O Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom) é integrado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência de República (Secom), como órgão central, e pelas unidades administrativas dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal que tenham a atribuição de gerir ações de comunicação. A seguir, algumas das responsabilidades atuais das unidades administrativas. Asssinale a opção incorreta.
Considere a situação em que uma assessoria de comunicação disponibiliza com antecedência o resultado de uma pesquisa para um jornalista com o objetivo de permitir que ele produza o conteúdo da reportagem com mais tranquilidade e maior profundidade. Quando da entrega do material para o jornalista, é combinado que a divulgação das informações somente poderá ser feitano dia seguinte à apresentação ofi cial dos resultados da pesquisa em uma coletiva de imprensa. Este acordo é defi nido pelos estudos de produção da notícia a partir de assessoria de imprensa como:
O estudo da comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para tal fim. Entre tantas teorias, temos a Teoria do Espelho. Sobre ela, leia as afirmativas a seguir.
I. De acordo com essa teoria, as notícias de um bom jornalismo representam a realidade em sua forma fiel. Ou seja, o princípio de imparcialidade é visto como fundamental para a livre circulação da informação na sociedade.
II. A formação cultural, a forma de ver o mundo, opiniões e conceitos do jornalista podem prejudicar a reportagem ou notícia, por interferir na comunicação e distorcer a verdade.
III. Os estudos de mídia e jornalismo mais recentes mostram ser impossível que os jornalistas consigam, de fato, reproduzir a verdade como um todo. Isso porque a "verdade" pode variar de acordo com o conjunto de crenças culturais e valores sociais em que se encontra. Portanto, muitos estudiosos da área rejeitam tal teoria.
Está correto o que se afirma em:
Com base no Decreto nº 83.284/79, que dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista, leia as seguintes afirmativas:
I. Considera-se empresa jornalística, para os efeitos deste decreto, aquela que tenha como atividade a edição de jornal ou revista, ou a distribuição de noticiário, com funcionamento efetivo, idoneidade financeira e registro legal.
II. Equipara-se à empresa jornalística a seção ou serviço de empresa de radiodifusão, televisão ou divulgação cinematográfica, ou de agências de publicidade ou de notícias, onde sejam exercidas as atividades previstas nesta legislação.
III. A entidade pública ou privada não jornalística sob cuja responsabilidade se editar publicação destinada à circulação externa está obrigada ao cumprimento deste decreto, relativamente aos jornalistas que contratar.
Está correto o que se afirma em:
Costuma-se descrever a organização ou estrutura da notícia como uma "pirâmide invertida". Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Segundo Maria Helena Ferrari e Muniz Sodré, em Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística, "a reportagem é o lugar por excelência da narração jornalística". O narrador, na Reportagem Narrativa, é o jornalista, não a fonte. Quem narra os fatos é o repórter e, na Reportagem Narrativa, o repórter pode estar "presente" na matéria de três formas:

Além da linguagem clara e atrativa, por que o texto caracteriza uma notícia?
I. As informações constam das mais importantes para as menos importantes, ou seja, em uma narração ordenada.
II. Está escrito na 3ª pessoa.
III. É imparcial. Apenas relata os fatos.
IV. Como o fato não foi presenciado pelo jornalista, recorreu-se a fontes ou citações.
V. Retrata um fato novo, de interesse público.
Está correto o que se afirma em:
Assessoria _____________ , ou Assessoria _____________ , como alguns especialistas gostam de chamar, é o setor de uma companhia que trabalha com a empresarial, ou corporativa, ou ainda organizacional, termo que muitos teóricos preferem usar, segundo Rivaldo Chinen.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
A pesquisa tem como objetivo levantar dados e informações de interesse de uma organização ou empresa, sendo que as fases de um projeto de pesquisa podem conter:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Objetivo Geral – o que se pretende com a pesquisa. II. Objetivos Específicos – quais os detalhes deverão ser colhidos na pesquisa.
III. Metodologia – a porcentagem de pessoas ouvidas.
IV. Amostragem – o questionário que será aplicado aos entrevistados.
Estão corretas as afirmativas:
No jornalismo impresso, o texto transmite a informação semãntica através dos seus signos compreensíveis, mas ao mesmo tempo produz uma informação visual de reforço estético através dos símbolos _____________ que atuam na sensibilidade do receptor. Tudo aquilo que podemos captar através da visão acaba constituindo uma comunicação _____________. Ao se observar uma simples nuvem no céu, considera–se uma comunicação visual _____________, enquanto uma nuvem de fumaça gerada por um índio considera–se uma comunicação visual _____________.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto acima.
O evento é uma ferramenta estratégica de comunicação utilizada para informar e mobilizar públicos de interesse da instituição. A etapa de planejamento consiste em elaborar um projeto descritivo com os elementos essenciais para guiar a organização e a execução do evento, e deve ser composto dos seguintes conteúdos:
I. Justificativa.
II. Objetivos.
III. Públicos de Interesse.
IV. Tipo do evento.
V. Data e local da realização.
VI. Recursos Humanos.
VII. Recursos Materiais e financeiros.
VIII. Estratégia de comunicação.
Estão corretas as afirmativas:
Para o planejamento de uma campanha de marketing, não há um modelo rígido, ou uma sequência exata a ser seguida. Dependem de uma série de variáveis, como público alvo, recursos financeiros, entre outras. Porém, de um modo geral, segundo HONORATO, dentre os principais passos para o planejamento de uma campanha estão:
I. Identificação da audiência–alvo.
II. Definição dos objetivos.
III. Definição do orçamento.
IV. Seleção da mensagem.
V. Decisão sobre a mídia a ser utilizada.
Estão corretas as afirmativas:
Para despertar o interesse das pessoas em algum serviço ou produto, há a necessidade de algum estímulo nesses sentidos e, para tanto, é imprescindível alguma forma/meio de comunicação. Se esses sentidos estão evoluindo e se aprimorando, vale dizer que instigar a atenção da sociedade, cada vez mais exigente, é uma tarefa hoje mais difícil e técnica. Daí vem a necessidade de os veículos de comunicação usarem não só todas as possibilidades de comunicação existentes, mas fazer isso de forma correta no sentido de busca pertinente e individual de acordo com cada ramo de atividade. Atinge-se um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo. Nesse contexto, estamos falando de qual tipo de comunicação?
O produtor de conteúdo e o designer devem se preocupar com a padronização gráfica que adotarão, respectivamente, na produção do texto e na solução gráfica. Observe, como exemplo, a fonte utilizada no título a seguir.

Com base na afirmação acima e no título apresentado, marque ( V ) VERDADEIRO ou ( F ) FALSO.
( ) Trata-se de um tipo bastonado (sem serifa).
( ) O tipo de fonte usado no título facilita a leitura na Web.
( ) É a fonte mais usada na mídia impressa.
( ) Especialistas apontam que, em geral, três tipos de letras podem ser aplicados na construção de um texto (que envolve título, subtítulo, antetítulo, olho). Mais do que isso já pode dificultar a leitura e a definição do estilo do material.
( ) Com a modernidade e avanço da internet, qualquer tipo de fonte pode ser aplicada aos textos na Web. Não há interferência desse tipo na leitura ou na legibilidade.
Assinale a alternativa que apresente a seqüência correta.
Título: "Palavra ou frase, geralmente composta em corpo maior do que o utilizado no texto, e situada com destaque no alto de notícia, artigo, seção, quadro etc., para indicar resumidamente o assunto da matéria e chamar a atenção do leitor para o texto." No jornalismo, é de fundamental importância saber como escolher um título para determinada matéria. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I. O título deve ser estruturado, de preferência com substantivos e verbos de ação e no presente; se possível, sem adjetivos.
II. O título deve ser uma síntese precisa da informação mais importante do texto. Sempre deve procurar o aspecto mais específico do assunto, não o mais geral.
III. O subtítulo é cada um dos títulos que subdividem um texto extenso (notícia, artigo, entrevista). A divisão da matéria em vários trechos destacados é um recurso gráfico-visual destinado a tornar o texto mais atraente, menos cansativo e mais fácil de ler.
IV. O antetítulo (ou olho) pode ser definido como palavra ou frase em corpo menor do que o utilizado no título e colocada antes (geralmente acima) dele, para introduzi-lo, indicar o assunto ou a pessoa nele focalizada, ou localizar a posição geográfica e temporal.
Está correto o que se afirma em: