é defi nido pelos estudos de produção da notícia a partir de assessoria de imprensa como:

O estudo da comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para tal fim. Entre tantas teorias, temos a Teoria do Espelho. Sobre ela, leia as afirmativas a seguir.

I. De acordo com essa teoria, as notícias de um bom jornalismo representam a realidade em sua forma fiel. Ou seja, o princípio de imparcialidade é visto como fundamental para a livre circulação da informação na sociedade.

II. A formação cultural, a forma de ver o mundo, opiniões e conceitos do jornalista podem prejudicar a reportagem ou notícia, por interferir na comunicação e distorcer a verdade.

III. Os estudos de mídia e jornalismo mais recentes mostram ser impossível que os jornalistas consigam, de fato, reproduzir a verdade como um todo. Isso porque a "verdade" pode variar de acordo com o conjunto de crenças culturais e valores sociais em que se encontra. Portanto, muitos estudiosos da área rejeitam tal teoria.

Está correto o que se afirma em:

Com base no Decreto nº 83.284/79, que dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista, leia as seguintes afirmativas:

I. Considera-se empresa jornalística, para os efeitos deste decreto, aquela que tenha como atividade a edição de jornal ou revista, ou a distribuição de noticiário, com funcionamento efetivo, idoneidade financeira e registro legal.

II. Equipara-se à empresa jornalística a seção ou serviço de empresa de radiodifusão, televisão ou divulgação cinematográfica, ou de agências de publicidade ou de notícias, onde sejam exercidas as atividades previstas nesta legislação.

III. A entidade pública ou privada não jornalística sob cuja responsabilidade se editar publicação destinada à circulação externa está obrigada ao cumprimento deste decreto, relativamente aos jornalistas que contratar.

Está correto o que se afirma em:

Costuma-se descrever a organização ou estrutura da notícia como uma "pirâmide invertida". Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Segundo Maria Helena Ferrari e Muniz Sodré, em Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística, "a reportagem é o lugar por excelência da narração jornalística". O narrador, na Reportagem Narrativa, é o jornalista, não a fonte. Quem narra os fatos é o repórter e, na Reportagem Narrativa, o repórter pode estar "presente" na matéria de três formas:

Além da linguagem clara e atrativa, por que o texto caracteriza uma notícia?

I. As informações constam das mais importantes para as menos importantes, ou seja, em uma narração ordenada.

II. Está escrito na 3ª pessoa.

III. É imparcial. Apenas relata os fatos.

IV. Como o fato não foi presenciado pelo jornalista, recorreu-se a fontes ou citações.

V. Retrata um fato novo, de interesse público.

Está correto o que se afirma em:

Assessoria _____________ , ou Assessoria _____________ , como alguns especialistas gostam de chamar, é o setor de uma companhia que trabalha com a empresarial, ou corporativa, ou ainda organizacional, termo que muitos teóricos preferem usar, segundo Rivaldo Chinen.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

A pesquisa tem como objetivo levantar dados e informações de interesse de uma organização ou empresa, sendo que as fases de um projeto de pesquisa podem conter:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Objetivo Geral – o que se pretende com a pesquisa. II. Objetivos Específicos – quais os detalhes deverão ser colhidos na pesquisa.
III. Metodologia – a porcentagem de pessoas ouvidas.
IV. Amostragem – o questionário que será aplicado aos entrevistados.
Estão corretas as afirmativas:

No jornalismo impresso, o texto transmite a informação semãntica através dos seus signos compreensíveis, mas ao mesmo tempo produz uma informação visual de reforço estético através dos símbolos _____________ que atuam na sensibilidade do receptor. Tudo aquilo que podemos captar através da visão acaba constituindo uma comunicação _____________. Ao se observar uma simples nuvem no céu, considera–se uma comunicação visual _____________, enquanto uma nuvem de fumaça gerada por um índio considera–se uma comunicação visual _____________.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto acima.

O evento é uma ferramenta estratégica de comunicação utilizada para informar e mobilizar públicos de interesse da instituição. A etapa de planejamento consiste em elaborar um projeto descritivo com os elementos essenciais para guiar a organização e a execução do evento, e deve ser composto dos seguintes conteúdos:

I. Justificativa.
II. Objetivos.
III. Públicos de Interesse.
IV. Tipo do evento.
V. Data e local da realização.
VI. Recursos Humanos.
VII. Recursos Materiais e financeiros.
VIII. Estratégia de comunicação.

Estão corretas as afirmativas:

Para o planejamento de uma campanha de marketing, não há um modelo rígido, ou uma sequência exata a ser seguida. Dependem de uma série de variáveis, como público alvo, recursos financeiros, entre outras. Porém, de um modo geral, segundo HONORATO, dentre os principais passos para o planejamento de uma campanha estão:

I. Identificação da audiência–alvo.
II. Definição dos objetivos.
III. Definição do orçamento.
IV. Seleção da mensagem.
V. Decisão sobre a mídia a ser utilizada.

Estão corretas as afirmativas:

Para despertar o interesse das pessoas em algum serviço ou produto, há a necessidade de algum estímulo nesses sentidos e, para tanto, é imprescindível alguma forma/meio de comunicação. Se esses sentidos estão evoluindo e se aprimorando, vale dizer que instigar a atenção da sociedade, cada vez mais exigente, é uma tarefa hoje mais difícil e técnica. Daí vem a necessidade de os veículos de comunicação usarem não só todas as possibilidades de comunicação existentes, mas fazer isso de forma correta no sentido de busca pertinente e individual de acordo com cada ramo de atividade. Atinge-se um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo. Nesse contexto, estamos falando de qual tipo de comunicação?

O produtor de conteúdo e o designer devem se preocupar com a padronização gráfica que adotarão, respectivamente, na produção do texto e na solução gráfica. Observe, como exemplo, a fonte utilizada no título a seguir.


Com base na afirmação acima e no título apresentado, marque ( V ) VERDADEIRO ou ( F ) FALSO.

( ) Trata-se de um tipo bastonado (sem serifa).

( ) O tipo de fonte usado no título facilita a leitura na Web.

( ) É a fonte mais usada na mídia impressa.

( ) Especialistas apontam que, em geral, três tipos de letras podem ser aplicados na construção de um texto (que envolve título, subtítulo, antetítulo, olho). Mais do que isso já pode dificultar a leitura e a definição do estilo do material.

( ) Com a modernidade e avanço da internet, qualquer tipo de fonte pode ser aplicada aos textos na Web. Não há interferência desse tipo na leitura ou na legibilidade.

Assinale a alternativa que apresente a seqüência correta.

Título: "Palavra ou frase, geralmente composta em corpo maior do que o utilizado no texto, e situada com destaque no alto de notícia, artigo, seção, quadro etc., para indicar resumidamente o assunto da matéria e chamar a atenção do leitor para o texto." No jornalismo, é de fundamental importância saber como escolher um título para determinada matéria. Sobre o assunto, analise as afirmativas.

I. O título deve ser estruturado, de preferência com substantivos e verbos de ação e no presente; se possível, sem adjetivos.

II. O título deve ser uma síntese precisa da informação mais importante do texto. Sempre deve procurar o aspecto mais específico do assunto, não o mais geral.

III. O subtítulo é cada um dos títulos que subdividem um texto extenso (notícia, artigo, entrevista). A divisão da matéria em vários trechos destacados é um recurso gráfico-visual destinado a tornar o texto mais atraente, menos cansativo e mais fácil de ler.

IV. O antetítulo (ou olho) pode ser definido como palavra ou frase em corpo menor do que o utilizado no título e colocada antes (geralmente acima) dele, para introduzi-lo, indicar o assunto ou a pessoa nele focalizada, ou localizar a posição geográfica e temporal.

Está correto o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282