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Baseando-se na Lei Federal nº 12.232/10, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F

para as falsas.

( ) Os serviços de publicidade contratados por meio dessa Lei referem-se ao

desenvolvimento estratégico, à criação e veiculação de campanhas de publicidade

e atividades complementares como pesquisa e à mensuração dos resultados da

campanha.

( ) Consideram-se serviços de publicidade o conjunto de atividades realizadas

integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a

conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a

supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e

demais meios de comunicação.

( ) Os serviços de publicidade contratados por meio dessa Lei têm como objetivo

promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir ideias ou

informar o público em geral.

( ) Nas contratações de serviços de publicidade, poderão ser incluídos como

atividades complementares os serviços especializados pertinentes como:

assessoria de imprensa e relações públicas.

( ) A agência contratada nos termos dessa Lei somente poderá reservar e comprar

espaço ou tempo publicitário de veículos de divulgação, por conta e ordem dos

seus clientes, sem previamente os identificar e tendo autorização prévia dos

mesmos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A comunicação digital, a internet e suas redes sociais trouxeram profundas mudanças

para o ambiente de marketing e a publicidade digital.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Treinamento elaborado por uma Assessoria de Imprensa ou empresa por ela contratada, dirigido a executivos, políticos e lideranças. Visa desenvolver competências comunicativas pera lidar com a mídia impressa e eletrônica (jornais, revistas, tv e rádio), garantindo a representação de empresas para o grande público por intermédio dos meios de comunicação como a instituição de cultura empresarial transparente e democrática.
O texto acima refere–se a:

Verifique a definição a seguir e selecione a alternativa correta correspondente.
"Levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação. Organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção das notícias que interessam ao assessorado."

O jornal empresarial, segundo Cleusa Cesca, pode

ser destinado ao público interno ou externo. Sua

elaboração requer um planejamento que defina, entre

outros itens:

I. Linha editorial.

II. Formato.

III. Tiragem.

IV. Periodicidade.

V. Circulação.

VI. Pauta.

VII. Tipo de papel.

Estão corretas as afirmativas:

No planejamento editorial do jornal empresarial,

segundo Cleusa Cesca, é necessário discutir os

assuntos, escolher os mais importantes e determinar

o enfoque a ser dado a cada um. Após, deve–se decidir

como as matérias serão tratadas. As matérias dividem–

se, em:

I. Notícia.

II. Editorial.

III. Artigo.

IV. Entrevista.

V. Reportagem.

VI. Seções.

Estão corretas as afirmativas:

São elementos essenciais do plano de marketing, dentre outros, segundo Marconi:

I. Análise da situação
II. Objetivos
III. Estratégia
IV. Táticas
V. Cronograma
VI. Orçamento

Estão corretas as afirmativas:

O Ministério do Trabalho concederá, desde que satisfeitas as exigências constantes do Decreto n9 83.284/79 (que regulamenta profissão de jornalista), registro especial ao: colaborador, assim entendido aquele que, mediante remuneração e sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e qualificação do autor; funcionário público titular de cargo cujas atribuições legais coincidam com as mencionadas na legislação; e provisionado. Para o registro especial de colaborador é necessária a apresentação de:

I. Prova de nacionalidade brasileira.

II. Prova de que não está denunciado ou condenado pela prática de ilícito penal.

III. Declaração de empresa jornalística, ou que a ela seja equiparada, informando do seu interesse pelo registro de colaborador do candidato, onde conste a sua especialização, remuneração contratada e pseudônimo, se houver.

IV. Atestado de Comprovação de Aptidão de Desempenho na área de Comunicação Social.

Está correto o que se afirma em:

"Processo que consiste em tornar acessível a um público mais ou menos vasto e distante uma mensagem sobre um acontecimento ou uma opinião através do recurso a um ou mais media." (Adriano Duarte Rodrigues, Dicionário Breve da Informação e da Comunicação, Lisboa, Presença, 2000, p. 85). Tal definição descreve o conceito de:

Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística. Alguns fatores principais influenciam na qualidade da notícia, exceto:

Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa, em Dicionário da Comunicação (2002) defendem que identidade visual é sinônimo de personalidade visual: coerência e peculiaridade de uma publicação, a partir de uma determinada programação visual. Para transmitir visualmente a mensagem da página, o artista diagramador conta com quatro elementos essenciais:

Os manuais de jornalismo contêm orientações para a equipe de trabalho. A entrevista televisiva depende, como todo procedimento em TV, da organização e da agilidade do trabalho de todos. Dessa forma, é importante planejar com o câmera como se pretende fazer a entrevista, combinar alguns aspectos pretendidos em relação ao desenvolvimento do tema e da própria participação do entrevistado. O repórter é uma testemunha que viu, ouviu pessoas que viram e vai contar aos telespectadores. A sua postura, então, deve ser a de quem está ali para fazer a informação chegar da melhor maneira ao público; o repórter não pode nunca querer aparecer mais do que a notícia (Manual de Telejornalismo - Globo). Acerca das regras constantes dos manuais de jornalismo quanto à realização das entrevistas, analise as afirmativas.

I. Entrevistados ou assessorias de imprensa tentarem interferir no processo da entrevista enviando perguntas preparadas aos entrevistadores é comum, porém, não se pode aceitá-las. A regra sugere que se defina previamente uma conversa apenas para explicar a pauta ou discutir sugestões. Quem comanda a entrevista é o entrevistador e isso não pode ser negociado.

II. Não pode ser negociada a apresentação da entrevista editada antes de sua exibição, já que contraria uma norma anterior ao próprio fazer televisivo: o jornalista tem o dever ético de falar a verdade.

III. O objetivo da entrevista pode ser previamente divulgado ao entrevistado a fim de não colocá-lo em situações humilhantes ou indelicadas, contudo isso não significa que as entrevistas devam ser pré-combinadas.

Está correto o que se afirma em:

Considerando que, em uma determinada organização, a área de comunicação tenha decidido investigar a percepção dos empregados sobre as recentes mudanças nas políticas administrativas de forma a subsidiar o planejamento. A partir da experiência da equipe com jornalismo e em pesquisa, a área de comunicação optou pelo uso da técnica de entrevista em profundidade para obter as informações necessárias. A respeito desta situação, avalie os itens a seguir e assinale a opção
correta.

Numa determinada organização pública, os novos dirigentes demandam à área de comunicação o
planejamento das ações de comunicação para o ano seguinte. Na ocasião, o gestor de comunicação solicita uma reunião para a direção da organização buscando subsídios para a elaboração da estratégia e dos documentos. Considerando essa situação, assinale a opção correta.

As atividades de Assessoria de Imprensa não devem ser realizadas com base _____________ e, sim, ter como norma _____________ e constante avaliação dos resultados. O _____________ assume importância fundamental, evitando que o profissional exponha–se sem necessidade, mesmo em situações inesperadas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

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