Baseando-se na Lei Federal nº 12.232/10, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F
para as falsas.
( ) Os serviços de publicidade contratados por meio dessa Lei referem-se ao
desenvolvimento estratégico, à criação e veiculação de campanhas de publicidade
e atividades complementares como pesquisa e à mensuração dos resultados da
campanha.
( ) Consideram-se serviços de publicidade o conjunto de atividades realizadas
integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a
conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a
supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e
demais meios de comunicação.
( ) Os serviços de publicidade contratados por meio dessa Lei têm como objetivo
promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir ideias ou
informar o público em geral.
( ) Nas contratações de serviços de publicidade, poderão ser incluídos como
atividades complementares os serviços especializados pertinentes como:
assessoria de imprensa e relações públicas.
( ) A agência contratada nos termos dessa Lei somente poderá reservar e comprar
espaço ou tempo publicitário de veículos de divulgação, por conta e ordem dos
seus clientes, sem previamente os identificar e tendo autorização prévia dos
mesmos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A comunicação digital, a internet e suas redes sociais trouxeram profundas mudanças
para o ambiente de marketing e a publicidade digital.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Treinamento elaborado por uma Assessoria de Imprensa ou empresa por ela contratada, dirigido a executivos, políticos e lideranças. Visa desenvolver competências comunicativas pera lidar com a mídia impressa e eletrônica (jornais, revistas, tv e rádio), garantindo a representação de empresas para o grande público por intermédio dos meios de comunicação como a instituição de cultura empresarial transparente e democrática.
O texto acima refere–se a:
Verifique a definição a seguir e selecione a alternativa correta correspondente.
"Levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação. Organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção das notícias que interessam ao assessorado."
O jornal empresarial, segundo Cleusa Cesca, pode
ser destinado ao público interno ou externo. Sua
elaboração requer um planejamento que defina, entre
outros itens:
I. Linha editorial.
II. Formato.
III. Tiragem.
IV. Periodicidade.
V. Circulação.
VI. Pauta.
VII. Tipo de papel.
Estão corretas as afirmativas:
No planejamento editorial do jornal empresarial,
segundo Cleusa Cesca, é necessário discutir os
assuntos, escolher os mais importantes e determinar
o enfoque a ser dado a cada um. Após, deve–se decidir
como as matérias serão tratadas. As matérias dividem–
se, em:
I. Notícia.
II. Editorial.
III. Artigo.
IV. Entrevista.
V. Reportagem.
VI. Seções.
Estão corretas as afirmativas:
São elementos essenciais do plano de marketing, dentre outros, segundo Marconi:
I. Análise da situação
II. Objetivos
III. Estratégia
IV. Táticas
V. Cronograma
VI. Orçamento
Estão corretas as afirmativas:
O Ministério do Trabalho concederá, desde que satisfeitas as exigências constantes do Decreto n9 83.284/79 (que regulamenta profissão de jornalista), registro especial ao: colaborador, assim entendido aquele que, mediante remuneração e sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e qualificação do autor; funcionário público titular de cargo cujas atribuições legais coincidam com as mencionadas na legislação; e provisionado. Para o registro especial de colaborador é necessária a apresentação de:
I. Prova de nacionalidade brasileira.
II. Prova de que não está denunciado ou condenado pela prática de ilícito penal.
III. Declaração de empresa jornalística, ou que a ela seja equiparada, informando do seu interesse pelo registro de colaborador do candidato, onde conste a sua especialização, remuneração contratada e pseudônimo, se houver.
IV. Atestado de Comprovação de Aptidão de Desempenho na área de Comunicação Social.
Está correto o que se afirma em:
"Processo que consiste em tornar acessível a um público mais ou menos vasto e distante uma mensagem sobre um acontecimento ou uma opinião através do recurso a um ou mais media." (Adriano Duarte Rodrigues, Dicionário Breve da Informação e da Comunicação, Lisboa, Presença, 2000, p. 85). Tal definição descreve o conceito de:
Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística. Alguns fatores principais influenciam na qualidade da notícia, exceto:
Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa, em Dicionário da Comunicação (2002) defendem que identidade visual é sinônimo de personalidade visual: coerência e peculiaridade de uma publicação, a partir de uma determinada programação visual. Para transmitir visualmente a mensagem da página, o artista diagramador conta com quatro elementos essenciais:
Os manuais de jornalismo contêm orientações para a equipe de trabalho. A entrevista televisiva depende, como todo procedimento em TV, da organização e da agilidade do trabalho de todos. Dessa forma, é importante planejar com o câmera como se pretende fazer a entrevista, combinar alguns aspectos pretendidos em relação ao desenvolvimento do tema e da própria participação do entrevistado. O repórter é uma testemunha que viu, ouviu pessoas que viram e vai contar aos telespectadores. A sua postura, então, deve ser a de quem está ali para fazer a informação chegar da melhor maneira ao público; o repórter não pode nunca querer aparecer mais do que a notícia (Manual de Telejornalismo - Globo). Acerca das regras constantes dos manuais de jornalismo quanto à realização das entrevistas, analise as afirmativas.
I. Entrevistados ou assessorias de imprensa tentarem interferir no processo da entrevista enviando perguntas preparadas aos entrevistadores é comum, porém, não se pode aceitá-las. A regra sugere que se defina previamente uma conversa apenas para explicar a pauta ou discutir sugestões. Quem comanda a entrevista é o entrevistador e isso não pode ser negociado.
II. Não pode ser negociada a apresentação da entrevista editada antes de sua exibição, já que contraria uma norma anterior ao próprio fazer televisivo: o jornalista tem o dever ético de falar a verdade.
III. O objetivo da entrevista pode ser previamente divulgado ao entrevistado a fim de não colocá-lo em situações humilhantes ou indelicadas, contudo isso não significa que as entrevistas devam ser pré-combinadas.
Está correto o que se afirma em:
Considerando que, em uma determinada organização, a área de comunicação tenha decidido investigar a percepção dos empregados sobre as recentes mudanças nas políticas administrativas de forma a subsidiar o planejamento. A partir da experiência da equipe com jornalismo e em pesquisa, a área de comunicação optou pelo uso da técnica de entrevista em profundidade para obter as informações necessárias. A respeito desta situação, avalie os itens a seguir e assinale a opção
correta.
Numa determinada organização pública, os novos dirigentes demandam à área de comunicação o
planejamento das ações de comunicação para o ano seguinte. Na ocasião, o gestor de comunicação solicita uma reunião para a direção da organização buscando subsídios para a elaboração da estratégia e dos documentos. Considerando essa situação, assinale a opção correta.
As atividades de Assessoria de Imprensa não devem ser realizadas com base _____________ e, sim, ter como norma _____________ e constante avaliação dos resultados. O _____________ assume importância fundamental, evitando que o profissional exponha–se sem necessidade, mesmo em situações inesperadas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.